Menu
▼
terça-feira, 24 de dezembro de 2019
segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
terça-feira, 26 de novembro de 2019
THALITA X BAKHITA/MG
MiDHia – Nº1 / Nov /2019
“Levanta e anda”JC
Olá irmãos e irmãs!
A data de hoje tem um significado para todos/as que lutam em defesa da vida, no combate ao tráfico humano, trabalho escravo e exploração sexual infantil de adolescentes e adultos vulneráveis. O dia da Consciência Negra no Brasil lembrado neste 20/11, incentiva os agentes defensores da vida a ouvirem a voz de Deus que clama no sofrimento do irmão/a. "Levanta e anda”. Santa Bakhita nos inspira a caminhar sempre, pois, essa menina que vi vendida e escrava defendeu sua raça, sua gente.
Com nossa patrona abraçamos Zumbi e ex Dandara, esperando que o projeto “Eu vim para que todos tenham vida”, seja a motivação de caminhada para a REDE UM GRITO PELA VIDA. Nosso trabalho será colaborativo, no qual todos /as participam. Esse instrumento realiza a experiência compartilhada com o blog: http://gritopelavida.com
FALANDO DA GENTE por Ana Lúcia Figueiredo
Representantes dessa Rede/MG se reuniram no dia 13/11/2019 na casa das irmãs Carmelitas de Vedruna, para avaliar os trabalhos e traçar a linha de ação para o ano 2020.
Estiveram presentes e deliberaram ao Irmão como coordenador, Ir. Maria Teixeira Filho , secretária, ir. Margarida Frans e assumiram a comunicação: Ana Lúcia Figueiredo – leiga, Eluziane Viana Araujo – formanda. Muito importante as ações programadas para Belo Horizonte e para o Estado de Minas.
Com muita determinação as irmãs Claudiceia Ribeiro dos Santos, Celuta da cunha Teles, Nilza Manuel Massageie e a leiga Anilda da Silva, desenharam os passos no caminho da conscientização, sensibilização e práticas de combate à violência.
Esse trabalho realizado antes nos locais como rodoviária, praças e eventos se estenderá para as escolas, igrejas, instituições e outros espaços.
Uma novidade é que esse grupo aproveitará a colaboração de artistas e os próprios alunos para
gravações audiovisuais a serem exibidos para a juventude.
A prioridade do grupo será a comunicação,visibilidade, sensibilidade e conscientização.
segunda-feira, 11 de novembro de 2019
Participação da Rede no IIº Congresso Católico
Dias 04 e 05 de Novembro aconteceu em São Paulo, nas dependências da Faculdade
de Comunicação FAPCOM, o IIº CONGRESSO CATÓLICO:
‘CONSTRUINDO IDENTIDADE EM MEIO À CRISE”.
Trata-se de um Congresso promovido pela Igreja Católica com a finalidade de abordar e
aprofundar questões relevantes em relação a abusos e escândalos
causados por religiosos e Clérigos dentro e fora da Igreja com adolescentes, crianças
e pessoas vulneráveis.
Uma representação da Rede “Um Grito pela Vida” Sul (Ir. Bernardete e Ir. Maria Helena) e Sudeste (Ir. Cirley), marcou presença nestes dias com objetivo de conhecer e aprofundar melhor essas questões tão pertinentes, para desenvolver nosso trabalho com mais assertividade, buscando diferentes caminhos para combater uma “cultura” ainda muito presente em nossa Igreja, de dominação e manipulação da vida.
terça-feira, 22 de outubro de 2019
ASSEMBLEIA NACIONAL DA REDE UM GRITO PELA VIDA
Grupo Participante |
CONSTRUINDO A REDE EM DEFESA DA VIDA – Inspiradas por tema, pelo evangelho: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”, e em comunhão com o Sínodo da Amazônia, as Religiosas/os e leigas responsáveis pela Rede Um Grito pela Vida, representada pela Coordenação Nacional, Referenciais regionais e articuladoras dos 30 Núcleos da Rede, se encontraram no Convento São Francisco em São Paulo nos dias 18 – 20 de Outubro para partilhar, avaliar toda vida acontecida nesses dois últimos anos e a projeção para as atividades para os próximos três anos.
Na Assembleia foi celebrado as inúmeras atividades realizadas em diferentes instâncias e com inúmeras parcerias neste belíssimo trabalho de doação em favor da vida em nosso País. Também definiram o Regimento da Rede, realizaram a eleição da Nova Coordenação para o próximo triênio e a escolha das cinco Referenciais Regionais que, junto com os Núcleos levarão a frente esse grito de vida e clamor das mulheres, jovens, crianças traficadas e tolhidas em sua liberdade e dignidade.
O Papa Francisco em sua fala no encontro da Rede Talitha Kum, nos dizia: “Vocês escolheram estar na linha de frente. Por isso, as numerosas congregações que trabalharam e continuam trabalhando como “vanguardas” da ação missionária da Igreja contra a chaga do tráfico de pessoas, merecem reconhecimento. Trabalhar juntas. É um exemplo. É um exemplo para toda a Igreja, também para nós: homens, sacerdotes e bispos....”. “Se por um lado a responsabilidade pastoral é confiada essencialmente às Igrejas locais e aos Ordinários, por outro, deseja-se que eles saibam envolver no planejamento e na ação pastoral as congregações religiosas femininas e masculinas, e as organizações católicas presentes em seus territórios, a fim de tornar mais rápida e eficaz a obra da Igreja.”
Continuaremos contando com o apoio e a força de toda VRC nesta missão.
Ir. Valmí Bohn – IDP
Coordenadora Nacional da Rede Um Grito pela Vida
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
REDE “UM GRITO PELA VIDA” - Piauí
O Núcleo da Rede “Um Grito pela Vida” localizado na cidade de Picos, no Estado do Piauí, iniciou sua atuação no ano de 2012, contando inicialmente com a participação de 04 (quatro) Religiosas, pertencentes a 03 (três) Congregações: Irmã Margarida das Dores Silva (Calvariana), Irmã Maria de Fátima Santos (Irmãs do Imaculado Coração de Maria) e as Irmãs Tomelina Maria Barbosa e Catharina Timmermans (Filhas de Jesus).
Inicialmente, as reuniões eram realizadas na residência da Irmã Margarida Silva.
Atualmente, o Núcleo agrega também Leigos e Leigas das mais diversas áreas profissionais, empenhados na prevenção e combate ao tráfico de pessoas.
Realizamos visitas periódicas a áreas vulnerabilizadas, participamos ativamente dos momentos significativos da nossa Diocese (Grito dos Excluídos, Caminhada da Solidariedade e da Paz, Assembléia Diocesana Pastoral, Campanha da Fraternidade, entre outros mais).
Damos visibilidade à temática, através das datas comemorativas do nosso calendário e da nossa agenda específicos.
E, em parceria com outros segmentos da nossa Comunidade, realizamos periodicamente o “Seminário de Direitos Humanos”, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.
Vale ressaltar, ainda, nossa presença em várias edições do “Nordestão”.
Rogamos a Deus que nos possibilite sermos sempre perseverantes em nossa caminhada.
sexta-feira, 4 de outubro de 2019
Capacitação - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Cuiabá/MT
O Núcleo local da Rede “Um Grito pela VIDA”, em Cuiabá, fiel a sua Meta de conhecer e estabelecer articulação com os Grupos que assumem a pauta do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, através da Ir. Maria de Nazaré Lima,fma, marcou presença na reunião mensal do CETRAP- Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no mês de julho, onde obteve importantes informações de Ações em andamento, abertas a participação da Rede GPV como: Dia de conscientização sobre o TP e a próxima Reunião Bilateral Brasil-Bolívia em Cuiabá nos dias 29 a 31 de julho.
Como fruto desta participação, a Ir. Maria de Nazaré,fma juntamente comigo, Ir. Elizabete Alves,IDP marcamos presença na manhã de Formação para a Ação Conjunta a ser desenvolvida no dia 30 de julho, Dia de conscientização sobre o Tráfico de pessoas.
A formação foi realizada na Secretaria da Ação Social em Várzea Grande-MT fortalecendo a preparação dos agentes sociais. Contou com a participação e explanação sobre o tema “Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”,do Professor Esp. Rodrigues de Amorim Souza, facilitador da explanação.
