quinta-feira, 14 de julho de 2022

Rede 15 anos – No Grito da Vida nasce a Esperança



“Eu vim para que todos tenham vida, vida em abundância”, Jo 10,10

Esta pequena parte do evangelho de João, continua atual e muito cara para nós da Rede Um Grito Pela Vida. São 15 anos de muita luta, presença e testemunho no resgate da vida.

Olhando a realidade do nosso núcleo em Belo Horizonte, temos percorrido um longo caminho, promovendo um trabalho bonito em muitos lugares, ora em instituições, ora em lugares públicos (praças, parques...), em muitos outros projetos. Foram muitas ações realizadas, trabalhos pensados com muito cuidado para sermos fiéis ao pedido do Mestre que nos instiga a não parar, mas avançar para águas mais profundas, ao encontro das periferias existenciais da realidade do tráfico humano.


Lembro bem de um trabalho que fizemos em uma escola, onde a direção nos recebeu com afeto e alegria – uma parceria que nos encheu de esperança, que vale apena fazer a Rede ser conhecida por todas as pessoas. Naquela noite, estava reunida a diretoria, educadores/as, educandos/as, cuidadores, pessoas da comunidade. A participação foi muito boa!

Desde quando integrei no grupo, tenho participado ativamente para compreender melhor como atuar de forma ativa nas frentes de trabalho e contribuir em comunhão com a coordenação da CRB Minas, a ação em rede. Vejo que é fundamental estar atento na realidade da vida em sociedade intra e extra vida comunitária.

O trabalho compartilhado não é fácil, é desafiante, requer esforço constante para fazer com que mais pessoas conheçam a Rede, caminhem com a gente, entrelacem os sonhos e objetivos para que o amor prevaleça. 


O desafio maior que eu vejo, é vencer diariamente os desânimos, e ir lá, longe ou perto de nós, para socorrer ou alimentar a esperança de alguém que está sendo aliciado/a para o tráfico de pessoas, nos diversificados modelos, onde a desinformação faz uma vítima e/ou milhares de vítimas em todas as partes do mundo.

Ser lutador/a para que a vida seja respeitada e seja abundante, principalmente atualmente, em que o ser humano, é levado a acreditar que o sofrimento do irmão ou da irmã não é de responsabilidade coletiva, e sim da pessoa mesma, é colocar em pratica o mandamento maior do amor que defende, informa, mobiliza, para que o ‘mal que brada aos céus’ desapareça.

O trabalho da Rede não é somente conhecer onde a vida está ameaçada, mas se colocar em movimento incansável para deixar que a pessoa seja respeitada em sua dignidade.

Conhecendo o trabalho dos núcleos espalhados nos regionais, vislumbramos o desejo de Jesus Cristo para a valorização da vida.

São 15 anos da Rede Um Grito Pela Vida, multicolorida, feita com muitas mãos que se entrelaçam nos lugares que a sociedade moderna, movida pela tecnologia desconhece a Irmã, o irmão traficada/o. 

Como Irmão Consagrado, um dia fiz promessa de ser a voz, a mão, os pés, onde a vida corre perigo, e por estar na Rede Um Grito Pela Vida, realizo-me e sinto-me motivado em gastar a vida pelos últimos/as.






Irmão Vando Rosa de Mendonça (Fndl)
Núcleo de Belo Horizonte


3 comentários:

  1. É isso aí Ir. Vando, precisamos nos unir cada dia mais nesta luta a favor da vida!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre juntas/os na proteção da Vida. Obrigada pela parceria

    ResponderExcluir
  3. Juntos somos mais fortes.

    ResponderExcluir