sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Capacitação - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Cuiabá/MT

O Núcleo local da Rede “Um Grito pela VIDA”, em Cuiabá, fiel a sua Meta de conhecer e estabelecer articulação com os Grupos que assumem a pauta do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, através da Ir. Maria de Nazaré Lima,fma, marcou presença na reunião mensal do CETRAP- Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no mês de julho, onde obteve importantes informações de Ações em andamento, abertas a participação da Rede GPV como: Dia de conscientização sobre o TP e a próxima Reunião Bilateral Brasil-Bolívia em Cuiabá nos dias 29 a 31 de julho. 
        Como fruto desta participação, a Ir. Maria de Nazaré,fma juntamente comigo, Ir. Elizabete Alves,IDP marcamos presença  na manhã de Formação para a Ação Conjunta a ser desenvolvida no dia 30 de julho, Dia de conscientização sobre o Tráfico de pessoas.  
A formação foi realizada na Secretaria da Ação Social em Várzea Grande-MT fortalecendo a preparação dos agentes sociais. Contou com a participação e explanação sobre o tema “Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”,do Professor Esp. Rodrigues de Amorim Souza, facilitador da explanação.
      Dando continuidade a essa Meta de ampliar a articulação de Rede “Um Grito Pela Vida” onde estamos, somando forças/rede com os grupos já existentes, foi concretizado um segundo passo da REDE, conquistando uma vaga na Reunião Bilateral Brasil-Bolívia da qual participei e constituiu um marco importante para mim e para o nosso Núcleo local. Relato com satisfação:

SEGUNDA REUNIÃO BILATERAL BRASIL – BOLÍVIA SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS.

Entre os dias 29 a 31 de julho de 2019, aconteceu a 2º reunião Bilateral entre Brasil e Bolívia. Teve como tema central: MAIS INTEGRAÇÃO PARA MAIS SEGURANÇA. Local: Casa Civil – Centro Político Administrativo de Cuiabá-MT.
Essa reunião contou com uma extensa programação: Histórico e encaminhamentos da primeira reunião; apresentação do diagnóstico sobre fronteira; avanços e desafios desde a primeira reunião; abertura da panfletagem da Campanha “Coração Azul”; pactuação dos encaminhamentos; e leitura e aprovação da ata da 2ª Reunião Bilateral.
Estiveram presentes, duas pessoas do Grupo Local -  Rede “Um Grito Pela Vida”, Irmã Elizabeth Alves – Congregação da Divina Providencia e Sr. Manoel Francisco da Silva Júnior. 
No segundo dia formaram-se três Grupos de Trabalho, e cada um trabalhou buscando propostas em cima dos seguintes eixos: Proteção e Atendimentos às vítimas, Responsabilização e Prevenção. 
Para além do objetivo proposto pela reunião, para mim a reunião foi muito significativa, apresentando algumas atividades e propostas na área da Saúde, Educação, Segurança e no Protocolo de Atendimento às vítimas do Tráfico de Pessoas.
Houve a oportunidade de trocar materiais e contatos com os representantes da Bolívia, em relação as Irmãs da Divina Providência que trabalham em área missionária na Bolívia.
Constatou-se que são fundamentais a integração e o intercâmbio, isso vem fortalecer e somar no enfrentamento e combate ao tráfico de pessoas e demais questões pertinentes a outras situações caracterizadas como Tráfico de Pessoas.
O Núcleo Local da Rede “Um grito pela VIDA”, estreitou as relações com o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas / CETRAP e confirmou que cada vez mais é preciso somar forças e ultrapassar as  diferenças ( Ir. Elizabeth A. da Silva, IDP -  Rede GPV – Cuiabá/MT )

Nenhum comentário:

Postar um comentário