quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Encontro Online: Formação do Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas


 

🗓️ CONVITE: Encontro formativo online

📌 Tema: IV Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas e sua Aplicação
📅 Dia: 03 de outubro | ⏰ Horário: 19h
👩‍🏫 Facilitadora: Graziella Rocha (ASBRAD - Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude)
🎯Objetivo: Conhecer o plano nacional, compreender nossa responsabilidade nesta missão, discutir sua aplicação nos Estados e municípios e debater formas de mobilizar a sociedade civil e influenciar a criação de planos estaduais.
✅ Encontro promovido pelo Núcleo de São Paulo, aberto para todos os núcleos da Rede Um Grito pela Vida.
🔗 Participe pelo Link: meet.google.com/bjm-rbfe-rmw
↘️ 📚 Acesse e baixe a Cartilha do IV Plano Nacional ➡️ https://drive.google.com/drive/folders/1MuvEOYSEmFqjri-YJ8ofbzxUOXStMQYL?usp=drive_link

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Núcleo de Belém


Neste sábado (07/09), em Belém, o Grito dos Excluídos e Excluídas reuniu organizações sociais, incluindo pastorais, igrejas, movimentos, coletivos, associações, sindicatos e outras entidades para debater o tema: "Vida em primeiro lugar" e com o lema "Todas as Formas de Vida Importam. Mas Quem se Importa?".

O Núcleo de Belém da Rede Um Grito Pela Vida marcou presença no evento que início na avenida Boulevard Castilhos França, buscando chamar a atenção das autoridades e da população para questões de justiça social.




Núcleo de Aracaju participa do Grito dos Excluídos


O Núcleo de Aracaju participou ativamente do 30º Grito dos Excluídos, realizado na Catedral Metropolitana de Aracaju, onde foi promovido um ato inter-religioso que reuniu lideranças da Igreja Católica, das Religiões de Matriz Africana e da Igreja Protestante.

O evento foi um espaço de diálogo e união entre diferentes crenças, sindicatos e movimentos populares, ressaltando a importância de uma sociedade mais justa e solidária.

Durante o ato, o Núcleo da Rede Um Grito pela Vida realizou uma intervenção social por meio da panfletagem de materiais informativos, sensibilizando a população sobre as causas dos excluídos, a luta contra o tráfico de pessoas  e reforçando a necessidade de ações concretas para transformar a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.




Recife



No dia 7 de setembro, o Núcleo de Recife marcou presença no Grito dos/as Excluídos/as, realizado no Parque Treze de Maio, reafirmando seu compromisso com a luta pelos direitos das populações mais vulneráveis. O evento teve como tema "Todas as Vidas Importam, mas Quem se Importa?".




Mobilização em São Paulo (SP)

 

A 30ª edição do Grito dos Excluídos, realizada no Dia da Independência, em São Paulo, destacou a invisibilidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. Sob o tema "Todas as Vidas Importam, mas Quem se Importa?", o ato reuniu moradores de rua, militantes e movimentos sociais na Praça da Sé, clamando por políticas públicas urgentes para atender as necessidades dos excluídos, como a população de rua e carcerária.

Representantes dos movimentos denunciaram a exclusão social e reforçaram a necessidade de construir uma sociedade mais justa e solidária. A Rede Um Grito pela Vida, Núcleo de São Paulo,marcou presença, somando forças na luta por direitos e dignidade.



30º Grito dos Excluídos reúne movimentos sociais em Curitiba


No último sábado, 7 de setembro de 2024, a cidade de Curitiba foi palco da 30ª edição do Grito dos Excluídos, que reuniu movimentos sociais, pastorais e redes de defesa dos direitos humanos. Sob o lema "Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?", o evento teve a participação ativa do Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida do Regional Curitiba, reafirmando seu compromisso em defesa da vida ameaçada e ferida.

Os manifestantes marcharam da Praça Garibaldi, no Largo da Ordem, até a Praça Tiradentes, em uma caminhada que buscou chamar a atenção para as desigualdades sociais e a vulnerabilidade de diversas populações. O Grito dos Excluídos, realizado tradicionalmente no Dia da Independência, é uma manifestação anual que questiona a real independência do povo brasileiro, exigindo justiça social e direitos fundamentais.



A Irmã Marfiza Marcelino da Silva, coordenadora referencial da região Sul Paraná da Rede Um Grito Pela Vida, participou do evento ao lado de suas companheiras de missão, Irmã Izena Otezini e Elizente Santana, reforçando o espírito de resistência e esperança: "Esperançar, esperançar sempre.".






Rede participa do Grito dos/as Excluídas em Fortaleza (CE)


Centenas de pessoas participaram do Grito dos/as Excluídos/as em Fortaleza, capital do Ceará. O evento objetivou dar voz às pessoas e grupos marginalizados, denunciando injustiças sociais, econômicas e políticas. A Rede Um Grito Pela Vida participou do ato.

A concentração se iniciou às 14h, na Praça dos Mártires, com cantos e apresentações artísticas. A caminhada, ainda durante a tarde, percorreu o Centro e parte da Praia de Iracema, com concentração final na comunidade Poço da Draga, com cantos e apresentações artísticas.

Em declaração ao Jornal “O Povo”, a Irmã Elizabeth Leite, da coordenação do Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida, afirmou: “Nós precisamos unir forças por políticas públicas. Trabalhamos pelo enfrentamento ao tráfico humano, em todas as suas modalidades, principalmente crianças e mulheres. Essas três décadas são muito positivas. Todas as pastorais sociais lutam por uma vida mais digna”.


Em Maceió, Grito dos/as Excluídas denuncia crimes ambientais


Não existe país independente quando o povo sofre com o descaso dos poderosos e abandono do poder público. Em Maceió (AL), a Rede Um Grito Pela Vida participou do Grito dos/as Excluídos/as  que denunciou o crime ambiental provocado pela mineradora Braskem. 

O ato ocorreu nas comunidades dos Flexais de Cima e de Baixo. Celebração ecumênica e caminhada pelas ruas das comunidades marcaram o ato.

Organizado por pastorais sociais da Arquidiocese de Maceió e movimentos populares, o Grito dos Excluídos e Excluídas 2024, em sua 30ª edição, reafirmou o compromisso com a luta por justiça social, direitos humanos e a defesa do meio ambiente, destacando a urgência de reparação às comunidades impactadas pelo crime da Braskem.

Com informações de Lara Tapety - Jornalista / Assessora de comunicação da Pastoral da Terra




Núcleo de Barbacena em ação


No dia 23 de setembro, em alusão ao Dia Mundial contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres, o Núcleo de Barbacena (MG) da Rede Um Grito Pela Vida realizou uma intervenção social com panfletagem para conscientizar a população sobre a importância do combate a essas violações. A ação ocorreu durante o 30º Grito dos Excluídos, que este ano trouxe o lema "Todas as Vidas Importam – Quem se importa?"

A Rede Um Grito Pela Vida, comprometida com a proteção e promoção da dignidade humana, somou-se a esse evento profético, reafirmando seu compromisso na luta contra o tráfico de mulheres e a exploração sexual. O ato foi marcado por uma mensagem de esperança e mobilização, mostrando que a rede se importa e age em favor das vítimas dessas realidades.




Encontro do Núcleo de Recife


Dia de encontro é dia de sinodalidade. O Núcleo de Recife da Rede Um Grito Pela Vida reuniu-se na quinta-feira, 05 de setembro, para um momento de oração e reflexão sobre sua missão nas inserções locais. O encontro foi guiado pelo roteiro orante de setembro, cujo tema "O desafio de ser quem se é: LGBTQIAPN+" proporcionou uma reflexão profunda sobre inclusão e respeito à diversidade. Além disso, foram planejadas as próximas ações do núcleo e encaminhada a avaliação para o Encontro Nacional, que acontecerá em outubro.

Núcleo de Picos no Grito dos/as Excluídos/as


Bradando: “Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?”, o Núcleo de Picos da Rede Um Grito Pela Vida somou-se às ações da Diocese nos eventos do 30° Grito dos/as Excluídos/as 2024. 

Celebração Eucarística, audiência na Câmara Municipal e caminhadas nas ruas da cidade destacaram o grito de “vida em primeiro lugar”, com foco na defesa dos direitos das comunidades. 









terça-feira, 3 de setembro de 2024

Reunião de Núcleo de Curitiba

O Núcleo de Curitiba da Rede Um Grito pela Vida esteve reunido no dia 20 de agosto para partilhar, refletir e programar as atividades da rede.

O encontro foi carregado de partilhas e de sonhos da realidade, onde cada membro atua e se faz presente nos acontecimentos.

Neste dia acolhemos e enviamos a nova coordenadora do núcleo,  a senhora Roselei, para a missão de participar do encontro com lideranças da rede de todo o Brasil que acontecerá em Brasília, no mês de setembro.

Gratidão pelo sim e pelo serviço prestado em nome da Rede Um Grito pela Vida!




segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Seminário aborda prevenção ao tráfico de pessoas


No último dia 31 de agosto, a Paróquia São Judas Tadeu acolheu o Seminário de Prevenção ao Tráfico de Pessoas e Redes de Proteção, promovido pela Rede Um Grito Pela Vida e voltado para conscientização e formação de agentes comunitários e líderes locais. Com a presença dos facilitadores Roberto Portela e Marina Bernardes, o encontro ocorreu das 8h às 16h e proporcionou um dia de intensos debates e troca de conhecimentos.

O seminário abordou os principais desafios e estratégias de combate ao tráfico de pessoas, destacando a importância da mobilização social e das redes de proteção para prevenir e enfrentar esse crime. Os participantes saíram do evento mais informados e capacitados para atuar em suas comunidades, fortalecendo a luta contra o tráfico de seres humanos.

Foi um dia de aprendizado e conscientização, onde a necessidade de união e vigilância foi reforçada como chave para proteger as populações vulneráveis.


Roteiro Orante de Setembro


O desafio de ser quem se é: LGBTQIAPN+

Rezando pela nossa missão, somos convidados/as a abrir o coração, conhecer, respeitar, amar e rezar pela comunidade LGBTQIAPN+.

“Ao longo da história, a inclusão sexual e de gênero tem sido frequentemente mal interpretada, culminando em estigma e exclusão. Isso exige dos integrantes da Rede compreensão sobre esse processo, sobre si mesmos e sobre vidas vulnerabilizadas, com o intuito de reconhecimento e melhor serviço a essa comunidade. Certamente, pessoas LGBT+ — outro termo que pode ser utilizado — também fazem parte do corpo místico de luta da Rede.”, diz o texto.

Na imagem abaixo, acesse o arquivo e reze em comunidade.


OBSERVAÇÃO: O arquivo digital contém links de músicas e orações que devem ser acessados durante o momento orante.