quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Mobilização em Porto Velho (RO)


08 de fevereiro é o Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas e a Memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita. Em 2024, o tema de reflexão é: “Caminhar com dignidade: Escutar, Sonhar, Agir”.

Neste dia, o Núcleo de Porto Velho se reuniu para celebrar e refletir sobre a realidade do tráfico de pessoas e tudo o que está ligado a esse projeto de injustiça e anti-reino.

O nosso encontro de mulheres e jovens, de várias faixas etárias, e representantes de quatro paróquias e quatro congregações (Irmãs de Jesus Crucificado, Combonianas, Franciscanas do S.C. de Jesus e Irmãzinhas de Madre Paulina) reservamos nosso tempo para juntas orar, refletir e reafirmar o nosso compromisso com a vida e com a causa dos mais vulneráveis.

Foi um momento singelo, mas carregado de sentido e compromisso com a vida.




sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Ceará: Momento de Oração pelo Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas

No dia 8 de fevereiro, o Núcleo SIT - Sobral, Itapipoca e Tianguá, da Rede Um Grito pela Vida promoveu o momento de oração e reflexão em comunhão com Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. O evento ocorreu no Bairro Terrenos Novos, em Sobral, Ceará, reunindo 40 jovens participantes do Projeto Social “Vida nas Teias da Cultura.”

O evento, marcado por momentos de oração, cânticos e celebração, foi um testemunho da solidariedade  e de motivação para ações de defesa da vida e da dignidade humana. Entre as preces, uma especial menção foi feita a Santa Bakhita, padroeira dos jovens vítimas do Tráfico Humano.

O evento refletiu a união de esforços para enfrentar que deve ser assumido por toda a comunidade para erradicar as múltiplas formas de tráficos de pessoas.

Essa iniciativa representa um passo significativo na conscientização e mobilização da sociedade na luta contra o tráfico de pessoas.









Rede Um Grito Pela Vida em Lagarto (SE)



Em ação de mobilização e conscientização, a Rede Um Grito Pela Vida, Núcleo de Lagarto, Sergipe, celebrou o Dia de Oração e Reflexão sobre o Tráfico de Pessoas durante a Missa na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.

Ao final da celebração, aas integrantes da Rede compartilharam uma importante mensagem de defesa da vida com a assembleia de fiéis, inclusive com o relato de um caso de uma jovem que morreu após ser explorada. O relato causou comoção.

A celebração foi concluída com a Oração à Santa Bakhita.




terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Confira a programação para a Jornada de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas


No dia 8 de Fevereiro junte-se a nós na Peregrinação Online de Oração e Conscientização contra o tráfico de pessoas.

O Horário do card é o de Roma. No horário de Brasília, a transmissão começa às 5h30min, com transmissão em português no link  abaixo

Mobilização do Núcleo de Porto Velho


O Núcleo de Porto Velho (RO) da Rede Um Grito Pela Vida, convida para a Celebração em Memória Litúrgica de Santa Josefina Bakhita e 10º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.

A celebração será no dia 08 de fevereiro, às 17h30, na Comunidade São Sebastião, no  Rua Cecília Meireles, 5442 - Bairro São Sebastião I.

Em 2024, a jornada Mundial de Oração tem como  “Caminhando pela dignidade” –  e o lema: “Ouvir, Sonhar e Agir” enfatiza o compromisso com o “Chamado à Ação”, expresso pelos representantes internacionais dos jovens, reunidos em Roma em Fevereiro de 2023.

O objetivo principal deste Dia é criar promover uma maior conscientização sobre o Tráfico de Pessoas, diante de um cenário de violência e a injustiça generalizadas que afetam inúmeras vidas, oferecendo também alternativas viáveis para a erradicação desta violência! 

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Mobilizações em Goiânia


A mobilização da Semana do Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas já está pelas ruas de Goiânia (GO).

Na primeira atividade, realizada na tarde desta segunda-feira, 05 de fevereiro, aconteceu uma linda celebração alusiva à Santa Josefina Bakhita com grupo de mulheres da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwirges, no Setor Nova Suíça, na capital. Foi um encontro muito fraterno que levou informação e formação para as lideranças da paróquia.

Já na terça-feira, 06, o Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida promoverá um novo encontro com um grupo de mulheres, e à noite, uma nova atividade com o Rotary Clube, com a palestra sobre Tráfico de Pessoas, ministrada por Fabrício Rosa, da Policial Rodoviário Federal.

 

Rede Um Grito Pela Vida presente no encontro da Rede Talitha Kum


A Rede Um Grito Pela Vida participa do encontro mundial que a Rede Talitha Kum promove com as jovens lideranças de todos os continentes do mundo. O evento acontece em Roma, na Itália, e marca a 10ª Jornada de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que será celebrado no dia 08 de fevereiro.

O Brasil é representado pela Irmã Michele Silva, ICM, referencial da Região Amazônia na Rede Um Grito Pela Vida.

O encontro começou no dia 03 e prossegue até o dia 08 de fevereiro. Ao longo dos dias, a formação será guiada pelo tema da Jornada 2024: “Caminhada pela Dignidade: Escutar, sonhar e agir”. Na programação, momentos de estudos, de fraternidade e partilha das ações nas diferentes realidades do mundo mostrarão o rico rosto da Rede Talitha Kum em missão pela vida.



E quem vai a Roma, vê o Papa. O grupo jovem participou do Ângelus com o Papa. A bandeira brasileira e da Rede Um Grito Pela Vida com a imagem de Santa Bakhita tremulou na Praça São Pedro. Ao ver a faixa da Jornada de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, o Santo Padre fez questão de saudar o grupo:

“Saúdo os jovens de tantos países que vieram para o Dia mundial de oração e reflexão contra o tráfico, que será celebrado no dia 8 de fevereiro, memória de Santa Josefina Bakhita, a religiosa sudanesa que foi escrava quando menina. Ainda hoje, muitos irmãos e irmãs são enganados com falsas promessas e depois sujeitos a exploração e abuso. Juntemo-nos todos para combater o dramático fenômeno global do tráfico de seres humanos.”.




Acompanhemos os jovens com a nossa comunhão e oração.








sábado, 3 de fevereiro de 2024

Dom Adilson Pedro Busin convida para a Jornada de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas


Dom Adilson Busin, convida todos/as para celebrar o dia 08 de fevereiro, dia de Santa Bakhita, com oração e reflexão para Caminhar com Dignidade, com atenção para ESCUTAR, SONHAR e AGIR pelas vítimas do tráfico humano e fortalecer o enfrentamento a esta chaga da humanidade. “Santa Bakhita é inspiração para todos nós, ela viveu os sofrimentos das pessoas que são traficadas, a memória litúrgica deste dia afirma a unidade da igreja para rezar e agir para o fim deste mal”. Afirma dom Adilson. 

É importante ressaltar que O tráfico de Pessoas está presente no mundo em muitos aspectos, o tráfico humano é uma manifestação de extrema desigualdade. As modalidades deste crime afetam principalmente os mais pobres do mundo que caem nas armadilhas e aliciamento de pessoas que exploram os vulneráveis para obterem lucro. Santa Bakhita viveu essa realidade no século 19 e o tráfico de pessoas ainda existe e precisa ser enfrentado. 

Acesse o roteiro para o momento de oração e outros materiais de divulgação e participe deste momento importante. Os arquivos estão em formatos para impressão e para divulgação nas redes digitais, basta fazer o download (baixar) imprimir, divulgar e participar. 

 https://cepastcnbb.org.br/roteiro-para-o-dia-mundial-de-oracao-e-reflexao-contra-o-trafico-de-pessoas/ 


Convite: momento de oração e reflexão


A Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH) CNBB, em parceria com a Rede Internacional Talitha Kum, convida as pastorais, comunidades, paróquias, organizações, coletivos e a sociedade brasileira para o dia 08 de fevereiro, dedicar um momento do seu tempo ao Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico Humano. 08 de fevereiro, dia de Santa Bakhita, foi instituído pelo Papa Francisco como memória litúrgica e de compromisso ao tema do Tráfico de Pessoas. 

A Irmã Rose Bertoldo, ICM secretária do Regional Norte 1 que integra CEETH e a Rede Um Grito Pela Vida, reforça o convite junto a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Rede um Grito Pela Vida, Rede Clamor e Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) para refletir o tema proposto neste ano que é “Caminhar com dignidade”:  ESCUTAR, SONHAR e AGIR. 

Acesse o roteiro para o momento de oração e outros materiais de divulgação e participe deste momento importante. Os arquivos estão em formatos para impressão e para divulgação nas redes digitais, basta fazer o download (baixar) imprimir, divulgar e participar. 

 Acesse: https://cepastcnbb.org.br/roteiro-para-o-dia-mundial-de-oracao-e-reflexao-contra-o-trafico-de-pessoas/ 

Fortaleza celebra Jornada de Oração e Reflexão contra o tráfico de pessoas

Na celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada, o núcleo de Fortaleza (CE), da Rede Um Grito Pela Vida, rezou pelas vítimas do Tráfico de Pessoa. A atividade foi realizada durante missa na Igreja Pequeno Grande, no centro da capital cearense.

O momento orante acontece em alusão à 10ª Jornada de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que em 2024, tem como tema: “Caminhar com Dignidade: Escutar, sonhar e agir.”.

“Enfrentar a realidade do Tráfico de Pessoa é um compromisso pastoral, dever social, ação profética. Chamados a escutar os clamores de milhões de pessoas que se encontram neste tipo de escravidão moderna, agir levando esperança, libertação e dignidade. Unidos em oração nos sentimos mais motivadas(os) na missão.”, destacou Ir. Elizabeth Leite Quixabeira, coordenadora do Núcleo.







Núcleo de Curitiba articula ações

Janeiro marca o início de novo ano e de toda a organização da Rede Um Grito Pela Vida em Curitiba (PR). Um encontro online definiu as prioridades do ano e acertou organização interno do núcleo. A Irmã Sirleide, integrante da Coordenação Nacional da Rede participou do encontro.

Na pauta do encontro estava a importância de articular, refletir, trabalhar o tema do enfrentamento do Tráfico de Pessoas, o trabalho integrado na diaconia da missão da Rede Um Grito Pela Vida e as questões inerentes à região sul do Brasil.

O grupo também articulou a participação na Jornada Mundial de Oração de Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, no próximo dia 08 de fevereiro, bem como nas ações de formações promovidas pela rede, em âmbito nacional.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Mato Grosso: Rede Um Grito Pela Vida empenhada na defesa da vida



No Mato Grosso, a Rede Um Grito Pela Vida está empenhada na luta pela defesa da vida. A primeira reunião de 2024 do Núcleo regional foi o momento de reflexão, organização interna, fortalecimento mútuo e planejamento das ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Na ocasião também foram feitos os repasses das ações nacionais: a reunião online sobre a da pesquisa geral da Rede Um Grito pela Vida e seus desafios. Foi feita a entrega do material gráfico que será usado nas intervenções sociais com panfletagem.

Também foi destacada a Jornada de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, no próximo dia 08 de fevereiro. O evento será motivado nas paróquias e comunidades.

Com sentimento de forte unidade, a Rede Um Grito Pela Vida seguirá firme a sua missão no Mato Grosso.