Menu

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Campanha “Faça Bonito” em Mato Grosso


Em Cuiabá, a Campanha “Faça Bonito”, de prevenção a exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes,  foi promovida com mobilizações nos espaços eclesiais e na rua.

Ao todo, foram três atividades:

Na primeira, uma ação de sensibilização durante a reunião do Conselho Regional de Pastoral, na CNBB Regional Oeste 2, realizada em Cuiabá: “Houve grande receptividade dos participantes, inclusive dos senhores Bispos presentes e o secretário do Regional, Pe. Reinaldo Júnior. Todos receberam a síntese de nossa proposta de ação no material impresso.”, destaca a Ir. Maria de Nazaré Lima.

Já as demais ações foram realizadas nas cidades de Alto Araguaia e Cuiabá. Em parceria com outras instituições, foram realizadas intervenção social com panfletagem como gesto de luta pela vida digna das crianças e adolescentes.







quinta-feira, 23 de maio de 2024

Mensagem do Papa Francisco aos participantes da Assembleia Geral de Talitha Kum


 DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO
AOS PARTICIPANTES DA REUNIÃO PROMOVIDA
DA REDE INTERNACIONAL TALITHA KUM

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Queridas irmãs e irmãos de Talitha Kum!

É com alegria que vos recebo no final da vossa segunda Assembleia Geral e por ocasião do décimo quinto aniversário do nascimento da vossa rede. No meu coração há muita gratidão pelo que vocês fazem, tanto individualmente como em conjunto, para derrotar o tráfico de seres humanos, uma das pragas mais terríveis do nosso tempo.

O tráfico de seres humanos é um mal “sistêmico” e, portanto, podemos e devemos eliminá-lo através de uma abordagem sistemática em múltiplos níveis. O tráfico é reforçado pelas guerras e conflitos, beneficia dos efeitos das alterações climáticas, das disparidades socioeconómicas, tira partido da vulnerabilidade das pessoas forçadas a migrar e das condições de desigualdade em que, sobretudo, se encontram as mulheres e as raparigas.

O tráfico é uma atividade que respeita e ignora qualquer pessoa, garantindo grandes lucros a pessoas sem escrúpulos morais. O tráfico está em constante evolução e sempre encontra novas formas de se desenvolver, como aconteceu durante a pandemia. Contudo, não devemos desanimar. Com a força do Espírito de Jesus Cristo e a dedicação de muitos podemos conseguir eliminá-lo.

Precisamos de continuar na esteira daquilo que vocês na Talitha Kum sempre fizeram: estar ao lado das vítimas, ouvi-las, ajudá-las a recuperarem-se e, juntos, agirem contra o tráfico.

Para ser verdadeiramente eficaz contra este fenómeno criminoso odioso, é necessário ser uma comunidade. Tudo isto está bem expresso no tema da vossa assembleia: “Caminhar juntos para acabar com o tráfico: compaixão em ação para a transformação”.

Não é fácil, mas nestes quinze anos vocês nos mostraram, em todas as latitudes, que é possível fazê-lo. Talitha Kum tornou-se uma rede ampla e global e, ao mesmo tempo, também bem enraizada nas Igrejas locais. Tornou-se um ponto de referência para as vítimas, as suas famílias, as pessoas em risco e as comunidades mais vulneráveis. Além disso, os vossos apelos constituem um forte apelo à responsabilidade dos governos e instituições nacionais e locais.

Encorajo-vos a continuar neste caminho, realizando ações de prevenção , cuidado e construindo muitas relações preciosas, essenciais para combater e derrotar o tráfico.

Queridos irmãos e irmãs, junto com vocês dou graças ao Senhor por todo o trabalho que Ele permitiu que vocês realizassem nestes anos. Lerei seu documento com atenção e o promoverei. Que Nossa Senhora sempre te acompanhe e te proteja. Abençoo de coração todos vós e as vossas comunidades. Por favor, continue a rezar por mim. Obrigado!


Leia a Declaração Final da 2ª Assembleia Geral da Talitha Kum



A 2ª Assembleia Geral da Rede Talitha Kum emitiu a Declaração Final. O documento, aprovado pelas mais de 160 participantes, traz reflexões e aponta as três prioridades que serão assumidas por todas as redes que atuam em todo mundo contra o tráfico de pessoas. Abaixo, disponibilizamos a íntegra do documento em português, em tradução livre.

Talitha Kum – 2ª Assembleia Geral
Declaração Final
22 de Maio de 2024

Nós, 153 delegados e participantes de 71 países, representando as 60 redes da Talitha Kum comprometidas com a erradicação do Tráfico de Pessoas em todos os continentes, estamos reunidos na Fraterna Domus em Sacrofano (Roma) de 18 a 24 de maio de 2024, para a 2ª Assembleia Geral Talitha Kum com o tema “Caminhando juntos para acabar com o tráfico de pessoas: Compaixão em ação para a transformação”,  com a finalidade de :


compartilhar e ouvir as experiências das redes;

abraçar a nossa identidade e diversidade como uma rede internacional de redes;

fortalecer o networking e a colaboração;

Revisar nossas prioridades de ação à luz das realidades emergentes;

Celebrar os 15 anos de Talitha Kum.

A força do Pentecostes enche-nos de esperança profética. O Espírito Santo dá-nos a coragem de perseverar no nosso compromisso de erradicar o tráfico de seres humanos, de construir um futuro no qual “todos possam ter vida e tê-la em abundância” ( Jo 10,10). Escutemos, na dor das pessoas vitimadas e feridas pelo tráfico de seres humanos, o chamado gerador de vida de Jesus: “Levantem-se!” ( Mc 5, 41). Rezamos para que haja olhos que vejam a realidade do tráfico, mãos estendidas para aqueles que carregam as suas feridas, corações e pés compassivos para trilhar novos caminhos que promovam processos transformadores.

Confirmamos as três prioridades da primeira Assembleia Geral da Talitha Kum de 2019, reconhecemos que o mundo mudou drasticamente nos últimos 5 anos. Os nossos diferentes contextos culturais são marcados por mudanças rápidas, pelos efeitos devastadores da globalização, pelo crescimento dos movimentos migratórios, pelo impacto das alterações climáticas, pelo crescimento exponencial da utilização de tecnologias, pelos conflitos armados na sequência da crise agravada pela pandemia COVID -19 . Este novo contexto exige de Talitha Kum um compromisso renovado com as três prioridades para o período 2025-2030 , seguindo a metodologia do discernimento sinodal da Conversa no Espírito. 

PRIORIDADE 1. MUDANÇA SISTÉMICA PERANTE NOVAS VULNERABILIDADES: Os sistemas complexos que favorecem o tráfico de seres humanos devem ser mudados através de medidas concretas no sentido da transformação social, econômica, cultural e política. Denunciamos situações que deixam as pessoas presas em formas modernas de escravidão: como a discriminação e a violência contra mulheres e grupos minoritários, a exploração de pessoas em situações vulneráveis, especialmente crianças, causada por sistemas patriarcais, pessoas deslocadas internamente, migrações forçadas, terrorismo, conflitos e guerras, capitalismo de mercado desenfreado, corrupção, racismo, crime organizado, leis de imigração inadequadas e sistemas policiais inconsistentes. Estas realidades  nos interpelam fortemente e por isso estamos empenhados em: 

promover o empoderamento das mulheres, das crianças e dos jovens para criar uma sociedade mais justa e equitativa;

adoptar estratégias eficazes para reduzir a procura de tráfico de seres humanos, incluindo a educação de meninos e meninas, homens e mulheres; bem como a promoção de rotas regulares de migração;

promover a responsabilização dos traficantes e a introdução de mudanças políticas e jurídicas eficazes para as populações em risco, incluindo migrantes, refugiados e pessoas deslocadas;

Abordar eficazmente os fatores da migração e da deslocação, defendendo a proteção e integração das pessoas em movimento.

informar sobre os riscos do recrutamento online e das redes sociais, sensibilizando os jovens e as suas famílias e promovendo a cibersegurança.

PRIORIDADE 2. UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA, COLOCANDO OS SOBREVIVENTES NO CENTRO:  As nossas experiências com pessoas que sofrem de tráfico mostram-nos a face humana da solidariedade global. Somos chamados a adotar uma abordagem holística e de longo prazo, caminhando com as pessoas vítimas de tráfico, que visa a sua plena inclusão na sociedade e o seu bem-estar integral, caminhando juntos com empatia promovendo a dignidade. Tudo isto exige que Talitha Kum seja mais intencionalmente centrada nos sobreviventes, para que qualquer forma de revitimização dos sobreviventes seja evitada – ouvindo as suas histórias, consultando-os nos processos de tomada de decisão e colocando-os no centro das nossas redes. Abramos os ouvidos para ouvir o grito silencioso das diversas formas de tráfico de pessoas, que atinge mulheres, homens, jovens e crianças. Promover espaços para que os sobreviventes sejam protagonistas da nossa rede é uma chave essencial para melhorar a nossa capacidade de prevenir o tráfico de pessoas e de agir com empatia, cuidado e aceitação incondicional para com aqueles cujas vidas foram afetadas por ele. A sua resiliência inspira a nossa perseverança na erradicação do tráfico de seres humanos em todas as suas formas. Nos estamos comprometidos em:

cuidar dos sobreviventes como membros preciosos da família Talitha Kum;

promover espaços para a segurança e acolhimento dos sobreviventes, apoio mútuo entre sobreviventes e iniciativas lideradas por sobreviventes;

criar espaços para escuta sem julgamento, linhas diretas e denúncias via aplicativo móvel;

ligar os sobreviventes à educação, aos serviços de saúde, ao desenvolvimento de competências, à habitação, à assistência jurídica e às oportunidades de emprego;

oferecer apoio psicossocial e acompanhamento espiritual aos sobreviventes, bem como apoio psicológico e jurídico e formação aos membros e parceiros da Talitha Kum.

PRIORIDADE 3. AMPLIAR A COLABORAÇÃO E A PARCERIA: Reconhecemos que não estamos sozinhos e que este trabalho não pode ser feito isoladamente. Dentro da rede Talitha Kum, isto significa diversificar os nossos membros e multiplicar o nosso impacto. Talitha Kum está viva hoje graças ao compromisso corajoso e duradouro das religiosas e dos seus colaboradores. Enraizados no seu testemunho orante, vemos os leigos, o clero e os jovens como fundamentais para a sustentabilidade a longo prazo do nosso trabalho para acabar com o tráfico de seres humanos. Estamos empenhados em apoiar os compromissos comunitários e apelamos a uma ampla colaboração com os líderes da Igreja, outras religiões e denominações cristãs, organizações governamentais, ONG, mulheres e homens, jovens e idosos, para que juntos possamos:

encontrar formas criativas de sensibilizar face à globalização da indiferença, inspirada em Fratelli tutti ;

lutar pela igualdade entre mulheres e homens e pelo respeito pelos direitos humanos;

compartilhar recursos, melhores práticas, análise de dados e o anuário on-line da Talitha Kum;

abordar o impacto das alterações climáticas e mitigar as suas causas, inspirado na Laudato si' .

rezar pelo fim do tráfico de seres humanos, envolvendo mais realidades na celebração do Dia Mundial de Oração e Reflexão, no dia 8 de fevereiro.

Promover o envolvimento ativo dos jovens, especialmente dos Jovens Embaixadores Talitha Kum, e capacitá-los como líderes das nossas campanhas de sensibilização online.


 Juntas, as nossas ações têm o poder de transformar vidas com compaixão, rumo a um mundo livre do tráfico humano.


Campanha Faça Bonito em Porto Velho (RO)



A Rede Um Grito Pela Vida, Núcleo de Porto velho (RO), viveu uma semana  intensa de mobilizações da Campanha Faça Bonito, de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

As integrantes do Núcleo realizaram várias atividades em parceria com a Cáritas Noroeste e Cáritas Regional Arquidiocesana de Porto Velho, CRB Regional e Faculdade São Lucas Afya.

Dentre as atividades realizadas, destacam-se:

Dia 14/05 - Roda de Conversa com migrantes e refugiados. Essa iniciativa é de extrema importância, pois essa população é vulnerável a diversas formas de abuso e exploração. A Rede atuou na multiplicação dessas informações e na promoção da conscientização.

No dia 17/05 - Palestra na Escola Estadual Murilo Braga e panfletagem nos pontos estratégicos no centro da cidade, levando informações sobre a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças, adolescentes e juventude. 

No dia 18/05 – Participação no Programa da Rádio Caiari e concentração, panfletagem e abordagem sobre a importância da Campanha FAÇA BONITO - Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Sendo um momento oportuno para sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta contra essa terrível violação à vida das nossas crianças e adolescentes.

Esta Ação foi realizada no Espaço Alternativo da cidade, lugar que recebe diariamente várias pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, com a prática de exercícios físicos (pedalar, caminhar e patinar). Devido ao grande fluxo de pessoas passando neste espaço, a Rede, juntamente com seus parceiros, aproveitamos para sensibilizar a comunidade sobre as temáticas específicas da Rede e como agir diante dessas situações de violência.

A articulação entre entidades religiosas, educacionais, de direitos humanos e de assistência social forma uma teia de proteção, capaz de identificar, denunciar e combater o abuso e a exploração sexual de forma mais eficaz. Faça parte desta rede de proteção! 

Faça Bonito!!












Campanha Faça Bonito em Autazes (AM)


Na terça-feira, 21 de maio, o Núcleo de Autazes, da Rede Um Grito Pela Vida, realizou uma ação de conscientização na Escola Ermelinda Soares Stone, sobre a Campanha Faça Bonito, de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Alunos e suas famílias participaram da ação.

A ocasião também serviu para falar do Tráfico de Pessoas e suas implicações. Foi muito interessante de perceber a atenção tanto dos pais, como dos alunos durante a palestra. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação tem sido muito proveitosa.

Participaram destas palestras as três integrantes do grupo de Autazes: Ir. Margarida, Divanei Cavalcante e Cacilda Onete da Silva.




quarta-feira, 22 de maio de 2024

Conscientização no ar


Na quarta-feira, 22 de maio, a Rede Um Grito pela Vida, Núcleo de Autazes, realizou uma ação de conscientização na Autazes FM. Durante o programa, foram abordadas a missão da Rede e as iniciativas de combate ao tráfico de pessoas. Aos ouvintes, foram esclarecidos diversos aspectos desse crime, como suas modalidades, formas de prevenção e procedimentos para denunciar casos suspeitos. A entrevista teve uma boa repercussão, e uma nova entrevista será agendada para dar continuidade ao tema. 



terça-feira, 21 de maio de 2024

Brasil presente na 2ª Assembleia Geral da Talitha Kum


Mais de 200 delegados de todo mundo  participam da 2ª Assembleia Geral da Rede Talitha Kum, entidade mundial que congrega todas as redes da vida religiosa que lutam contra o tráfico de pessoas.

A assembleia, que acontece em Roma até o dia 24 de maio, marca o 15º aniversário da organização, constituída em 2009 pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG). 




A Rede Um Grito Pela Vida representa o Brasil no encontro. Participam as Irmãs Isabel do Rocio Kuss e Sandra Ede, da coordenação nacional, a Irmã Rosa Elena Ciprés Díaz, do Setor Missão da CRB Nacional e a Irmã Izabel Priscila Bispo. Nas foos compartilhadas, confira alguns momentos da assembleia.




A Assembleia Geral teve início com Missa presidida pelo cardeal brasileiro dom João Braz de Aviz, prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. 

Durante o evento, os participantes das redes de Talitha Kum, presentes em 90 países, irão dialogar, discernir e compartilhar estratégias para enfrentar o tráfico de pessoas, respondendo ao apelo do Papa Francisco de mobilizar recursos na luta contra este mal moderno.

O tema escolhido para é “No caminho juntos para acabar com o tráfico de seres humanos: compaixão em ação para a transformação”. A Assembleia visa ser um encontro transformador de ação de graças, compartilhamento, avaliação e avanço. Espera-se produzir uma declaração final com prioridades estratégicas para engajar Talitha Kum nos próximos cinco anos, de 2025 a 2030, fortalecendo redes e colaborações.




 

Campanha Faça Bonito em Maceió

Em uma iniciativa para reforçar a importância da prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Núcleo de Maceió da Rede Um Grito Pela Vida promoveu, no dia 20 de maio, uma ação de conscientização no Colégio Monsenhor Luís Barbosa. A atividade, que faz parte da Campanha Faça Bonito, foi direcionada aos estudantes do 6º ao 9º ano da instituição que pertence à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Fátima.

Durante a ação, foram realizadas palestras e atividades interativas com o objetivo de informar e sensibilizar os jovens sobre os perigos e sinais do abuso e da exploração sexual. A campanha Faça Bonito, conhecida nacionalmente, visa proteger os direitos das crianças e adolescentes, incentivando a denúncia de casos de violência e promovendo um ambiente seguro para o desenvolvimento dos jovens.

Núcleo de Curitiba realiza ações no Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Curitiba, PR — Em celebração ao 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Núcleo de Curitiba da Rede Um Grito Pela Vida promoveu atividades de conscientização. A programação incluiu palestras e panfletagem, com o objetivo de sensibilizar a comunidade e informar sobre a importância da prevenção e combate a essas violências.

Durante a manhã, adolescentes da turma de crismandos da Paróquia Santo Antônio, localizada em São José dos Pinhais, participaram de uma palestra informativa sobre o tema. A palestra abordou os sinais de abuso, formas de prevenção e a importância de denunciar casos suspeitos, proporcionando um espaço seguro para os jovens discutirem e tirarem suas dúvidas.

Na parte da tarde, uma intervenção social foi realizada no Mercado Jacomar, onde as Irmãs Ilva Maria Oglari e Marfiza Marcelino da Silva lideraram uma ação de panfletagem. A atividade visava alcançar um público mais amplo, distribuindo materiais informativos e conversando com os frequentadores do mercado sobre os sinais de abuso e exploração sexual, além de como buscar ajuda e denunciar casos. As ações foram bem recebidas pela comunidade.


segunda-feira, 20 de maio de 2024

Itacoatiara lança Plano de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes


Com o sentimento de esperança por uma vida livre de todas as violências para nossas crianças e adolescentes, a Rede Um Grito Pela Vida e a Cáritas participaram do lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes no Município de Itacoatiara.

Este plano, que estará em vigor pelos próximos 10 anos, define as ações que o poder público e a sociedade civil deverão adotar para a prevenção e o enfrentamento deste tipo de crime. A iniciativa foi celebrada pela comunidade, que participou ativamente do evento de lançamento, realizado no clima de conscientização e mobilização do mês de maio, quando ocorre a Campanha Faça Bonito.

A criação e implementação deste plano representam um passo significativo para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes de Itacoatiara, refletindo o compromisso contínuo da comunidade e das instituições envolvidas na proteção dos direitos dos mais jovens.


Mobilização Social na Praça da Sé contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Na manhã do sábado, 18 de maio, a Rede Um Grito Pela Vida e a Pastoral da Mulher Marginalizada se reuniram na Praça da Sé para uma mobilização social como parte da Campanha Faça Bonito, destinada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Praça da Sé, um dos pontos de maior movimentação na capital paulista, foi o palco de momentos de conversa, escuta e distribuição de material de conscientização. A ação teve como objetivo sensibilizar e informar a população sobre a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes, alertando sobre os sinais e riscos da exploração sexual.

A mobilização atraiu a atenção de muitos pessoas, o que contribuiu  com a maior disseminação da mensagem da campanha e fortalecendo o compromisso da sociedade em criar um ambiente seguro e acolhedor para os jovens. 



Rede Um Grito Pela Vida realiza evento de Conscientização em Autazes (AM)


Em Autazes (AM), a Rede Um Grito Pela Vida se uniu à Creche Professora Laura Siqueira para promover um evento especial voltado aos pequenos estudantes. A iniciativa fez parte da Campanha Faça Bonito, focada no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades lúdicas, incluindo palestras informativas e apresentações musicais, destinadas tanto aos alunos quanto às suas famílias. Essas ações visaram não apenas educar, mas também sensibilizar a comunidade sobre a importância de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes.


Roda de Conversa em Fortaleza (CE)

Fortaleza, CE - A Rede Um Grito Pela Vida, núcleo de Fortaleza, realizou uma importante ação de conscientização com meninas atendidas pela Sociedade da Redenção, um projeto dedicado à defesa da vida. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar e informar sobre a Campanha "Faça Bonito", que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante o evento, foi promovida uma roda de conversa com uma abordagem informativa, onde as participantes puderam discutir e entender melhor os perigos e sinais de exploração sexual. O encontro proporcionou um espaço seguro para as meninas expressarem suas dúvidas, além de reforçar a importância da proteção e dos direitos das crianças e adolescentes.

A Rede Um Grito Pela Vida continua a desempenhar um papel crucial na luta contra a violência sexual, promovendo ações educativas e preventivas que visam criar um futuro mais seguro e digno para os jovens de Fortaleza.



Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Autazes


Parceria - A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Autazes e a  Rede Um Grito Pela Vida, se uniram no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Neste importante dia, 18 de maio, a SEMED e seus colaboradores reforçam a importância de conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de preservar os direitos à vida e à dignidade de nossas crianças e adolescentes.

O dia 18 de maio simboliza uma luta constante pela proteção das nossas crianças e adolescentes, visando criar um ambiente seguro e acolhedor para o pleno desenvolvimento de cada indivíduo. Através de ações educativas, preventivas e informativas, reafirmamos nosso compromisso em promover uma cultura de respeito, proteção e cuidado em nossa comunidade.

A parceria com o grupo "Um Grito Pela Vida" fortalece o movimento em prol da conscientização e da construção de um futuro mais seguro para as próximas gerações.

Juntos, continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir que cada criança e adolescente de Autazes cresça em um ambiente saudável e livre de qualquer forma de violência.