quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Mensagem final do Seminário sobre Tráfico de Pessoas e Migração na América Latina e no Caribe


 

O Tráfico de Pessoas e a Migração na América Latina e no Caribe

“Eu vi a opressão de meu povo, tomei conhecimento de seus sofrimentos, e desci para libertá-lo” (Êx 3,7-8)

Cidade de Guatemala, 18 ao 20 de agosto de 2023


Mensagem Final


Na bela cidade da Guatemala, reunimos 69 religiosos/as e leigos/as, provenientes de 20 países do Continente, e membros das Comissões de Luta contra o Tráfico de Pessoas e Migrantes da CLAR para aprofundar a problemática do Tráfico de Pessoas e da Migração Forçada, que ocorre na América Latina e no Caribe. Adquirir ferramentas, estratégias de prevenção, cuidado e proteção de direitos, foi parte do objetivo do Seminário, a fim de responder aos desafios de promover uma cultura de cuidado, proteção, promoção, restauração da dignidade, por meio de um trabalho em redes de solidariedade.

O tráfico de pessoas é um crime insidioso nos setores econômicos mais lucrativos, que vitimiza e perturba gravemente a dignidade de milhões de seres humanos, violando todos os seus direitos. j um problema complexo em contínua mutação, devido à variedade de suas formas, à heterogeneidade de suas vítimas e à diversidade de seus perpetradores. Afeta especialmente mulheres, meninas e meninos, principalmente para fins de exploração sexual, trabalho doméstico, indústria manufatureira, setor hoteleiro, entre outros. As crianças estão sendo cada vez mais traficadas para atividades criminosas, mendicância e casamentos forçados, servis ou infantis. E o trabalho forçado na agricultura e na criação de animais afeta significativamente a população migrante. Praticamente todos os países do mundo são afetados pelo tráfico de pessoas e pela migração, seja como país de origem, trânsito ou destino das vítimas.

Por outro lado, a migração forçada continua a destruir a sociedade. O tráfico transfronteiriço flui principalmente de países relativamente mais pobres para países mais ricos através da fronteira, levando a um aumento no tráfico de pessoas. Os migrantes e refugiados buscam ajuda e, muitas vezes, em vez de ajuda, eles se deparam com abusos, maus-tratos e violações de seus direitos. A opinião pública, por meio da mídia, propaga um discurso discriminatório e xenofóbico, e os grupos criminosos estão cientes desse fenômeno e tiram proveito dele usando violência extrema e medo nas comunidades.

Em contraste com isso, os Estados da América Latina e do Caribe, embora alguns tenham dado alguns passos em suas legislações, continuam limitados em termos de proteção, integração e assistência humanitária, bem como no tratamento das causas estruturais da pobreza e do crime organizado. O empobrecimento de nossos países é agravado por causas econômicas, políticas, sanitárias, socioambientais e culturais que são agravadas pelo narcotráfico, pela corrupção, pelo enfraquecimento progressivo das democracias, pela acumulação de poder e pelo escasso crescimento econômico, que acrescenta novos rostos de pobres, sem nenhuma garantia de segurança, o que aumenta o risco, a vulnerabilidade e a possibilidade de cair em redes criminosas e continuar sendo vítimas do crime organizado.

Ouvimos depoimentos de pessoas que resistem ao tráfico e visitamos uma área onde as mulheres são exploradas sexualmente. Também visitamos uma casa de migrantes, onde o fluxo migratório é alarmante, com cerca de 150 pessoas chegando todos os dias, muitas delas crianças sozinhas. Nesse contexto, nós, religiosos/as do continente, reconhecemos que estamos enfrentando um fenômeno global que vai além da competência de qualquer comunidade ou nação. Como Vida

Consagrada, denunciamos a mercantilização e a exploração de pessoas em todas as suas formas, e não podemos permitir que isso seja aceito ou normalizado.

Nós nos comprometemos a: continuar a conscientizar sobre a dimensão místico-profética para ter um impacto social, denunciando e tornando visível o crime do tráfico e as medidas migratórias injustas; avançar no cuidado e na proteção das pessoas em risco, migrantes, vítimas e sobreviventes do tráfico de pessoas; exigir que os Estados cumpram seus compromissos; continuar a ouvir os gritos das vítimas e responder a eles a partir do olhar misericordioso de Deus, que está comprometido com seu povo escravizado e oprimido e que se opõe a tudo o que tira a vida (jx 3); olhar para a realidade com os olhos da fé e proclamar o Evangelho da libertação; seguir acompanhando a jornada dos processos dos migrantes e das vítimas do tráfico, que é alimentada por seus esforços resilientes, suas conquistas, suas orações e suas alegrias; e avançar sinodalmente, trabalhando em rede e apoiando uns aos outros, pois entendemos que o Reino é uma conquista comunitária.

Sabemos que uma única pessoa que resgatamos tem valor infinito. Estamos convencidos de que todo ser humano é filho/a de Deus, uma identidade que compartilhamos com Jesus, filho e irmão, que sustenta nossas lutas por um mundo soro-fraterno. Somos poucos/as em relação à imensidão do desafio, por isso fazemos um apelo especial às congregações, bispos, padres, grupos paroquiais, leigos/as, organizações e acadêmicos/as para que se juntem a nós neste trabalho, que é religioso ao mesmo tempo que humanitário. Aqueles de nós que já estamos envolvidos/as nesse trabalho renovamos nosso compromisso que, como Vida Religiosa e laical, assumimos de longa data.

No final deste Seminário, agradecemos a Deus por ter nos ajudado a alcançar nosso objetivo, sabendo que as vidas e as vozes das vítimas marcam o caminho para nós. Confiamos no cuidado especial do "Cristo Molhado de Esquipulas" que os migrantes veneram em Los Angeles, Califórnia, e na proteção e companhia incondicionais de Maria, migrante e peregrina.

Comissão Religiosas/os Contra o Tráfico de Pessoas – CLAR
Comissão Pessoas Migrantes, Refugiadas e Deslocadas - CLAR



Rede presente no Seminário Regional de Formação de Multiplicadores em Santa Catarina


Somando forças na missão, a Rede Um grito pela Vida participou do Seminário Regional de Formação de Multiplicadores para o enfrentamento do tráfico de pessoas, ocorrido em Lages (SC), nos dias 29 e 30 de agosto. A Rede foi representada pelas participantes do Núcleo de Santa Catarina.

Na ocasião foi feita a apresentação da cartilha “Nas trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, e com isso, apresentando “os dados gerais e do Estado, bem como orientações pastorais para o enfrentamento desta temática. O seminário, organizado pelas pastorais Sociais da CNBB Sul 4, contou com a presença de Dom Adilson Busin, bispo de Tubarão, e a assessoria da Brígida R. dos Santos (Comissão Pastoral da Terra) e Francisco Alan Lima (Comissão Enfrentamento Tráfico Humano) da CNBB.”, destacou a Wanderleia Dalla Costa.

Você pode baixar gratuitamente a Cartilha “Nas Trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. Clique aqui. 








A Rede Um Grito pela Vida participou da audiência pública na Câmara de Vereadores de Teresina, organizada pelo Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual. 

Irmã Denise Morra, referencial da Rede no Nordeste e coordenadora do Comitê, falou sobre a importância da atuação do poder público e sociedade civil na prevenção e enfrentamento a essa grave violação de direitos humanos. 

A presença da Rede em espaços como esse é assumida como ação de incidência política, uma das prioridades da instituição.










segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Participação na Assembleia da CRB Manaus Roraima


A Rede Um Grito Pela Vida marcou presença na Assembleia Regional da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil, Regional Amazonas e Roraima.

No evento, a coordenadora nacional, Irmã Isabel do Rocio Kuss abordou sobre a missão, as ações realizadas e a perspectiva pastoral da Rede na luta da prevenção, enfrentamento e erradicação ao tráfico de pessoas. 

O momento de fala foi um importante espaço de esclarecimento e sensibilização.





sábado, 26 de agosto de 2023

O Papel da Juventude como protagonista na luta contra o Tráfico de Pessoas


Mais do que uma simples aula, o segundo encontro de formação da do Curso “Juventudes Cuidadoras da Vida”, foi um profundo momento de sensibilização diante da cruel realidade do tráfico de pessoas e uma convocação para que a juventude assuma um papel vital na luta de prevenção e enfrentamento a esse crime moderno.

O encontro online reuniu participantes de norte a sul do Brasil e teve como tema: “O Papel da Juventude como protagonista na luta contra o Tráfico de Pessoas”.

A tarde de estudo foi brilhantemente assessorada por Graziella Rocha, doutora em política Social, especialista no desenvolvimento de políticas de combate ao tráfico de pessoas e o trabalho análogo ao escravo. Coordenadora de projetos na Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad).


A assessora afirmou: “A luta contra o tráfico de pessoas envolve abordagens multidisciplinares para prevenir essa prática, proteger as vítimas e punir os responsáveis por esse crime terrível.”

E afirmou ainda: “O tráfico de pessoas representa uma ameaça particularmente grave para os jovens, devido à vulnerabilidade inerente a essa fase da vida. Jovens frequentemente estão em busca de oportunidades, independência e autodescoberta, o que os torna alvos para traficantes que exploram essas aspirações legítimas de maneiras nefastas”.

O grupo avaliou o encontro como positivo, provocador e enriquecedor. O próximo encontro será no dia 02 de setembro e terá como tema: “Uso das mídias digitais na prevenção ao Tráfico de pessoas”.






sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Curso capacita jovens para o enfrentamento ao tráfico de pessoas


Iniciado a série de seis encontros, a Rede Um Grito Pela Vida promoveu no sábado, 19 de agosto, o primeiro encontro do Curso “Juventudes: cuidadora da vida!”.

Mais de 30 participantes estiveram online para conhecer a história e o entrelaçamento das redes de prevenção e enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil, América Latina e no Mundo, bem como os conceitos básicos dessa modalidade de crime moderna.

O encontro foi assessorado pela Irmã Eurides Alves de Oliveira, ICM, uma das fundadoras da Rede Um Grito Pela Vida, que descreveu todo o histórico de sensibilização e construção da luta profética da Vida Consagrada no enfrentamento ao tráfico de pessoas.


O Curso é uma iniciativa da Rede Talitha Kum, em parceria com a Rede Um Grito Pela Vida, visando capacitar jovens estudantes do ensino médio e universitários, como agentes multiplicadores da prevenção contra o tráfico de pessoas.

Vale ressaltar que a atividade formativa é uma ação classificada como prioridade para a missão da Rede, descrita como o item 1 para os anos 2023-2025.

O próximo encontro acontece no sábado, 26 de agosto, com o tema “O papel das Juventudes como protagonista na luta contra o Tráfico de Pessoas”.





Rede presente no seminário continental Tráfico de Pessoas e Migração na América Latina e no Caribe


Como rede entre redes, e fortalecendo a luta pela vida na América Latina e Caribe, a Rede Um Grito Pela Vida representou o Brasil no Seminário “Tráfico de Pessoas e Migração na América Latina e no Caribe”, promovido pela CLAR e as comissões de Religiosos Contra o Tráfico de Pessoas e de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Deslocados.

O evento aconteceu na Guatemala e teve como lema: “Vi a opressão do meu povo, notei o seu sofrimento e desci para libertá-lo”. (Ex 3, 7-8).

O evento teve o objetivo de identificar o problema do tráfico de pessoas na migração forçada, que ocorre na América Latina e no Caribe, a apontar ferramentas para responder aos desafios de promover uma cultura de cuidado, proteção, promoção, restauração da dignidade do migrante/refugiado e das pessoas afetadas pelo tráfico, através do trabalho em redes de solidariedade. 

O Brasil se conecta a essa rede de esperança e luta através da Rede Um Grito Pela Vida. Irmã Isabel Do Rocio Kuss, Coordenadora Nacional da entidade, participou do evento e levou a contribuição do trabalho brasileiro no contexto continental.

Além do Brasil, estavam representados: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e República Dominicana. 

“As vozes das vítimas marcam o caminho a seguir”.








quinta-feira, 24 de agosto de 2023

PR: Rede assina protocolo de intenção para atendimento às vítimas do tráfico de pessoas


A Rede Um Grito Pela Vida, Núcleo de Curitiba, celebrou assinatura de Protocolo de Intenção com o Governo do Estado do Paraná, via Secretaria de Justiça e Cidadania, para atendimento às vítimas do tráfico de pessoas.

A assinatura do documento aconteceu no último dia 16 de agosto, no Palácio Iguaçu, sede do executivo estadual, e contou com a presença do Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

Irmã Marfiza Marcelino, sdp, assinou o documento pela Rede Um Grito Pela Vida e destacou a presença do núcleo:

“É amor e disponibilidade. Participamos de todos os espaços. É uma missão que procuro corresponder todos os dias”, afirma.

O documento prevê a capacitação para atendimento às vítimas, desde a denúncia e o resgate até o acompanhamento continuado, baseado no “Protocolo de Fluxo de Atendimento a Vítimas de Tráfico de Pessoas”, produzido pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-PR), do qual a Rede Um Grito Pela Vida faz parte.

“A partir dessa assinatura, estamos formalizando parcerias que já acontecem há muitos anos com essas OSCs, que realizam o atendimento e acolhimento das vítimas, inclusive com recâmbio delas para os seus estados de origem e suas famílias de forma célere”, afirmou Silvia Xavier, coordenadora do NETP-PR

O reconhecimento à Rede Um Grito Pela Vida no Paraná confirma aquilo que a entidade elegeu como uma das cinco prioridades: a incidência política. Somente com essa ação é que se pode assegurar a presença profética em espaços como comitês e fóruns com poder de construção de políticas públicas de prevenção e combate ao tráfico de pessoas.

No Paraná, as denúncias podem ser feitas junto ao NETP-PR por meio do telefone (41) 3210-2778 ou do e-mail nucleoetp@seju.pr.gov.br; pelos canais Disque 100 e Ligue 180, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania; Disque-Denúncia 181 da Polícia Civil do Paraná; ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e junto à Polícia Federal pelo e-mail direitoshumanos@pf.gov.br.

Fotos: Gilson Abreu/AEN

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Articuladoras da Região Amazônia em encontro

A defesa da vida no centro da nossa articulação. Na segunda-feira, 07 de agosto, aconteceu a terceira reunião das referenciais da Região Amazônica da Rede Um Grito Pela Vida. Em pauta, a partilha das atividades realizadas ao longo do mês de julho, que teve como motivação o Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O encontro online também motivou para a participação do curso "Juventudes: cuidadora da vida!", formação promovida pela Talitha Kum. Juntas, fortalecidas e integradas, em favor da vida!


quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Mobilização em Curitiba (PR)


Tráfico de pessoas é real  e precisa ser enfrentado!

Na semana do Coração Azul e  Dia Mundial do Combate Trafico de Pessoas, nos dias 29 e 30 de Julho, a Rede Um Grito Pela Vida,  Núcleo do Regional de Curitiba,  realizou ações na Paróquia Santo Antônio, na cidade de  São José dos Pinhas. 

Na paróquia, a participação nas celebrações levou mais informação e esclarecimento à comunidade eclesial. A Irmã Ilva Maria fez a reflexão e conduziu esta ação com os jovens nas comunidades. 

Enfrentar o Tráfico de Pessoas É o nosso compromisso.