Dando continuidade a essa Meta de ampliar a articulação de Rede “Um Grito Pela Vida” onde estamos, somando forças/rede com os grupos já existentes, foi concretizado um segundo passo da REDE, conquistando uma vaga na Reunião Bilateral Brasil-Bolívia da qual participei e constituiu um marco importante para mim e para o nosso Núcleo local. Relato com satisfação:
SEGUNDA REUNIÃO BILATERAL BRASIL – BOLÍVIA SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS.
Entre os dias 29 a 31 de julho de 2019, aconteceu a 2º reunião Bilateral entre Brasil e Bolívia. Teve como tema central: MAIS INTEGRAÇÃO PARA MAIS SEGURANÇA. Local: Casa Civil – Centro Político Administrativo de Cuiabá-MT.
Essa reunião contou com uma extensa programação: Histórico e encaminhamentos da primeira reunião; apresentação do diagnóstico sobre fronteira; avanços e desafios desde a primeira reunião; abertura da panfletagem da Campanha “Coração Azul”; pactuação dos encaminhamentos; e leitura e aprovação da ata da 2ª Reunião Bilateral.
Estiveram presentes, duas pessoas do Grupo Local - Rede “Um Grito Pela Vida”, Irmã Elizabeth Alves – Congregação da Divina Providencia e Sr. Manoel Francisco da Silva Júnior.
No segundo dia formaram-se três Grupos de Trabalho, e cada um trabalhou buscando propostas em cima dos seguintes eixos: Proteção e Atendimentos às vítimas, Responsabilização e Prevenção.
Para além do objetivo proposto pela reunião, para mim a reunião foi muito significativa, apresentando algumas atividades e propostas na área da Saúde, Educação, Segurança e no Protocolo de Atendimento às vítimas do Tráfico de Pessoas.
Houve a oportunidade de trocar materiais e contatos com os representantes da Bolívia, em relação as Irmãs da Divina Providência que trabalham em área missionária na Bolívia.
Constatou-se que são fundamentais a integração e o intercâmbio, isso vem fortalecer e somar no enfrentamento e combate ao tráfico de pessoas e demais questões pertinentes a outras situações caracterizadas como Tráfico de Pessoas.
O Núcleo Local da Rede “Um grito pela VIDA”, estreitou as relações com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas / CETRAP e confirmou que cada vez mais é preciso somar forças e ultrapassar as diferenças ( Ir. Elizabeth A. da Silva, IDP - Rede GPV – Cuiabá/MT )
sexta-feira, 27 de setembro de 2019
SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NESTE CHÃO DA AMAZÔNIA – Rio Branco/Acre
“O meu desejo é a vida do meu povo” (Est 7,3)
Em sintonia com o Sínodo para a Amazônia, nos dias 20 e 21 de setembro de 2019, realizou-se na Diocese de Rio Branco/AC, o Seminário de Direitos Humanos e Políticas Públicas neste chão da Amazônia, promovido pela Rede Um Grito Pela Vida, Comissão Pastoral da Terra, Conselho Indigenista Missionário, Pastoral da Juventude, Cáritas, Pastoral Familiar e Ordem Franciscana Secular.
A atividade reuniu mais de 130 pessoas de diversos municípios do Acre e Porto Velho. Marcaram presença indígenas de seis etnias, agricultores, representantes do Ministério Público Estadual e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, professores da Universidade Federal do Acre, agentes de pastoral, muitas religiosas da CRB/Rio Branco, dentre outros que contribuíram na assessoria e análise da realidade.
À luz do clamor de Ester “O meu desejo é a vida do meu povo” (7,3), o Seminário consistiu na reflexão e escuta sobre as causas e consequências da violência no campo e nas cidades. No campo, destacou-se a luta dos povos indígenas e agricultores pela proteção da floresta e demarcação de suas terras, a criminalização de lideranças rurais, mercantilização da natureza, dentre outros.
No âmbito urbano, as reflexões voltaram-se sobre os desafios enfrentados pelos migrantes, pelas juventudes, pela realidade do tráfico de drogas, armas, encarceramento e a desumana rede de exploração, abuso e tráfico de pessoas, “chaga vergonhosa” que fere e vitimiza milhões de pessoas no mundo.
A mística essencialmente sinodal que perpassou o Seminário foi a busca da escuta dos clamores e anseios dos povos amazônicos, do grito de indignação por tantas feridas abertas em seu seio, mas sobretudo a manifestação da esperança viva que move os pés, o coração e as mãos dos que continuam a lutar pela vida dos povos e da natureza.
Unimos as vozes e fortalecemos as redes que GRITAM PELA VIDA em todos os espaços onde lhe é negada a dignidade e liberdade sonhada por Deus. E pelas ações coletivas, lançamos sementes esperançando o florescer do Bem Viver em nossa amada Amazônia.
“MEU DESEJO É A VIDA DO MEU POVO,
NESTE CHÃO DA AMAZÔNIA, FAZ A VIDA FLORESCER!”
Irmã Ellen Mayra Mendes
Núcleo de Rio Branco-AC
quinta-feira, 26 de setembro de 2019
ASSEMBLEIA INTERNACIONAL TALITHA KUM – 21-27/09/2019 em Roma
“Juntos contra o Tráfico Humano, tecendo uma Rede de Amor”. Esse é o tema central da Assembleia Internacional da Celebração dos 10 anos da Rede Talitha Kum que acontece na sede da UISG em Roma entre os dias 21 – 27 de setembro. Com o objetivo de Agradecer, Avaliar e Planejar os passos para o futuro e com a finalidade de estabelecer as prioridades para o período de 2020 – 2025; identificar as orientações para o trabalho futuro de Talitha Kum e Fortalecer relações de colaboração entre as Redes de Talitha Kum. Nesta assembleia estamos em 87 delegadas de 44 redes do mundo.
Grupo de Delegadas
Representando o Brasil estão Ir. Valmí Bohn Coordenadora Nacional da Rede Um Grito pela Vida, Ir. Maria Luiza da Silva representando a CRB Nacional e Ir. Auta Maria da Silva representando os Núcleos.
“Uma das feridas mais dolorosas de nosso tempo é a ferida do tráfico de seres humanos, uma moderna forma de escravidão que viola a dignidade, dom de Deus, de tantos de nossos irmãos e irmãs...” (Papa Francisco)
Representantes da Rede Um Grito pela Vida com a presidente da UISG
É um tempo importante de troca de experiência, vivência de espiritualidade, convivência com muitas outras realidades, retomada das Orientações pastorais sobre o tráfico humano, tudo isso em vista da luta em favor da vida das pessoas que sofrem com a violência do tráfico humano.
segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Manaus
No último Sábado,21, foi realizado em Manaus, o 4º Seminário de Enfrentamento ao tráfico de crianças e mulheres para fins de exploração sexual.
Seminário Direitos Humanos e Políticas Públicas - Rede do Acre
Mística de encerramento do seminário direitos humanos e políticas públicas neste chão da Amazônia promovido pela rede um grito pela vida e parceiros na Rede do ACRE
segunda-feira, 9 de setembro de 2019
sexta-feira, 16 de agosto de 2019
Rede em ação, Iguatu
Na última quarta-feira dia 07/08/19, estive em Fortaleza para uma visita ao Núcleo da Rede Um Grito pela Vida. Na ocasião fui convidada a ir conhecer o Comitê Estadual de tráfico de pessoas e migração, o qual está localizado na casa dos Conselhos. A coordenadora Lívia não se encontrava no momento e quem nos recebeu foi a psicóloga Ingrid e a secretária Marry. Na ocasião conversamos sobre a importância da parceria Rede e comitê. E a Ingrid ressaltou a alegria de poder estar contribuindo nessa missão e diz que o Comitê estar de portas abertas para o que precisar.
Na quinta-feira, participei da reunião mensal do núcleo onde rezamos, partilhamos os desafios enfrentados na missão em defesa da vida e falamos ainda das noticias positivas em relação ao nosso IV Nordestão e o encontro Nacional que acontecerá em outubro. Foi um momento rico de troca de experiência e vivencia fraterna.
Momento orante
segunda-feira, 12 de agosto de 2019
terça-feira, 30 de julho de 2019
Tráfico de Pessoas: um crime que fere a dignidade do ser humano
O tráfico de pessoas é um dos crimes
mais hediondos da atualidade. Dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao
Tráfico de Pessoas, instituído pela Assembleia Geral da ONU – proposta para
aprofundar a reflexão e intensificar a ação no enfrentamento ao Tráfico de
Pessoas, retomemos a afirmação do Papa Francisco, ao dirigir-se à Conferência
Internacional de Juízes e Magistrados contra o Tráfico de Pessoas e o crime
organizado. Na ocasião, Francisco sublinhou que o tráfico de pessoas, o
contrabando de migrantes e outras novas formas de escravidão, tais como o
trabalho escravo, a exploração sexual, o tráfico de órgãos, o comércio da
droga e a criminalidade organizada, são crimes de lesa humanidade que devem ser
reconhecidos como tais por todos os líderes políticos, religiosos e sociais e
previstos nas legislações nacionais e internacionais (Rádio Vaticano,
3jun2016).
A crescente consciência de direito a
dignidade de cada ser humano contrasta com uma realidade em que milhares de
pessoas são mercantilizadas e escravizadas mediante falsas promessas, enganos,
dívidas e outras formas de chantagens. Por causa disso, governos, organizações
internacionais e a sociedade civil pautam a luta contra o tráfico de pessoas
como uma das prioridades na defesa dos diretos humanos, em nível nacional e
internacional. Ninguém pode se eximir da responsabilidade de identificar,
denunciar e combater este mal que corrói a sociedade e que degrada
vergonhosamente a conduta humana e a sociedade.
“Apelamos à consciência de uma
humanidade que busque em Deus um motivo de esperança, e na misericórdia de Deus
também a possibilidade de constituir redes e perdão, porque há também que
considerar isto: há vítimas e há agentes criminosos e é preciso alcançar a
reconciliação entre todos. Unida ao Papa Francisco, a Conferência Nacional dos
Bispos do Brasil, roga a Maria, Mãe da Misericórdia, que ilumine a todos
aqueles e aquelas que nos escutam e que nos ajude a realizar redes de
libertam”. Palavras do Papa Francisco.
Em comunhão com todas as Redes na defesa da vida e
das vulnerabilidades de mulheres e crianças traficadas, a Rede Um Grito pela
Vida reitera neste dia 30 de julho, o seu compromisso no enfrentamento desta
realidade criminosa que ceifa a vida e os sonhos de milhares de pessoas em todo
o planeta.
segunda-feira, 29 de julho de 2019
30 de Julho - Dia mundial contra o tráfico de pessoas
O Tráfico de pessoas é uma ferida aberta no corpo da humanidade contemporânea, uma chaga na carne de Cristo.
(Papa Francisco)
segunda-feira, 22 de julho de 2019
Em defesa do direito de viver e sonhar...
Nos dias 11 e 12 de julho sete irmãs do núcleo da Rede Um
Grito Pela Vida, Núcleo de Rio Branco/AC, estiveram em missão no município de
Bujari, interior do Acre. Na tarde do dia 11, a Rede marcou presença nas oito
turmas de Ensino Médio da Escola São João Batista, onde também cursam
estudantes do Ensino Fundamental.
A dinâmica do trabalho consistiu na
escuta dos alunos sobre o que conheciam dessa realidade, na apresentação de
conceitos, modalidades do tráfico de pessoas, estatísticas, exemplos de como
costuma atuar a rede do tráfico e casos ocorridos no estado do Acre.
Os jovens e adolescentes mostraram-se muito atentos e sensíveis à reflexão, interagindo com o grupo e partilhando experiências e opiniões.
Na noite do dia doze, um grupo de base da Pastoral da Juventude do município, acolheu as missionárias da vida.
Os jovens e adolescentes mostraram-se muito atentos e sensíveis à reflexão, interagindo com o grupo e partilhando experiências e opiniões.
Na noite do dia doze, um grupo de base da Pastoral da Juventude do município, acolheu as missionárias da vida.
Com a força da juventude que luta pelo direito de sonhar e viver plenamente, a mística do encontro buscou levar a todos a colocarem-se diante dessa sofrida realidade como voz que denuncia o ato desumano de mercantilizar as pessoas e luz que ilumina caminhos em defesa da vida vulnerável ao tráfico e exploração, pontuando possíveis ações de prevenção e repressão nos espaços eclesiais e sociais onde os jovens estão inseridos.
Irmã Ellen Mayra Silva Mendes
Rede Um Grito
Pela Vida
Núcleo Rio
Branco - AC