quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Capacitação destaca importância da rede de assistência social contra o tráfico de pessoas

Na Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Defensoria Pública da União (DPU) coorganizou uma capacitação introdutória sobre a prevenção e o enfrentamento ao tráfico de pessoas. O evento online, na tarde de quinta-feira (29), foi planejado pelo Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado de Santa Catarina, que conta, além da DPU, com instituições como o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Organização Internacional para Migrações (OIM/ONU) e a Rede um Grito pela Vida. Estiveram presentes aproximadamente 100 participantes, que receberam orientações sobre como reconhecer possíveis casos de pessoas traficadas e quais encaminhamentos seguir.

A defensora pública federal Vanessa Barossi Panitz representou a DPU no evento. De início, explicou como a instituição atua nos casos de tráfico de pessoas, auxiliando, por exemplo, nos pedidos de residência das vítimas resgatadas. A defensora também enumerou algumas medidas específicas que devem ser tomadas em casos de crianças traficadas e enfatizou a importância de auxiliar os migrantes a se regularizarem no país. Segundo ela, estar com a documentação em dia os torna menos suscetíveis ao tráfico de pessoas. “É importante orientar as pessoas resgatadas sobre os benefícios sociais aos quais elas possuem direito, como o Bolsa-Família, o BPC Loas em casos de idosos e deficientes, benefícios municipais e previdenciários’’, destacou.

Panitz finalizou sua fala reforçando a possibilidade de serem feitas denúncias anônimas por meio de ligações para o número 100 e a importância do trabalho de quem faz parte da rede de assistência social. “Vocês são os olhos do Estado brasileiro e das instituições’’, encerrou a defensora. Durante a capacitação, estiveram presentes integrantes de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outras organizações.

Identificação de casos e proteção de vítimas

Ana Roberta Haag, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), foi a primeira palestrante da tarde. Ela iniciou sua fala introduzindo o Protocolo de Palermo, primeiro instrumento global juridicamente vinculante com uma definição consensual sobre o tráfico de pessoas, ratificado pelo Brasil. Haag apresentou dados e deu orientações sobre como profissionais da rede de assistência social podem contribuir com a identificação de possíveis casos. Reforçou, ainda, que o consentimento das vítimas, formal ou informal, é irrelevante para os casos de tráfico de pessoas.

Yssyssay Rodrigues, coordenadora de Projetos da Organização Internacional para Migrações (OIM/ONU), também participou da capacitação. A cientista social introduziu a OIM e os trabalhos que a instituição realiza para a prevenção, a proteção e o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Ao fim, apresentou um fluxo de encaminhamento e ressaltou sua relevância. O evento foi finalizado com a fala da irmã Salete Arcari, membro da Conferência Religiosos do Brasil e da Rede Um Grito pela Vida, organização atuante no combate ao tráfico de pessoas. “Nosso objetivo é enfrentar o tráfico humano como um compromisso na defesa da vida, especialmente das crianças, dos jovens e das mulheres’’, enfatizou a articuladora. 



Irmã Salete Arcari representou a Rede Um Grito Pela Vida

Fonte: Defensoria Pública da União - Santa Catarina

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Mobilização virtual na Semana Coração Azul do Núcleo de Curitiba

Nos últimos anos, antes da pandemia, a Semana Coração Azul era de grande mobilização nos espaços públicos de Curitiba, capital paranaense. As ações, frutos de uma bela parceria entre a Rede Um Grito Pela Vida e as entidades parceiras, como o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado do Paraná – NETP/PR e Jocum (Jovens com uma missão), entidade missionária evangélica.

A pandemia ainda impõe o distanciamento e cuidados. Mas, nem por isso, a semana passou despercebida nos espaços ocupados por seus membros e parceiros. Muitas das atividades foram realizadas de forma virtual. Também houve momentos de oração nas casas religiosas dos membros da Rede ou suas paróquias, assim como entre os leigos engajados na Rede.

Além de rezar pelas vítimas, o objetivo do Núcleo de Curitiba foi o de dar visibilidade e prevenir essa prática criminosa que rouba sonhos por todo o país com falsas promessas.

A prevenção sempre é o melhor caminho.


Núcleo de Belo Horizonte comprometido com a luta pela vida

A Rede Um Grito Pela Vida, núcleo Belho Horizonte, está inserida nas ações de valorização da vida e dignidade humana, trabalhando comprometida com as causas das pessoas mais vulneráveis.

Em 2021, destaca-se a participação no Projeto Canto da Rua Emergencial, da Pastoral de Rua da Arquidiocese da Arquidiocese de Belo Horizonte, que acontece Serraria Souza Pinto, no centro da capital mineira. Integrantes da Rede participam da atividade nas terças e sextas-feiras. 

O projeto busca proporcionar dignidade às pessoas que em situação de rua e lá encontram solidariedade, apoio, encaminhamento nas suas necessidades, na realidade dura de abandono por parte do poder público.

Outra ação foi a participação no Ato Inter-religioso ocorrido no dia 10 de julho, na Praça da Estação. A pandemia foi a motivação do evento. “com a alta mortalidade, as organizações religiosas e civis, encontraram forças para manifestar suas indignações pelos mais de 500 mil mortos, elevando a Deus pedido de súplicas e chamando a sociedade para uma consciência cidadã.” escreveu Irmão Vando Rosa De Mendonça, FNDL.


--

Serviço de Comunicação – comunicargpv@gmail.com

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Salesianas em comunhão com a luta contra o tráfico de pessoas


Comunhão com a missão de erradicar o tráfico humano -  as Irmãs Salesianas, reunidas em Belo Horizonte, Minas Gerais, para trabalhos da Missão Profética  na Região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, também estiveram em sintonia com o grito pela vida neste no dia 30 de julho - Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Em conjunto com as Redes Um Grito Pela Vida e Talitha Khum, as religiosas buscam fortalecer as teias destas redes em favor de vida com dignidade para todas e todos!



Por: Ir. Maria de Nazaré Lima, fma
Rede Um Grito pela Vida- Mato Grosso

Ação conjunta contra o tráfico humano no Aeroporto de Cuiabá


O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, 30 de julho, foi lembrado com ação de conscientização Aeroporto de Cuiabá, em Mato Grosso. 

Uma ação conjunta do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o CETRAP/MT, e a Rede Um Grito Pela Vida, com apoio das Irmãs Carlistas, das Irmãs da Imaculada Conceição e voluntários levou a mensagem contra o tráfico de pessoas aos passageiros que lá estavam.

A mensagem da Talitha Khum, Rede Mundial da Vida Consagrada contra o Tráfico Humano, também foi exposta na ação.




Rede Um Grito Pela Vida na Mídia

Rede Um Grito Pela Vida na mídia - Portal Em Tempo, do Amazonas.
Confira:


Casos aumentam

Segundo números da rede “Um Grito pela Vida”, vinculado à Igreja Católica, 56 casos de tráfico humano ocorreram no Amazonas nos últimos oito anos, todos ligados ao trabalho escravo e à exploração sexual.

Mulheres ribeirinhas, a maioria indígenas, são os maiores alvos dos traficantes envolvendo Manaus e cidades interioranas como Iranduba e Parintins.

Link original

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Live de Oração - Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Live de Oração promovida pela coordenação nacional da Rede Um Grito Pela Vida, parceria com os núcleos regionais. Atividades são alusiva ao 30 de Julho - Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.