sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Núcleo de Curitiba promove encontro online


Os membros da Rede Um Grito pela Vida, núcleo de Curitiba/PR, participaram de encontro virtual na quinta-feira, 18 de fevereiro.

O encontro recordou e avaliou as ações realizadas no dia 08 de fevereiro, Dia de Santa Bakhita e Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. Além disso, também foi feita um momento de formação:

“Tivemos momento estudos sobre os números da Encíclica Fratelli Tutti que falam do tráfico de pessoas e das migrações” disse o Fr. Luiz Carlos Batista.

Ainda na ocasião, os membros planejaram as atividades para o ano de 2021.

--

Envie sua notícia: comunicargpv@gmail.com 

Irmãs da Providência de GAP participam do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

Seja na oração comunitária ou nas comunidades eclesiais, na Bahia, a Congregação das Irmãs da Providência de GAP celebrou o compromisso da luta contra o tráfico humano.

Por ocasião do dia 08 de fevereiro, Dia Mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas, as religiosas levaram a mensagem de uma economia sem tráfico humano.

Na missa e na comunidade religiosa, as Irmãs refletiram e rezaram pelo fim dessa modalidade de crime, acendendo uma luz pelo fim do sofrimento e exploração de tantas vítimas.


Prelazia de Itacoatiara reza pelo fim do tráfico humano


“ Eu acendo uma luz contra o Tráfico de pessoas”!

Aos 08 de fevereiro, Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, A Prelazia de Itacoatiara, no Amazonas, em comunhão com a Rede Um Grito Pela Vida e toda a Igreja, em memoria a Santa Bakita, padroeira das pessoas traficadas e escravizadas, realizou-se dois momentos de oração e reflexão. 

Às 16 horas, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo prelado, convidou alguns membros das Caritas e da campanha Puxirum pela vida para participarem de um momento orante, dando início com a História de Santa Bakita. Em seguida cada membro acendia uma vela contra o tráfico de pessoas, em dois coros, rezou-se o Pai nosso pelas crianças vítimas de abuso e exploração sexual. Logo após, concluiu-se com a melodia do hino da rede,  refletindo em silêncio cada estrofe do canto e a benção do Bispo.

Às 19 horas, alguns membros da coordenação da rede (Rosa, Ana, André) fez uma live com a participação da Irmã Joemia em chamada de vídeo. Lembrando que outros membros da equipe rezaram e acenderam suas velas participando em casa. Foi realizado um momento de celebração, iniciando com o hino da rede, uma introdução a história de Santa Bakita, em seguida, acendeu-se as velas e refletia-se sobre o tema: Tráfico de pessoas e economia sem tráfico. Após a reflexão, rezamos o Pai Nosso e foram feitos alguns intensões pelas crianças que foram traficadas, e todas as pessoas em situação de tráfico.




-- 

Por: Ir. Joemia Santos da Purificação

Irmãs Negras Agostianianas na luta contra o tráfico humano


Compartilhamos as fotos enviadas pela Congregação das Irmãs Negras Agostinianas, de Salvador/BA, que promoveu um momento orante em comunhão com Dia Mundial de Oração Contra Tráfico de Pessoas. A Congregação está comprometida com a defesa e promoção da vida, especialmente a causa das vidas ameaçadas pelo tráfico humano.

Irmãs Escravas da Imaculada Menina contra o tráfico Humano


Comunhão através da oração. Assim, a Congregação Escravas da Imaculada Menina participou do Dia Mundial de Oração contra o tráfico de Pessoas. Nas fotos, a capela da comunidade na capital baiana, Salvador. 

--
Envie sua notícia: comunicargpv@gmail.com

Mural destaca informações sobre o Tráfico de Pessoas


Neste ano, a pandemia impediu as mobilizações de rua por ocasião do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Isso não foi impedimento para que o tema fosse abordado. Em Salvador, Bahia,  Rosenita, voluntária da Rede Um Grito Pela Vida investiu em informação. Ela produziu um mural com informações sobre o tráfico de pessoas, a história de Santa Bakhita e as ações da Rede para erradicar o Tráfico de Pessoas.

--
Envie sua notícia: comunicargpv@gmail.com


Irmãs Pias Mestras Venerini em comunhão com a luta contra o tráfico humano

Em Lagarto, Sergipe, as Irmãs Pias Mestras Venerini, unidas à Rede um Grito pela Vida, celebraram o Dia Mundial de Oração Contra o Tráfico de Pessoas. Em comunidade, a prece unida pediu a Deus por “uma economia sem tráfico de pessoas”.



--
Envie sua notícia: comunicargpv@gmail.com

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Formação on-line "Economia e o enfrentamento do tráfico"

Rede Um Grito pela Vida Regional Sudeste – Núcleo de São Paulo – celebrou “ Dia Mundial de Oração contra o tráfico de pessoas no Domingo dia 07 de Fevereiro. A formação on-line debateu o tema: "Economia e os desafios ao enfrentamento ao tráfico de pessoas no cenário da crise humanitária global da covid 19”. O encontro contou com a assessoria do frei Marcelo Toyansk e a advogada Cláudia Luna.

Confira o vídeo com a íntegra da formação.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Rede Um Grito Pela Vida | Dia de Santa Bakhita

Regional Bahia e Sergipe - Núcleo Sergipe - celebrou o Dia de Santa Bakhita e o Dia Mundial de Oração Contra o Tráfico de Pessoas.

Comunhão com a luta contra o tráfico humano


Em comunhão com a luta contra o tráfico de pessoas, as Irmãs da Divina Providência, do Lar Divina Providência, em Curitiba/PR, fizeram preces durante a oração comunitária, unindo-se à Igreja no mundo que viveu o Dia Mundial de Contra o tráfico humano.






quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Parabéns CRB Nacional!


A Rede Um Grito Pela Vida tem a alegria e orgulho de ser um organismo da  CRB Nacional - Conferência Dos Religiosos do Brasil, que hoje, 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, celebra 67 anos de fundação.

Louvamos e bendizemos à Trindade Santa pela liderança servidora que a CRB Nacional presta à Igreja no Brasil, promovendo a comunhão entre os diversos carismas congregacionais, que compõem o bonito e profético vitral da evangelização nesta terra de Santa Cruz.

Parabéns CRB Nacional! Parabéns Vida Religiosa Consagrada! 

Coordenação Nacional
Rede Um Grito Pela Vida

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Fortaleza celebra o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas


Em Fortaleza, capital do Ceará, o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas foi celebrado com Missa na Paróquia Nossa Senhora das Graças, bairro no Pirambu. 

Religiosas, leigos e agentes de pastoral participaram da celebração e assumiram a missão de fazer acontecer uma economia sem tráfico de pessoas. A missa foi presidida pelo Frei José Nilton Pereira. 

Informações da Rede Um Grito Pela Vida - Núcleo de Fortaleza





--

Envie sua noticia: comunicargpv@gmail.com

Homenagem à Santa Bakhita

O Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida de Curitiba (PR) nos presenteia com essa linda homenagem, em vídeo, à Santa Josefina Bakhita. Assista!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Missa celebra Santa Bakhita e o Dia Mundial contra o tráfico de Pessoas


Consolidando a tradição de celebrar o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, a Rede Um Grito Pela Vida, núcleo de Porto Alegre/RS, animou a Celebração Eucarística realizada na tarde da segunda-feira, 08/02, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico da capital.

A missa presidida por Dom Adilson Busin, cs, bispo auxiliar de Porto Alegre e integrante da comissão episcopal para o Tráfico de Pessoas da CNBB, lembrou a memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, sudanesa traficada ainda jovem para o trabalho doméstico na Itália, que depois abraçou a vida religiosa consagrada e foi proclamada Santa pela Igreja.

Para Dom Adilson, Bakhita viveu os dois extremos da experiencia humana: a dor e ser traficada e a bondade humana quando foi acolhida pela última família: “Ela se tornou a santa dos excluídos, dos últimos, dos mais afastados, de todos. E o convite que nos vem da sua missão, de sua santidade e espiritualidade é o de transformar as feridas na bondade de Deus” disse.

O bispo lembrou ainda o apelo do Papa Francisco para que o tráfico de pessoas seja erradicado e destacou ainda que, neste tempo de pandemia, as vítimas do tráfico sofrem ainda mais: “precisamos eliminar essa chaga vergonhosa da humanidade” finalizou.









--
Envie sua notícia: comunicargpv@gmail.com 

Em Teresina, Irmãs e educadores/as refletem o tema do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas


Teresina/PI – Irmãs, leigas e leigos que atuam no Centro da Juventude Madre Cabrini manifestaram comunhão com a Igreja no mundo ao celebrar o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.

Nesta segunda-feira, 08/02, o momento orante foi realizado dentro da Jornada Pedagógica. As reflexões giraram em torno do tema de 2021, “Economia sem tráfico de Pessoas”, e encorajou cada religiosa e educador/a a assumir o compromisso pela vida, contra o tráfico humano.

O Centro da Juventude Madre Cabrini é mantido pelo Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus. A ordem religiosa apoiou a criação da Rede Um Grito Pela Vida e participa intensamente das atividades na capital piauiense.






--
Envie sua notícia: comunicargpv@gmail.com


São Luís/MA: Irmãs da Redenção em oração pelo fim do Tráfico Humano

São Luís/MA - Unidas pela força da oração. É assim que as Irmãs da Redenção participam do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Na oração comunitária desta segunda-feira, as religiosas rezaram pelo fim deste crime, pelas vítimas e por todas as pessoas que encampam essa luta pela vida.


domingo, 7 de fevereiro de 2021

Mensagem: Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas

Este é um dia de luta! Nos unimos com a Igreja no que vive hoje o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.

Rezamos e acendemos luzes para espantar sombras da ganância humana que explora a força da vida de tantos irmãos e irmãs vítimas do tráfico humano.

Confira a mensagem da Irmã Valmi Bohn, coordenadora nacional da Rede Um Grito Pela Vida.

Núcleos da Rede em oração pelas crianças

Unidas em oração, referenciais de diversos núcleos da Rede Um Grito Pela Vida rezam pelas crianças vítimas da violência, da exploração e do abuso sexual. O vídeo integra as ações do Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que será celebrado em 08 de fevereiro.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Dia Mundial Contra o tráfico de pessoas - Regional Bahia e Sergipe


 

Ir. Valmi Bohn: “Na pandemia, as vulnerabilidades sociais aumentaram imensamente”


No dia 8 de fevereiro, festa de Santa Bakhita, é celebrado o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que neste ano tem como tema “Economia sem Tráfico de Pessoas”. Com motivo dessa data, Adriana Ribeiro no programa “Arquidiocese em Notícias”, da Rádio Rio Mar, entrevistava a irmã Valmi Bohn, coordenadora nacional da Rede um Grito pela Vida.

Segundo a irmã Valmi, a Rede um Grito pela Vida é um grupo de mulheres e homens que trabalham na prevenção do tráfico humano. O início dos trabalhos no Brasil aconteceu em 2007, a partir do pedido da assembleia da União Internacional das Superioras Gerais – UISG, acontecida em 2006. No início, a rede estava formada por um grupo de religiosas e religiosos e depois foram chegando as leigas e os leigos, segundo sua coordenadora nacional.

A religiosa da Divina Providência, afirma que “o principal objetivo da rede é conscientizar, sensibilizar, prevenir as pessoas sobre os graves problemas do tráfico humano, em especial os jovens e crianças, as mulheres, também os homens, no que faz referência ao trabalho escravo”, insistindo em que “nosso compromisso é enfrentar o tráfico humano através dessa prevenção”. Trata-se de uma rede da qual podem participar todas as pessoas, que tem muitos parceiros na sociedade civil e no âmbito governamental.

A Rede um Grito pela Vida está em Manaus desde 2010 e atualmente tem extensões do núcleo em Itacoatiara, Tefé, Borba e Anori. Segundo a irmã Valmi Bohn, está sendo estudado a possibilidade de começar em outros lugares depois da pandemia, quando seja possível fazer a formação com o pessoal que quiser participar. A pandemia tem condicionado o trabalho da rede, que agora é mais virtual. “Antes da pandemia a rede tem trabalhado muito com palestras sobre o tráfico humano nas escolas, comunidades católicas e evangélicas, grupos de migrantes, indígenas, mulheres, casais, campanhas nas ruas, nos terminais de ônibus...”, segundo sua coordenadora nacional.

No mês de fevereiro a intenção de oração do Papa Francisco é sobre as mulheres vítimas da violência, para que sejam protegidas pela sociedade e seus sofrimentos sejam considerados e escutados. Segundo a irmã Valmi, “uma de cada três mulheres já sofreu violência, infelizmente é uma realidade muito cruel, existe”. Ela insiste em que “diante da pandemia, as vulnerabilidades sociais aumentaram imensamente, e quem mais sofre as consequências são exatamente as crianças, os jovens e as mulheres que estão vivendo em casa, no seu isolamento, e muitas dessas violências não aparecem”.

Ao falar sobre o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas e o tema dessa jornada, “Economia sem Tráfico de Pessoas”, a religiosa lembra que Santa Bakhita foi sequestrada aos 9 anos e foi vendida para a escravidão. Segundo ela, “o tema lembra que o modelo económico dominante no mundo é uma das principais causas do trafico humano. Uma economia sem tráfico é um convite que está sendo feito para promover novas experiências de economia que possam ajudar a superar todas as formas de exploração”.

A irmã Valmi denuncia que “existem problemas estruturais, como o desemprego, a fome, o recorte dos gastos públicos, que aumentam o risco de tráfico de pessoas, especialmente nas crianças, mulheres e jovens mais vulneráveis a serem sometidos a esses trabalhos desumanos e à escravidão”. Essas realidades tem se enfatizado no tempo da pandemia, em que “está aumentando muito o desemprego, a fome, a miséria, fazendo que os ricos sejam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, aumentando o número de pessoas vulneráveis ao tráfico de pessoas”, insiste a coordenadora nacional da Rede um Grito pela Vida.

Para o dia 8 de fevereiro está prevista uma programação a nível nacional e internacional, no Brasil existem 28 núcleos da Rede um Grito pela Vida, afirma a irmã Valmi. O núcleo de Manaus vai organizar uma live de oração, às 16 horas (acesse aqui), que vai contar com a presença de Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus, e uma eucaristia, às 19 horas, no horário de Manaus (acesse aqui). Os dois momentos no formato virtual, que podem ser acompanhadas no facebook. As pessoas também podem acender uma vela ou fazer uma oração especial para que termine o tráfico de pessoas, segundo a irmã Valmi Bohn.


Pe. Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Oração pelas crianças vítimas da violência, exploração e abuso

As Irmãs da Divina Providência em missão pelo fim do Tráfico de Pessoas! Em adesão à mobilização pelo Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, a Congregação religiosa produziu vídeo em que reza pelas crianças vítimas da violência, exploração e abuso sexual. Assista!


Programação da Maratona Mundial de oração online contra o tráfico de pessoas 2021

 Anote na agenda e participe com a gente!

Dia 08/02 - Maratona Mundial de oração online contra o tráfico de pessoas 2021 - Acompanhe pelo youtube, no link http://directportugues.uisg.link

Seguindo o horário de Roma.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Live debaterá o enfrentamento ao tráfico humano e a crise global


Um momento formativo será o evento que marcará o  Dia  Mundial de Oração contra o tráfico de pessoas, promovido pela Rede Um Grito Pela Vida – Região Sudeste, núcleo de São Paulo.

O evento será na modalidade virtual, via plataforma zoom, e debaterá o tema: “Economia e os desafios ao enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no cenário de crise humanitária global (Covid-19)”.

O tema será abordado pela advogada Dra. Claudia Luna e pelo Frei Marcelo Toyansk, da Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação dos Frades Capuchinhos do Brasil. A mediação será da Ir. Cirley Covatti, cj.

Anote na sua agenda!

Live - “Economia e os desafios ao enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no cenário de crise humanitária global.
Data: 07 de fevereiro
Horário: 15h
Link: https://us02web.zoom.us/j/89102550660


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Porto Alegre/RS: Missa recorda o Dia mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas


Porto Alegre vai participar do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Será celebrada uma Missa na segunda-feira, 08 de fevereiro, às 16h, na Igreja do Rosário, Centro Histórico da capital gaúcha.

A missa será presidida por Dom Adilson Busin, bispo integrante da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O evento conta com o apoio da CRB Rio Grande do Sul.

Interessados em participar devem ficar atentos à capacidade máxima permitida no Santuário, às normas de distanciamento social, o uso de máscaras e higienização  das mãos com álcool gel.

--
Envie a sua notícia: comunicargpv@gmail.com

Belo Horizonte/MG: Missa pelo Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas


Uma Celebração Eucarística vai marcar o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, em Minas Gerais, no próximo dia 08 de fevereiro, às 19h. O núcleo da Rede Um Grito Pela Vida e da Conferência dos Religiosos do Brasil, regional Belo Horizonte, transmitirá a Santa Missa pela youtube.

A Missa poderá ser acompanhada através do vídeo abaixo.


--

Envie sua notícia: comunicargpv@gmail.com.br

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Em Manaus/AM, live celebrará o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas



Vivendo um momento de total cuidado em atitude de prevenção à Covid-19, o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que será celebrado em 08 de fevereiro, não passará batido em Manaus/AM.

O núcleo manauara da Rede Um Grito Pela Vida levará a mensagem da defesa pela vida, através de uma live no facebook da CRB de Manaus, onde será abordado o tema “Economia sem tráfico de pessoas”. A live será transmitida no dia 08/02, às 16h, hora local (17h pelo no horário de Brasília).

Para assistir a live, clique aqui.

--
Serviço de Comunicação | comunicargpv@gmail.com

Dinheiro da morte

O Lucro do Tráfico Humano  está manchado de sangue e é resultado da dor e da morte de muitos homens, mulheres, adolescentes e crianças vitimadas em todo o mundo. É preciso enfrentar esse crime. Denuncie! Disque 100! Disque 180! 


🔴 Quer ajudar? Compartilhe essa publicação!

Acesse também - www.preghieracontrotratta.org