Nos dias 29 e 30 de novembro de dezembro 2023, membros do Núcleo de Teresina da Rede Um Grito pela Vida participara
m do IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, que teve como tema “Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias”.
O evento aconteceu na Universidade Federal do Piauí, na cidade de Teresina-Piauí, fazendo ecoar novas formas de compreender as juventudes, bem como de propor políticas públicas para enfrentar a realidade dos jovens, agravada pela pandemia de Covid-19.
Durante o evento, Ir. Denise Morra, referencial da Rede na região Nordeste, Ir. Roseni Gonçalves e as leigas Luana Nogueira e Valdelívia Pereira expuseram materiais como banners, faixas, folders, panfletos e rodas de conversa com estudantes e profissionais, evidenciando a realidade do Tráfico de Pessoas no Brasil e no mundo. Na oportunidade, evidenciou-se também o papel da Rede Um Grito pela Vida na prevenção ao tráfico humano, sensibilizando os presentes a conhecerem melhor e integrarem a Rede no Núcleo de Teresina, ou em outras regiões, à medida que o evento reuniu estudantes e pesquisadores de vários Estados do Brasil e de outros países.
“A participação no evento foi uma excelente oportunidade para aproximar a Rede Um Grito pela Vida da população, tornando-a mais conhecida no cenário acadêmico. O tráfico humano precisa sair da invisibilidade, precisamos dialogar com as juventudes e com os profissionais da Educação sobre essa grave violação de Direitos Humanos. O conhecimento liberta e transforma. Nossa presença no Simpósio é mais uma ação de prevenção e enfrentamento que reforça a importância da formação e informação para denunciar o tráfico de pessoas. Aos poucos estamos ganhando novos adeptos à Rede em Teresina e ampliando o número de ações realizadas”, pontuou Ir. Roseni Gonçalves, Coordenadora do Núcleo de Teresina da Rede Um Grito pela Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário