terça-feira, 30 de maio de 2023

Rede participa da construção do Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Amazonas


A Rede Um Grito Pela Vida vai participar da atualização do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Atenção a Migrantes, Refugiados e Apátridas promovido pelo Governo do Amazonas. A ação envolverá o poder público e entidades da sociedade civil.

As discussões sobre as mudanças no documento iniciaram na segunda-feira, 29 de maio, durante o Seminário do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Tráfico Humano, realizado Manaus. A Irmã Roselei Bertoldo, ICM participou da mesa representando o Núcleo de Manaus da Rede Um Grito Pela Vida. Também participou do evento a Irmã Michele da Silva, ICM. Outras 44 entidades que trabalham com a causa participarão da elaboração do documento.

A partir dos resultados dos debates que serão promovidos, a expectativa da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) é tirar do papel a terceira versão do plano e, em paralelo, ativar o Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Atenção aos Refugiados e Migrantes. O comitê será composto pelos mesmos atores participantes da atualização do plano.

A participação neste importante fórum é a concretização da “Prioridade 3”, da Rede Um Grito Pela Vida, que versa sobre a “Incidência Política”. Este item destaca que a RUGPV deve assegurar nossa presença profética em espaços de incidência política (comitês, fóruns, mobilizações) e ter uma participação ativa na construção das políticas públicas.



segunda-feira, 29 de maio de 2023

Rede Um Grito Pela Vida na Festa de Pentecostes


Um dos maiores eventos religiosos de Manaus (AM), a Festa de Pentecostes reuniu mais de 50 mil fiéis no Sambódromo da cidade para celebrar a vinda do Espírito Santo. A Celebração Eucarística, presidida pelo cardeal arcebispo Dom Leonardo Steiner, teve como tema: “Espírito Santo, ajuda-nos a repartir.”

No compromisso com a fé que liberta, promove e defende os mais vulneráveis, a Rede Um Grito Pela Vida marcou presença no evento. Como estamos no mês de maio, as integrantes da Rede levaram a Campanha “Faça Bonito” – contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Foi entregue material informativo a quem foi ao sambódromo.





quarta-feira, 24 de maio de 2023

Roteiro Orante para o mês de maio: Pela vida das crianças e adolescentes


Está publicada a edição mensal do Roteiro Orante da Rede Um Grito Pela Vida. Em maio, a intenção de oração e reflexão é voltada para a causa das crianças e adolescentes, especialmente as que são vitimadas pelo abuso e a exploração sexual. O texto foi elaborado pela Irmã Denise Morra, referencial da Região Nordeste.

Reze com a sua comunidade, em família, nos grupos de base. Missão e oração. Compromisso e vida!

Clique aqui e baixe

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Cuiabá (MT): Estudantes participam da Campanha Faça Bonito


Em Cuiabá, a Campanha Faça Bonito foi para dentro da sala de aula. A ação foi desenvolvida no dia 18/05, na Escola Estadual de Ensino Fundamental "Maria Auxiliadora", nos dois períodos, envolvendo 490 adolescentes. Em parceria com as/os multiprofissionais do CREAS, CRAS, CT e educadores/as da Escola, os/as adolescentes acompanharam as atividades propostas, de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Ao final, foram convidados a expressarem suas dúvidas ou anseios utilizando a "caixinha de perguntas". Chamou a atenção dos animadores, a grande participação dos adolescentes. A Ir. Maria de Nazaré G. de Lima,fma animadora regional da Rede "Um Grito Pela Vida", juntamente com outros educadores e educadoras da Escola Maria Auxiliadora, no cotidiano das atividades de reflexão e momentos de espiritualidade, dão continuidade ao assunto, enfatizando o valor da vida, a importância da resiliência, do desenvolvimento humano e integral. Esta atividade acontece em parceria também com o serviço social, que amplia as atividades com as famílias.

Mais missão

Em Mato Grosso, além de Cuiabá, a Rede Um Grito Pela Vida, em parceria com a Pastoral Da Mulher Marginalizada (PMM), está articula a missão de defesa da vida nas Dioceses de Rondonópolis e em Cáceres.





Audiência pública em Cuiabá

Na quinta-feira, 18/05, o Núcleo de Cuiabá da Rede Um Grito Pela Vida participou da audiência pública que debateu o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado na Controladoria do Estado de Mato Grosso e foi promovida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas,  Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e vários  órgãos e  entidades.

A abertura foi feita pelo Instituto de Arte e Música, um projeto social do Governo de Mato Grosso. Depois que todos os presentes da mesa, tinham falado sobre a importância e urgência do cuidado das nossas crianças e adolescentes, foi firmada uma Carta  Compromisso assinada pelas autoridades presentes,  para ser entregue ao Governador do Estado sobre o cuidado para com as Crianças e Adolescentes. Alunos de uma Escola também estiveram presentes. 

Da Rede um Grito pela Vida, estiveram presentes ao evento: Ir. Vera Lúcia Altoé, Arlete Aparecida da Silva Benitz e Ir. Cleofa Marlisa Flach  além de outros parceiros da missão


Mobilização em Recife (PE)


Todo mundo ocupando as ruas na defesa da vida das crianças e adolescentes. Foi assim que a Rede Um Grito Pela Vida – Núcleo de Recife participou das mobilizações da Campanha Faça Bonito. Em parceria com a Casa Herbert de Souza, e apoiado por lideranças e pela criançada, a mensagem contra o abuso e a exploração sexual ecoou pelas ruas da cidade.






Varal Faça Bonito em Curitiba (PR)

Evangelho e o compromisso com a vida – foi nesse espírito que a Rede Um Grito Pela Vida – Núcleo de Curitiba (PR) promoveu mobilização da Campanha Faça Bonito – contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

No domingo, 21 de maio, nas Paróquias Nossa Senhora da Guia e Nossa Senhora da Cabeça, as integrantes montaram o Varal Faça Bonito, como ação de esclarecimento e prevenção a esse tipo de crime. 

Os fiéis foram abordados com material informativo. A intervenção social foi bem acolhida pelas comunidades.






Campanha Faça Bonito em Teresina


Proteja crianças e adolescentes da violência e exploração sexual!

Confira alguns registros do manifesto alusivo ao 18 de Maio - Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual, promovido em Teresina-PI.

O evento foi realizado pelo Comitê Piauiense e uniu instituições da sociedade civil e do poder público, incluindo o Centro da Juventude Santa Cabrini e a Rede Um Grito pela Vida.

Por Araceli, Cecília, Marias e todas as vítimas de violência exploração sexual! Não finja que não vê. Não finja que não existe! Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime! Denuncie!!!





sexta-feira, 19 de maio de 2023

Campanha Faça Bonito em Anori (AM)


A  Rede Um Grito Pela Vida - Núcleo Anori (AM) encampou ações da Campanha Faça Bonito. As integrantes fizeram ações de panfletagens e palestras em escolas como forma de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação formativa atingiu 362 alunos.


Sobral (CE): "Café Debate" aborda o problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Na manhã do dia 17/05, o município de Sobral realizou um Café Debate com a Rede de Proteção Social e com o Sistema de Garantia de Direitos (Conselho Tutelar) para discutir ações de prevenção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de fortalecer o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de violência. Contou também com representantes da Rede um Grito pela Vida. A ação faz parte da agenda intersetorial acerca da Campanha Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de Maio. A Rede Um Grito Pela Vida apoiou o evento.


Campanha Faça Bonito em Sobral (CE)

Núcleo de Sobral – CE – Às vésperas do dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - o coordenador do CREAS, Jean Ávila e Maria das Dores Malheiros (Núcleo da Igualdade Racial da Coordenadoria dos Direitos Humanos), ambos membros da Rede um Grito pela Vida, concederam entrevista ao Programa Cidade 97, com Hernanes Linhares, na rádio Voz FM sobre as ações do município de Sobral acerca da prevenção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em alusão ao Dia 18 de Maio. 

Na pauta, o Maio Laranja - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião fez-se um chamamento para a sociedade se envolver nas agenda de prevenção em pauta. Foi lembrado também os inúmeros casos de tráfico de pessoas, entre elas, mulheres e crianças tão presentes na atualidade e os esforços empenhados pela Rede de Proteção Social e o apoio da Rede um Grito pela Vida.



Campanha Faça Bonito em Barbacena (MG)

Dia 18 de maio, na Cidade de Barbacena /MG, aconteceu o primeiro ato na luta contra o Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma parceria da Rede um Grito pela Vida e juntamente com o Conselho tutelar de Barbacena, CRAS,CREAS e a Casa da Mulher. E o núcleo Barbacena também fez uma ação da Campanha #FaçaBonito em conjunto com duas integrantes da Criminalidade e mediação de Conflitos do Governo de Minas Gerais.





Em Brasília, Irmãs participam de evento da Campanha Faça Bonito

Em alusão ao Dia Nacional de combate ao Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a CRB Nacional, através das Irmãs Valmi Bohn e Rosa Elena, do Setor Missão e que integram o a Rede Um Grito Pela Vida, participaram do Seminário Nacional “A Proteção de Crianças e Adolescentes e o contexto das violências sexuais na internet”. O Seminário foi realizado no dia 17 de maio.

E no dia 18 de maio, as Irmãs foram ao Palácio do Planalto, sede do governo brasileiro e participaram da cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual de crianças e adolescentes. Inúmeros representantes da sociedade civil e representantes do governo participaram do evento.


Campanha Faça Bonito em Manaus (AM)


Manaus/AM - Foi realizada nesta quinta-feira, 18 de maio, na Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como Praça da Polícia, um ato público “Faça bonito vai à praça” em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A atividade contou com a participação da Cáritas Arquidiocesana de Manaus por meio do Projeto Iça – Ação e Proteção, Rede Um Grito pela Vida e organismos da sociedade civil.

Os dados oficiais apontam que menos de 10% dos casos de violência sexual chegam à política pública, e quando chegam recebem uma ajuda ineficaz. Também há dificuldade no acesso ao acompanhamento psicológico para as vítimas.

Este ano a campanha “Faça Bonito” celebra 23 anos de mobilização no país. A data é alusiva ao crime contra Araceli Crespo, uma menina de 8 anos que foi violentada sexualmente e assassinada em Vitória, no Espírito Santo, em 1973. O crime não solucionado completa 50 anos.

Ao longo da semana, o Núcleo de Manaus promoveu outras ações em escolas e comunidades.

























Fonte: Rádio Rio Mar