quinta-feira, 16 de junho de 2016

Fortalecer o trabalho de conscientização e envolver multiplicadores - Encontro do Núcleo Salvador da Rede Um Grito pela Vida


No dia 03 de junho, aconteceu o encontro do Núcleo Salvador da Rede Um Grito pela Vida. Após a apresentação das participantes e do momento de oração, Ir. Rosa Elena e Gleide Messias, da Regional Bahia-Sergipe, expressaram a alegria pelo encontro com Ir. Eurides, coordenadora da Rede, que teve participação essencial na formação sobre o Tráfico de Pessoas e agradeceram a contribuição de todas, especialmente de Marita (leiga – Irmãos de Francisco) e as irmãs Marta (Irmãs da Providência de Gap) e Lucyana (Irmãs Medianeiras da Paz), que se dispuseram a ser as referências para o Núcleo e, desse modo, auxiliam na distribuição do trabalho regional.


Todas as participantes, com exceção de Marita, eram religiosas e por isso refletimos sobre a importância da participação e articulação de leigas e leigos na Rede.

"Nosso Núcleo precisa de mais pessoas para o serviço de articulação, já que o trabalho da Rede é de prevenção e animado pelo serviço de sensibilização", ressalta Ir. Beatriz paixão (OSR).

O tema central deste encontro foi a Campanha Jogue a Favor da Vida, que alerta e sensibiliza para a possibilidade do Tráfico de Pessoas e exploração sexual durante as Olimpíadas 2016. Após o lançamento da campanha, no dia 31 de maio no Rio de Janeiro, cada Núcleo está ativando ações de conscientização. 

ATIVIDADES PROGRAMADAS


7 de julho

Encontro com 40 jovens na Ilha de Itaparica.

Proposta:  jovens como multiplicadores no Colégio, nos seus grupos e com seus familiares.

8 de julho

Reunião com as articuladoras dos Núcleos do Regional Bahia/Sergipe. 

Sugestões de ações para fortalecer o trabalho de conscientização durante os dias das Olimpíadas:
  • Envolver mais leigos na Rede;
  • Promover uma atividade visível para o dia 30 de julho - Dia Mundial de Enfrentamento ao tráfico de pessoas.
  • Seguir conscientizando as religiosas que participam do GRIMPO – Grupo de Religiosas/os Inseridas/os em meios populares – que são multiplicadoras em suas comunidades;
  • Fazer intervenção social durante os Jogos;
  • Realizar um Mutirão no Colégio Central e na Faculdade Cairu;    
  • Convidar mais pessoas para acompanhar os canais de comunicação da Rede e compartilhar as postagens sobre a Campanha Jogue a Favor da Vida com os contatos do Facebook.


Ao final do encontro ainda refletimos a importância da participação da Rede Um Grito pela Vida nos Movimentos e nas Manifestações de Luta, a fim de fortalecermos a caminhada conjunta de libertação na qual estamos todas/os empenhadas/os.



PRÓXIMO ENCONTRO DO NÚCLEO: 03 de outubro.

Ir. Maria Beatriz Paixão, OSR
Articuladora da comunicação do Núcleo de Salvador da Rede

----------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário