quinta-feira, 23 de maio de 2024

Mensagem do Papa Francisco aos participantes da Assembleia Geral de Talitha Kum


 DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO
AOS PARTICIPANTES DA REUNIÃO PROMOVIDA
DA REDE INTERNACIONAL TALITHA KUM

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Queridas irmãs e irmãos de Talitha Kum!

É com alegria que vos recebo no final da vossa segunda Assembleia Geral e por ocasião do décimo quinto aniversário do nascimento da vossa rede. No meu coração há muita gratidão pelo que vocês fazem, tanto individualmente como em conjunto, para derrotar o tráfico de seres humanos, uma das pragas mais terríveis do nosso tempo.

O tráfico de seres humanos é um mal “sistêmico” e, portanto, podemos e devemos eliminá-lo através de uma abordagem sistemática em múltiplos níveis. O tráfico é reforçado pelas guerras e conflitos, beneficia dos efeitos das alterações climáticas, das disparidades socioeconómicas, tira partido da vulnerabilidade das pessoas forçadas a migrar e das condições de desigualdade em que, sobretudo, se encontram as mulheres e as raparigas.

O tráfico é uma atividade que respeita e ignora qualquer pessoa, garantindo grandes lucros a pessoas sem escrúpulos morais. O tráfico está em constante evolução e sempre encontra novas formas de se desenvolver, como aconteceu durante a pandemia. Contudo, não devemos desanimar. Com a força do Espírito de Jesus Cristo e a dedicação de muitos podemos conseguir eliminá-lo.

Precisamos de continuar na esteira daquilo que vocês na Talitha Kum sempre fizeram: estar ao lado das vítimas, ouvi-las, ajudá-las a recuperarem-se e, juntos, agirem contra o tráfico.

Para ser verdadeiramente eficaz contra este fenómeno criminoso odioso, é necessário ser uma comunidade. Tudo isto está bem expresso no tema da vossa assembleia: “Caminhar juntos para acabar com o tráfico: compaixão em ação para a transformação”.

Não é fácil, mas nestes quinze anos vocês nos mostraram, em todas as latitudes, que é possível fazê-lo. Talitha Kum tornou-se uma rede ampla e global e, ao mesmo tempo, também bem enraizada nas Igrejas locais. Tornou-se um ponto de referência para as vítimas, as suas famílias, as pessoas em risco e as comunidades mais vulneráveis. Além disso, os vossos apelos constituem um forte apelo à responsabilidade dos governos e instituições nacionais e locais.

Encorajo-vos a continuar neste caminho, realizando ações de prevenção , cuidado e construindo muitas relações preciosas, essenciais para combater e derrotar o tráfico.

Queridos irmãos e irmãs, junto com vocês dou graças ao Senhor por todo o trabalho que Ele permitiu que vocês realizassem nestes anos. Lerei seu documento com atenção e o promoverei. Que Nossa Senhora sempre te acompanhe e te proteja. Abençoo de coração todos vós e as vossas comunidades. Por favor, continue a rezar por mim. Obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário