segunda-feira, 31 de julho de 2023

Participe do curso "Juventudes: cuidadora da vida!" | Formação sobre o Tráfico Humano


Iniciativa da Rede Talitha Kum, em parceria com a Rede Um Grito Pela Vida, promoverá o Curso “Juventudes: cuidadora da vida!”. O curso acontecerá aos sábados, das 17 às 19h, horário de Brasília, via plataforma Zoom.

Objetivo

Capacitar jovens estudantes do ensino médio e universitários, como agentes multiplicadores da prevenção contra o tráfico de pessoas.

Destinatários

Jovens entre 18 a 35 anos
Jovens que trabalhem em consonância com os núcleos da Rede um Grito  pela Vida Brasil.

Cronograma e Conteúdo

Dia 19 de agosto 2023 - Identidade das Redes Talitha Kun e Um Grito pela Vida e Fundamentos e conceitos do Tráfico de Pessoas

Dia 26 de agosto de 2023 - O papel das Juventudes como protagonista na luta contra o Tráfico de Pessoas

Dia 02 de setembro de 2023 - Uso das mídias digitais na prevenção ao Tráfico de pessoas

Dia 09 de setembro de 2023 - Ações concretas frente ao Tráfico de Pessoas

Dia 16 de setembro de 2023 - Pressupostos para elaboração do Projeto de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas.

Dia 21 de outubro de 2023 Celebração de Encerramento e Certificações.

Inscrições via formulário. Clique aqui e acesse





Dia Internacional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – O compromisso continua

No dia 30 de julho, paramos para fazer memória do “Dia Internacional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Data esta, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, com objetivo de estimular a conscientização, quanto à situação de milhares de vítimas deste crime hediondo, muito pouco visibilizado que atinge mais de 40 milhões de pessoas no mundo todo.

Mas o que é mesmo o tráfico de pessoas? E quem são suas principais vítimas?

Segundo o Protocolo de Palermo o Tráfico de Pessoas é caracterizado pelo “recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso de força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber benefícios ou pagamentos para obter consentimento para uma pessoa ter controle sobre a outra, para propósito de exploração”. Também se enquadra nesta lista o trabalho forçado, casamento servil, adoção e tráfico de órgãos.

Por incrível que pareça, o tráfico de seres humanos fatura, por ano, mais de 150 bilhões de dólares em todo mundo. Só perde para o tráfico de drogas e de armas.  Por isso, o desafio é grande e nos pede uma destemida resposta profética missionária, como cristãos e cristãs e pessoas de boa vontade.

Esta data que ora lembramos foi criada para conscientizar a população global sobre a temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e tráfico de drogas.


O tráfico de pessoas com a finalidade de exploração sexual é pouco falado no Brasil e no mundo, dificultando ainda mais o levantamento de dados que poderiam ajudar a evidenciar a dimensão do problema, para assim, conseguirmos combater efetivamente. Pelos dados que temos, em especial pelo relatório do UNDOC (Escritório das Nações Unidas sobre drogas e crimes), 70/% das vítimas são mulheres e destas, uma em cada três, é menor de idade. A estimativa trazida é que 700 mil mulheres sejam traficadas por ano no mundo.  Segundo o relatório, o Brasil está entre os países da América do Sul com maior incidência de casos de tráfico de pessoas, o que muito nos inquieta, como Rede Um grito pela Vida, que é formada por Religiosas/Religiosos, leigas e leigos comprometidos na defesa da vida e da dignidade da pessoa humana. 

Diante desta triste realidade somos interpeladas/os, pelo Papa Francisco, a ampliar alianças intercongregacionais para nos fortalecer profeticamente e criar mecanismos de ações preventivas e de acolhimento em prol da vida ameaçada e ferida das pessoas traficadas e violentadas em seus direitos. 

O trabalho em rede nos possibilita a ensaiar passos de encarnação em novos espaços sociais, políticos e teológicos. Com o lema “Enfrentar o tráfico de pessoas é nosso compromisso”, procuramos desenvolver um conjunto de atividades de: 

Sensibilização e informação com grupos de jovens, adolescentes, priorizando os que se encontram em situação de vulnerabilidade, lideranças comunitárias, agentes de pastorais e outros.

Procuramos organizar grupos de reflexão e estudos, rodas de conversas, debates, aprofundando as causas e situações que favorecem como: questões de gênero, violência, modelo de desenvolvimento, grandes construções e projetos, grandes eventos, hedonismo midiático, desemprego, corrupção, impunidade e outros.

Procuramos capacitar multiplicadores/as visando ampliar a ação de enfrentamento ao tráfico de pessoas, principalmente para fins de exploração sexual.

Procuramos sempre que possível participar de mobilizações sociais e políticas de incidência na definição e efetivação de políticas públicas de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Entendemos que somente unindo forças entre nós e com outros organismos competentes da sociedade e do poder público poderemos avançar em ações significativas para combater esse crime vergonhoso em pleno século 21!   Lançamos o apelo para que mais religiosos/as e leigos venham somar conosco nesta nobre missão de prevenir, acolher, defender e proteger a vida!   Juntem-se a nós? !                                                    

 “Não nos cansemos de fazer o bem” ( Gl 6,9)

Irmã Cirley Covatti
Pela coordenação nacional


Núcleo de João Pessoa participou de mobilizações


Mobilizada  e comprometida com  a prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas, a Rede um Grito Pela Vida, Núcleo de João Pessoa (PB), participou de diversas ações na semana alusiva ao 30 de julho – Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Dentre as ações destacam-se ações de panfletagem e participação em eventos da Igreja e da sociedade civil, como, por exemplo, o Seminário do Ministério Público do Trabalho, intervenção na rodoviária estadual e no encontro da Pastoral da Criança da Arquidiocese da Paraíba.







Recife: Rede participa de worksho no Tribunal Regional do Trabalho


Na semana do Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Rede Um Grito Pela Vida, Núcleo de Recife, marcou presença no workshop realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho, TRT6. No compromisso que nos une, somar forças e criar pontes é fundamental para erradicar o tráfico humano.







Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Enfrentar o Tráfico de Pessoas é uma luta diária de toda a sociedade. Por isso, nesse dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, é importante reafirmar nosso grito pela vida, liberdade, dignidade e cidadania plena! Confira a mensagem da Coordenação Nacional.

Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado. Basta! Denuncie! Disque 100!

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Tráfico Pessoas existe


Tráfico Pessoas existe - 30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, um tema que precisa ser pautado na sociedade. Todos os anos os relatórios apontam o número crescente de pessoas em situação de trabalho escravo contemporâneo, homens e mulheres submetidos à exploração sexual, pessoas sendo vítimas do contrabando de migrantes e outras formas desse crime perverso. A Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH), da CNBB, e as demais redes de luta contra o tráfico humano, como a Rede Um Grito Pela Vida, durante todo o ano é presente no enfrentamento destas violações para proteger vidas e reivindica com frequência o Estado brasileiro as políticas públicas efetivas que possam inibir esse crime.


No dia 30 de julho, participe e vamos juntos fortalecer o enfrentamento ao tráfico de pessoas em todo o mundo. Divulgue o cartaz, convide sua comunidade, organizações e amigos para refletir sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Divulgue o cartaz, convide sua comunidade, organizações, coletivos e amigos para refletir sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Para baixar e imprimir o cartaz e roteiro clique nos links: *Cartaz para impressão*

*Roteiro/folheto para encontro*


quinta-feira, 27 de julho de 2023

Rede Um Grito Pela Vida em Sobral (CE)


Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado. Basta!

30 de julho é Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Irmã Santana Filha de Santana, que atua na Rede Um Grito Pela Vida em Sobral (CE), alerta para o combate e reflexão sobre esta realidade no Brasil. 

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado. Basta!


30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Irmã Santina Perin, que atua na Rede Um Grito Pela Vida em Manaus (AM), alerta para o combate e reflexão sobre esta realidade no Brasil.

Núcleos em Movimento!


O Núcleo de Manaus, da Rede um Grito pela Vida, participou no dia 24 de julho, da Intervenção Social e Abertura da Semana do Coração Azul, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - Manaus/AM.

A iniciativa promoveu ação de informação e conscientização com a distribuição de material informativo aos passageiros, passageiras e à classe trabalhadora do local.














sábado, 22 de julho de 2023

15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base


A Vida Religiosa Consagrada marca presença profética no 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, que acontece na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, no Mato Grosso.

Na alegria do encontro, do fortalecimento da missão, da profecia e num forte clima sinodal, somamos com as diferentes forças vivas da Igreja e da sociedade, na construção do Reino de Deus já aqui na terra.

E nesse sentido, a Rede Um Grito Pela Vida -  integrantes dos diversos núcleos, referenciais regionais e Irmãs que estão na coordenação nacional  - participam do intereclesial trazendo os desafios e as esperanças presentes na luta do enfrentamento e erradicação ao Tráfico de Pessoas. 

CEB's-Igreja em saída na busca de vida plena para todos e todas.
"Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra" (Is 65,17)

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Formação sobre tráfico de pessoa foi realizada em Curitiba (PR)


O mês de julho é dedicado à Campanha Coração Azul. Dia 30 de Julho, vivenciamos o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas. 

Tendo presentes as motivações dessas datas, o Núcleo da Rede Um Grito pela Vida do Regional Curitiba-PR, realizou, no dia 15 de julho, na Paróquia Santo Antônio, São José dos Pinhais-PR, com apoio do Pároco, Pe. César A. C. de Barro,sds uma tarde de formação para as Lideranças Pastorais da referida Paróquia com o objetivo de conscientizar, alertar e orientar sobre o Tráfico de Pessoas.


Irmã Marfiza M. Silva, SDP Coordenadora Referencial Sul II, fez assessoria com o tema: TRÁFICO HUMANO, DESPERTE PARA ESTA REALIDADE. Participaram, também, pela RUGPV, as irmãs Ilva Maria Ogliari,sds e Vilma de Oliveira,osc. Foi uma tarde rica e iluminadora com oração, partilhas, debates, teatros, testemunhos e esclarecimentos de várias questões. As(os) participantes trouxeram lanches para serem partilhados com todos. Ir. Ilva Maria,sds fez todo o processo de organização com a equipe de jovens e lideranças da comunidade.  

Participaram do encontro sessenta e duas pessoas. Alguns jovens, crianças e adultos tiveram uma participação especial encenando situações de tráfico humano, evidenciando o sofrimento que atinge a tantos, gerando dor, humilhação, exploração e morte. 







Precisamos somar forças e dizer “BASTA!” a esse crime. A vida humana não pode continuar sendo vítima do tráfico, motivado pela ganância, pelo lucro e egoísmo de redes nacionais e internacionais que destroem os sonhos e a vida de milhares de pessoas. 

"Um grito pela vida, tão sofrida, quero ouvir! Milhares de outras vozes, solidárias, vão se unir! Não mais o trabalho escravo! Não mais a exploração! No grito, a dor e o pranto do canto-libertação!” 

Santa Bakita, padroeira das pessoas vítimas do tráfico humano, rogai por nós! 







--
Por: Ir. Ilva Maria Ogliari

Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado

 


30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Irmã Michele da Silva, que integra a Rede um Grito pela Vida em Manaus (AM) alerta para o combate e reflexão sobre esta realidade no Brasil.

Redes para enfrentar o tráfico de pessoas


A Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH) da CNBB durante todo o ano se une aos parceiros que formam a Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A igreja junto às organizações da sociedade civil, proporciona formação, denúncias e relatórios anuais dos quais geram incidências políticas. Além das ações a Rede participa das preposições e colabora na construção de ferramentas junto ao poder público no combate ao crime do tráfico de pessoas.  

Divulgue o cartaz, convide sua comunidade, organizações, coletivos e amigos para refletir sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Para baixar e imprimir o cartaz e roteiro clique nos links:  


Cartaz para impressão

https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1tTzWDOgaoYKGtwDLuVJMRw6_JusQ05Ps 


Roteiro/folheto para encontro

https://drive.google.com/drive/u/2/folders/19FEYeapSjce4qRQDQ-xnoIIUH18rB_PH 


Sugestões de materiais para encontro https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1cywECJGzB7dYXQ2Ub1yeIVHByE2GaB5s 


#TráficodePessoas   #CEETH   #CNBB   #humantrafficking   #prayfortheworld #denunciedisque100



Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado

O dia 30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Irmã Michele da Silva, que integra a Rede um Grito pela Vida em Manaus (AM) alerta para o combate e reflexão sobre esta realidade no Brasil.


Coordenação Regional Sul 2


As coordenações da Rede Um Grito Pela Vida - Regional Sul II reuniram-se neste mês de julho para compartilhar olhares, experiências, retomar planejamento e alinhar suas ações as propostas e orientações pela coordenação nacional.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Pessoas Trans também são vítimas do Tráfico de Pessoas


As vítimas do Tráfico de Pessoas passam despercebidas e quando se trata da identificação do perfil, as pessoas trans são ainda mais invisibilizadas. As pesquisas nacionais e internacionais ainda não apontam de forma clara o enfrentamento do tráfico de pessoas para esse grupo social. Mesmo tendo a dimensão da complexidade em analisar o perfil das vítimas do tráfico, é importante frisar que não importa o quantitativo, mas quem e onde essas pessoas estão sendo vítimas do Tráfico de Pessoas para exploração sexual ou trabalho análogo a escravidão. 

O aliciamento ocorre da mesma forma que outras modalidades do tráfico de pessoas. Falsas promessas de melhores condições de vida, ofertas de salários altos e em outras situações as vítimas recebem propostas de moradia. 

É importante conhecer, buscar informações para enfrentar essa realidade que está muito próxima de nossas comunidades. A vulnerabilidade socioeconômica das vítimas do tráfico de pessoas é indicada como um dos maiores fatores de risco, por esta razão o Estado precisa priorizar a busca de dados dessas pessoas. 

Divulgue o cartaz, convide sua comunidade, organizações, coletivos e amigos para refletir sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Para baixar e imprimir o cartaz e roteiro clique nos links:  

Cartaz para impressão
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1tTzWDOgaoYKGtwDLuVJMRw6_JusQ05Ps 


Roteiro/folheto para encontro
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/19FEYeapSjce4qRQDQ-xnoIIUH18rB_PH 


Sugestões de materiais para encontro
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1cywECJGzB7dYXQ2Ub1yeIVHByE2GaB5s 



#TráficodePessoas   #CEETH   #CNBB   #humantrafficking   #prayfortheworld #denunciedisque100

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado. Basta!

30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Francisco Souza, Agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Sobral (CE) alerta para o combate e reflexão sobre esta realidade no Brasil. 



terça-feira, 11 de julho de 2023

Modalidades do Tráfico de Pessoas


O crime do Tráfico de Pessoas é complexo e as modalidades são dinâmicas, o que dificulta a identificação das vítimas. A internet tem sido a janela dos aliciadores e utilizam as redes digitais e de mensagens para abordar as vítimas com falsas promessas. As finalidades dos criminosos é atrair as vítimas para o trabalho escravo, exploração sexual e remoção de órgãos. É importante lembrar que nestas modalidades as vítimas podem ser homens, mulheres, crianças, adolescentes e pessoas trans. 

Estes crimes na maioria das vezes passam despercebidos, mas é importante frisar que estas ações envolvem graves violações de direitos humanos. Refletir sobre o Tráfico de Pessoas é importante para fazer valer direitos existentes e garantir novas políticas públicas para enfrentar essa chaga que assola a humanidade. Informação e formação é o primeiro passo. 









Divulgue o cartaz, convide sua comunidade, organizações, coletivos e amigos para refletir sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Para baixar e imprimir o cartaz e roteiro clique nos links:  

Cartaz para impressão
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1tTzWDOgaoYKGtwDLuVJMRw6_JusQ05Ps 

Roteiro/folheto para encontro
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/19FEYeapSjce4qRQDQ-xnoIIUH18rB_PH

Sugestões de materiais para encontro https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1cywECJGzB7dYXQ2Ub1yeIVHByE2GaB5s 


quinta-feira, 6 de julho de 2023

Concluída a formação de jovens líderes na América Latina


A formação iniciada em abril para jovens líderes de Rede Talitha Kum na região da América Latina e Caribe foi concluída no último dia 24 de junho. A atividade fortalece as redes em sua missão de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas.

No total, 40 jovens lideranças de oito nacionalidades que integram as redes na Colômbia, México, Bolívia, Equador, Peru, Argentina, Brasil e Uruguai participaram do curso formativo.

O Brasil foi representado pela Irmã Michele da Silva, ICM, referencial da Região Amazônia da Rede Um Grito Pela Vida.

A maioria dos participantes são jovens universitários, e alguns já estão participando de atividades de conscientização e acompanhamento de vítimas ou grupos de risco de tráfico. A formação criou um espaço/plataforma de encontro e networking para os jovens da região.

Após a formação, os jovens iniciam a fase de implementação dos planos de ação antitráfico humano em vários projetos de prevenção em seus países.


quarta-feira, 5 de julho de 2023

Intervenção social leva conscientização em Itacoatiara


Nas Festa dos Bois Garantido e Caprichoso, a Rede Um Grito Pela Vida atuou em favor da dignidade humana. Na Prelazia de Prelazia de Itacoatiara, uma parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa, Comissão Pastoral da Terra e da Cáritas promoveu uma intervenção social. A atividade aconteceu no dia 29 de junho, no Porto da Cidade. Foi feita uma panfletagem com entrega de material informativo aos moradores e turistas que tinham como destino o Festival Folclórico de Parintins.