sábado, 20 de março de 2021

O autocuidado foi tema de encontro virtual da Rede Um Grito pela Vida – Região Nordeste


Uma tarde leve, com reflexões esperançosas, de encontro consigo e de vivência da fraternidade – assim pode ser definida a formação promovida pela Rede Um Grito Pela Vida – Região Nordeste, realizada neste sábado, 20 de março.

O encontro, realizado na modalidade virtual, reuniu cerca de 70 pessoas entre religiosas, religiosos, leigas e leigos do nordeste brasileiro e de outros Estados como Minas Gerais, Amazonas e Distrito Federal. O tema, “o autocuidado como fonte de motivação para cuidar do outro”, foi dinamizado por Livania Maria Silva Guimarães, psicóloga clínica e escolar.

Já no início da reunião, os participantes expressaram os sentimentos que traziam consigo. A partir desse ponto, a palestrante abordou o conceito de saúde e de doença, das emoções e da integralidade do ser humano: “Somos seres uno: espiritual, subjetivo, social e físico. O todo afeta as partes, e as partes afeta o todo” disse.

Livania conduziu a todo/as é rememorar experiência emocionais de amor, medo e suas frequências vibratórias. Também evidenciou o cuidado através da corporeidade e apontou ainda os pilares para uma saúde e autoestima melhores. Também foi oportunizada a partilha entre os participantes em grupos menores e, depois, no grande grupo: “Vamos deixar uma posteridade mais saudável. Somos criação e criaturas de Deus para a saúde. Amemo-nos mais!” disse.

Na avaliação da coordenação regional, o encontro atingiu o objetivo: “avalio como positivo tendo em vista o número de participantes, a partilha e a dinâmica aplicada no encontro”, disse Creuza Celestina, coordenadora da Rede Um Grito Pela Vida – núcleo de João Pessoa.

Irmã Sirleide Cabral, osf, referencial da Rede na região Nordeste, disse que o encontro foi positivo, sobretudo porque também acolheu participantes de outros regionais do Brasil: “avalio como muito positiva a nossa formação. Conseguimos alcançar o nosso objetivo. Tenho recebido retorno de agradecimento e de que o nosso encontro foi muito feliz. Nós estávamos realmente precisando. A Livania respondeu ao nosso objetivo que foi o de cuidar de quem cuida, ou seja, animar e fortalecer cada agente da Rede Um Grito Pela Vida na missão de enfrentamento ao tráfico humano” disse.





--
Por: Serviço de Comunicação | comunicargpv@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário