A REDE

REDE UM GRITO PELA VIDA
“Enfrentar o tráfico de pessoas é nosso compromisso”



A Rede “Um Grito pela Vida” é Intercongregacional. Constituída por aproximadamente 150 religiosas/os de diversas Regionais e Congregações. Um espaço de articulação e ação profético-solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. Desde 2006, como parte constitutiva da CRB Nacional, atua de forma descentralizada e articulada com as organizações e iniciativas afins, nas diversas localidades, Estados e Municípios. Integra a Talitha kum – Rede internacional da Vida Religiosa Consagrada.

As religiosas/os que integram a Rede “Um grito pela Vida” atuam nas diversas regiões do país, articuladas em mais de vinte núcleos, integradas com as organizações eclesiais e civis, fomentando, promovendo e/ou participando de atividades e processos de prevenção e assistência e  intervenção política, buscando instruir e  instrumentalizar a sociedade a fim de coibir o crescimento da inserção de vítimas neste mercado do crime.

A Rede “Um Grito pela Vida” nos permite ampliar alianças intercongregacionais em prol da vida ameaçada e ferida, das pessoas traficadas e violentadas em seus direitos,  nos possibilita ensaiar passos de encarnação em novos espaços sociais, políticos e teológicos.








Com o lema: “Enfrentar o Tráfico de pessoas é nosso Compromisso”, a Rede  Desenvolve um conjunto de atividades de:

- Sensibilização e informação, priorizando os grupos em situação de vulnerabilidade, lideranças comunitárias, agentes de pastoral e outros;

- Organização de grupos de reflexão e estudo, aprofundando as causas e situações que o favorecem como: questões de gênero, violência, modelo de desenvolvimento, grande construções e projetos, grandes eventos, hedonismo midiático, aumento da precariedade do trabalho, corrupção, impunidade, entre outras;

- Capacitação de multiplicadores/as, visando ampliar a ação de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, principalmente para fins de exploração sexual;

- Participação e mobilização social e politica de incidência na definição e efetivação de politicas públicas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O clamor das pessoas traficadas, especialmente da  mulheres, adolescentes e crianças, se impõem hoje como um Imperativo Carismático- profético para a Vida Religiosa Consagrada. A crueldade deste crime exige uma decidida e inegociável ação solidária e profética. A presença, a dor e o grito das vítimas é sacramento da presença de Deus clamando por vida, dignidade e libertação.

Somos convictas de que o tráfico de mulheres e crianças com toda sua complexidade se apresentam como um campo de atuação missionária, um “desafio-clamor, que nos toca profundamente e convoca a todas e todos a estar de maneira estratégica do lado das pessoas indefesas, com uma práxis libertadora ao modo de jesus de Nazaré. Trabalhar neste campo não é só uma opção, mas uma necessidade que o Evangelho nos impõe como condição de fidelidade ao Projeto do Reino.




Contribuição da Vida Religiosa Consagrada
                                                                                
                A Vida Religiosa consagrada tem como razão de ser a vocação de ser sinal do modo de ser de Deus no mundo. Revelar a primazia do amor de Deus para com a humanidade, sobretudo para com os que sofrem. Na origem de todas as Congregações religiosas, está um desafio-clamor vindo do mundo dos pobres, que ecoou para os fundadores/as como um apelo de Deus e se fez carisma-missão. Portanto na raiz de todos os carismas fundacionais está o grito da vida ameaçada.

               Ao longo da história as Congregações  procuraram atualizar seus carismas e respostas missionárias,  a partir  das demandas concretas de cada época. Pela força do Carisma a da missão de seguir Jesus no caminho dos pobres, a Vida Religiosa Consagrada, num movimento dinâmico de fé e solidariedade é convocada a viver a Consagração-Missão nas periferias e fronteiras, auscultando as interpelações de Deus no hoje da história.

  No contexto atual, o clamor das pessoas traficadas se impõe como um grito emergente que tem encontrado no interior da Vida Religiosa, majoritariamente na VR feminina, uma resposta de fé e compromisso. Decididas a estar de maneira estratégica ao lado das pessoas indefesas, com uma práxis articulada de solidariedade e cidadania a serviço da vida. Religiosas de várias Congregações têm nas últimas décadas, assumido mundialmente, a luta pela erradicação do tráfico de pessoas, como um campo de atuação missionária.

              Articuladas em redes elas atuam integradas com as organizações eclesiais e civis, fomentando, promovendo e/ou participando de atividades e processos de prevenção, assistência às vítimas e intervenção política que contribuam para instruir e instrumentalizar a sociedade, e coibir o crescimento da inserção de vítimas neste mercado do crime.

              Somando com os inúmeros atores que atuam no enfrentamento ao trafico de pessoas a principal contribuição da Vida Religiosa nesta luta, consiste na ampliação da compreensão e intervenção para além, da visão estritamente criminalística e repressiva do tráfico de pessoas. Desenvolvendo processos humanizadores, consciência crítica, e mística evangélica. Trabalhar as causas e os processos de resgate da dignidade e de reinserção social.

                 Outra contribuição e testemunho das Congregações  neste caminho de enfretamento ao trafico de pessoas é a sua força mobilizadora de articularem-se redes intercongregacinais através da sua presença em diversas partes do mundo e da canalização de seus recursos humanos, culturais e materiais, sobretudo os meios de comunicação para esta  causa. E sem dúvida o investimento na prevenção através de um amplo processo de formação/evangelização que inclua esta realidade.


Irmã Eurides Alves de Oliveira, ICM                                                                                                     


Coord. Rede Um Grito Pela Vida
_______________________

3 comentários:

  1. Gostei muito desse blog, encontrei varias dicas para me ajudar a encontrar a melhor Bíblia online, excelente ação, obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. PRECISO COM URGÊNCIA DE UM MATERIAL ATUALIZADO SOBRE "NOSSO" GRUPO. QUEM PODERIA ENVIAR POR EMAIL?
    irguadalupe@salesianas.com.br.UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Enquanto leiga tenho aprendido bastante com os encontros na Rede um Grito pela Vida. Vamos aos poucos nos capacitando para tornamos multiplicadores em defesa da vida.

    ResponderExcluir