Menu

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Rede CLAMOR realiza Assembleia Geral


A Rede CLAMOR celebra esta semana, de 15 a 17 de fevereiro, sua Assembleia Geral, na qual conta com a presença de 46 pessoas de 20 países da América Latina e Caribe. A Rede Um Grito pela Vida, da Conferência dos Religiosos/as do Brasil,  CRB Nacional, participa do evento com a participação da Irmã Rose Bertoldo, ICM.

Um projeto que inclua todos

Cada dia da Assembleia, que pretende refletir sobre as palavras do Papa Francisco em Fratelli tutti, onde nos diz que "a Cultura do Encontro significa que, como povos, somos apaixonados por tentar encontrar-nos, procurando pontos de contato, construir pontes, projetar algo que inclua todos”, tem um lema que vai marcar o trabalho.

Na terça-feira, dia 15, " Voz de Deus, voz do migrante " marcará o andamento dos trabalhos, que após algumas palavras de boas-vindas do presidente da Rede CLAMOR, Dom Gustavo Rodríguez Vega, a verificação do quórum e uma dinâmica de integração, terá um momento de retiro, que deverá ajudar os participantes da Assembleia a encontrar em Deus a luz que marca o caminho a seguir no trabalho com migrantes e refugiados na América Latina e no Caribe.


Padre Fabio Baggio, secretário da Seção de Migrantes e Refugiados da Santa Sé, apresentará a comunicação “O contexto migratório e seus desafios”. A isto se somará um olhar sobre a realidade do continente latino-americano e caribenho, com os participantes da Assembleia sendo convidados a ouvir testemunhos de vida de migrantes. A partir da apresentação do religioso Scalabriniano e das vozes dos migrantes, será a oportunidade para os participantes fazerem ressoar em grupos o que ouviram. O primeiro dia terminará com a apresentação da nova Caixa de Ferramentas Didáticas da Rede CLAMOR e a celebração eucarística.

“Identidade, Visão, Missão e Estrutura da Rede CLAMOR”

O segundo dia, com o lema "Nosso Ser", começará com uma oração pelas vítimas do tráfico. Neste dia terá lugar o que pode ser considerado o ponto central da Assembleia, a apresentação e aprovação do Documento “Identidade, Visão, Missão e Estrutura da Rede CLAMOR”. Será o momento de apresentar e aprovar os Estatutos, bem como eleger as Equipes de Serviço: Secretaria Executiva, Coordenadores e membros das Comissões de Trabalho, Equipe Dinamizadora e Comitê de Ética. Antes da Eucaristia, o vídeo sobre os Quatro Verbos na Rede CLAMOR será apresentado.

Na quinta-feira 17, último dia da Assembleia, girará em torno de “Nossa Tarefa”. Após um vídeo promocional, Mauricio López, coordenador do Centro de Redes e Ação Pastoral do CELAM, apresentará o trabalho "Desafios da Assembleia Eclesial Latino-Americana e o Sínodo sobre a Sinodalidade e suas implicações para nossa missão", que será seguido por uma ressonância em grupos.

As orientações gerais para a construção do Plano Operacional 2022-2024 e um primeiro contacto para o Plano de Trabalho das Comissões serão realizados neste dia, algo que será apresentado no plenário da Assembleia, onde serão apresentados os acordos alcançados pelas várias comissões. Tudo isto antes da celebração mariana e da Eucaristia com que se encerrará a Assembleia Plenária da Rede CLAMOR.





Nenhum comentário:

Postar um comentário