sábado, 1 de outubro de 2022

Celebramos os 22 anos da canonização de Santa Bakhita

Há 22 anos, uma luz brilhava ainda mais forte para a Igreja e todo o mundo: Josefina Bakhita, nossa Irmã Universal, foi canonizada pelo Papa João Paulo II.


Nascida no Sudão, na África, Bakhita é uma santa de esperança, cuja história de dor e sofrimento causados pela escravidão inspira, até hoje, a vida, a fé e a luta contra o tráfico de pessoas.

No dia da canonização, São João Paulo II afirmou:

A lei de Javé é perfeita... instrução para o ignorante" (Sl 19, 8).

Estas palavras do salmo responsorial de hoje ecoam na vida da Irmã Josefina Bakhita. Escravizada e vendida com apenas sete anos de idade, sofreu muito nas mãos de senhores cruéis. Apesar disso compreendeu a verdade profunda que Deus, e não o homem, é o verdadeiro senhor de todos os seres humanos, de cada vida humana. Esta experiência torna-se fonte de grande sabedoria para esta humilde filha da África.

No mundo de hoje, numerosas mulheres continuam a ser vítimas, até nas sociedades modernas mais progredidas. Na Santa Josefina Bakhita encontramos uma luminosa advogada da emancipação autêntica. A história da sua vida não inspira a aceitação passiva, mas a firme determinação para realizar uma obra eficaz, a fim de libertar jovens e mulheres da opressão e da violência e restituir-lhes a liberdade no exercício total dos seus direitos.




ORAÇÃO À SANTA JOSEFINA BAHKITA

Ó Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olha por nós. Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor ou de situação social. Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência. Pede, agora, ao Pai do Céu, oh Bakhita, as graças que mais preciso, especialmente (pedido). Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário