sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo


Informar para prevenir. Essa é a ação que a rede Um Grito Pela Vida – Núcleo de Salvado (BA), utilizar para somar com as atividades do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. O conteúdo abaixo é para ser replicado nas redes socais. 

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Em 28 de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data foi instituída em homenagem aos auditores Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e ao motorista Aílton Pereira de Oliveira. Eles foram mortos no dia 28 de janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em fazendas na cidade mineira de Unaí, o episódio que ficou conhecido como a chacina de Unaí. 

O QUE TRABALHO ESCRAVO?

É quando o trabalhador não consegue se desligar do patrão por fraude ou violência, quando é forçado a trabalhar contra sua vontade, quando é sujeito a condições desumanas de trabalho ou é obrigado a trabalhar tão intensamente que seu corpo não agüenta e sua vida pode ser colocada em risco. Trabalho escravo não é apenas desrespeito a leis trabalhistas ou problemas leves. É grave violação aos direitos humanos.

Fonte: Repórter Brasil

Um comentário:

  1. Em comunhão, oração, ação e compartilhamento. NÃO as formas contemporâneas de escravidão no mundo, que incluem trabalho forçado, servidão doméstica, formas servis de casamento e escravidão sexual.

    ResponderExcluir