terça-feira, 1 de setembro de 2015

Lançamento do jogo educativo Rede pela Vida - Enfrentando o Tráfico de Pessoas

Apresentação

A pedagogia nos ensina o quanto é importante usar o lúdico no trabalho com crianças e adolescentes. Imagens, palavras e dinâmicas nos auxiliam na abordagem de temáticas da realidade social.




Considerando dados que indicam que as crianças e os adolescentes são os mais vulneráveis ao aliciamento pelas redes da Exploração Sexual e do Tráfico de Pessoas; conscientes de que a informação é a principal ferramenta para coibir essas práticas; e visando a construção da cidadania e o protagonismo desta geração por meio da formação da consciência crítica, temos a alegria de apresentar o JOGO PEDAGÓGICO REDE PELA VIDA. Nosso objetivo é contribuir na prevenção ao Tráfico de Pessoas, chamando as crianças e adolescentes a conhecer e protagonizar o enfrentamento desta realidade criminosa que destrói os sonhos e as vidas de tantas pessoas.

Os jogos são instrumentos que pertencem ao universo do brincar, da imaginação, da emoção, do prazer e da criatividade. Almejamos fazer do jogo REDE PELA VIDA uma ferramenta que possibilite às crianças e adolescentes o envolvimento com a realidade, utilizando a inteligência, a criatividade e o desenvolvimento do protagonismo para despertar sentimentos
e práticas de vigilância, solidariedade consigo mesmas e com as pessoas em situação de Tráfico Humano.

A Rede Um Grito pela Vida agradece a equipe de elaboração, formatação e direção criativa deste jogo pedagógico: Irmã Cecília Castro Gomes, Professora Vanessa Mariano Domingues e à Comunicadora e Articuladora Social, Fernanda Soares de Miranda Santos, pela dedicação, habilidade e competência no trabalho realizado.

Almejamos, enfim, que o presente material seja mais uma ferramenta na defesa e cuidado da vida numa perspectiva de luta contra o Tráfico de Pessoas, especialmente das crianças e adolescentes. Que este seja um instrumental capaz de alimentar na garotada o sonho e a possibilidade de superação dessa triste realidade, tendo como base de informação e inspiração o processo de conscientização e libertação que se apresenta na dinâmica do jogo.

BOM JOGO A TODAS E TODOS!

Ir. Eurides Alves de Oliveira
Coord. da Rede Um Grito pela Vida



"Considerando dados que indicam que as crianças e os adolescentes são os mais vulneráveis ao aliciamento pelas redes da...
Posted by Jogue a favor da Vida on Terça, 1 de setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário