terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Rede CLAMOR realiza Assembleia Geral


A Rede CLAMOR celebra esta semana, de 15 a 17 de fevereiro, sua Assembleia Geral, na qual conta com a presença de 46 pessoas de 20 países da América Latina e Caribe. A Rede Um Grito pela Vida, da Conferência dos Religiosos/as do Brasil,  CRB Nacional, participa do evento com a participação da Irmã Rose Bertoldo, ICM.

Um projeto que inclua todos

Cada dia da Assembleia, que pretende refletir sobre as palavras do Papa Francisco em Fratelli tutti, onde nos diz que "a Cultura do Encontro significa que, como povos, somos apaixonados por tentar encontrar-nos, procurando pontos de contato, construir pontes, projetar algo que inclua todos”, tem um lema que vai marcar o trabalho.

Na terça-feira, dia 15, " Voz de Deus, voz do migrante " marcará o andamento dos trabalhos, que após algumas palavras de boas-vindas do presidente da Rede CLAMOR, Dom Gustavo Rodríguez Vega, a verificação do quórum e uma dinâmica de integração, terá um momento de retiro, que deverá ajudar os participantes da Assembleia a encontrar em Deus a luz que marca o caminho a seguir no trabalho com migrantes e refugiados na América Latina e no Caribe.


Padre Fabio Baggio, secretário da Seção de Migrantes e Refugiados da Santa Sé, apresentará a comunicação “O contexto migratório e seus desafios”. A isto se somará um olhar sobre a realidade do continente latino-americano e caribenho, com os participantes da Assembleia sendo convidados a ouvir testemunhos de vida de migrantes. A partir da apresentação do religioso Scalabriniano e das vozes dos migrantes, será a oportunidade para os participantes fazerem ressoar em grupos o que ouviram. O primeiro dia terminará com a apresentação da nova Caixa de Ferramentas Didáticas da Rede CLAMOR e a celebração eucarística.

“Identidade, Visão, Missão e Estrutura da Rede CLAMOR”

O segundo dia, com o lema "Nosso Ser", começará com uma oração pelas vítimas do tráfico. Neste dia terá lugar o que pode ser considerado o ponto central da Assembleia, a apresentação e aprovação do Documento “Identidade, Visão, Missão e Estrutura da Rede CLAMOR”. Será o momento de apresentar e aprovar os Estatutos, bem como eleger as Equipes de Serviço: Secretaria Executiva, Coordenadores e membros das Comissões de Trabalho, Equipe Dinamizadora e Comitê de Ética. Antes da Eucaristia, o vídeo sobre os Quatro Verbos na Rede CLAMOR será apresentado.

Na quinta-feira 17, último dia da Assembleia, girará em torno de “Nossa Tarefa”. Após um vídeo promocional, Mauricio López, coordenador do Centro de Redes e Ação Pastoral do CELAM, apresentará o trabalho "Desafios da Assembleia Eclesial Latino-Americana e o Sínodo sobre a Sinodalidade e suas implicações para nossa missão", que será seguido por uma ressonância em grupos.

As orientações gerais para a construção do Plano Operacional 2022-2024 e um primeiro contacto para o Plano de Trabalho das Comissões serão realizados neste dia, algo que será apresentado no plenário da Assembleia, onde serão apresentados os acordos alcançados pelas várias comissões. Tudo isto antes da celebração mariana e da Eucaristia com que se encerrará a Assembleia Plenária da Rede CLAMOR.





Arcebispo de Manaus participa de reunião da Rede Um Grito Pela Vida


No primeiro encontro do ano, realizado em 09 de fevereiro, a Rede Um Grito Pela Vida – Núcleo de Manaus/AM – recebeu a visita de cortesia do Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner. A presença do metropolita foi acolhida com alegria, além de ser vista como uma confirmação à missão realizada pela Rede.

“Primeiro encontro do ano de 2022 da Rede Um Grito Pela Vida, com a presença de Dom Leonardo, nosso Arcebispo. Foi um momento de partilha da caminhada da Rede, onde podemos compartilhar sonhos, desafios e esperanças. Seguimos confiante e animadas na missão do cuidado com a vida.”, declarou Irmã Rose Bertodo.

Na oportunidade, o grupo retomou o planejamento do ano, acolhendo as novas integrantes que chegam para somar na missão de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

“Temos um longo caminho e seguimos confiantes” finalizou Irmã Rose.






--
Serviço de Comunicação – comunicargpv@gmail.com


À Bakhita (Afortunada)

À Bakhita (Afortunada) 

Letra e Música:  Ir. Míria T. Kolling, ICM

Rede promoveu ação de conscientização em Manaus/AM


No dia 08 de fevereiro, Memória litúrgica de Santa Bakhita, a Rede Um Grito Pela Vida, núcleo de Manaus-AM, promoveu ação de conscientização e prevenção ao tráfico humano. Ao longo do dia, Irmãs e leigas que integram a entidade, promoveram ação na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecid.

“Rezemos por todas as pessoas vítimas da escravidão, que foram traficadas. Que ela, Santa Bakhita, interceda por nós. Hoje estamos no Santuário de Nossa Aparecida, o dia todo, rezando, dando visibilidade a essa realidade que infelizmente afeta milhares de pessoas no mundo inteiro” disse a Irmã Roselei Bertoldo, ICM.

Em 2022, a Jornada Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas tem como tema: “A força do cuidado – Mulheres, economia, tráfico de pessoas”.










Comunhão em Goiânia


Grupo de mulheres da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, em Goiânia (GO), fez comunhão às iniciativas promovidas no Dia Mundial de Oração e Reflexão  
contra  Tráfico de Pessoas.  O grupo – pequeno, mas forte na luta - reuniu-se para rezar e refletir o tema deste ano: “grupo pequeno e forte na luta para promover a vida em todas as suas dimensões”.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Jornada Mundial de Oração contra o Tráfico de Pessoas é celebrado em Porto Alegre


Porto Alegre celebrou o Dia de Santa Bakhita e a Jornada Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Na terça-feira, 08 de fevereiro, uma missa reuniu religiosas e fiéis no Santuário Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico da capital gaúcha.

A missa foi presidida por Dom Adilson Busin, cs, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e integrante Comissão de Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Também participaram religiosas que integram o núcleo gaúcho da Rede Um Grito Pela Vida, da Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB Rio Grande do Sul. 

Dom Adilson lembrou as palavras do Papa Bento XVI e Papa Francisco que descrevem o tráfico humano como um a “chaga” e “ferida aberta” que afeta milhões de pessoas que se tornam vítimas dessa moderna forma de exploração humana. Destacou o apelo da Igreja para que se enfrente e erradique crime.


O bispo lembrou que Santa Bakhita é a padroeira das pessoas vítimas de tráfico humano porque em vida também foi vítima desse crime. Ao ser entregue ao último patrão, conheceu o Evangelho, tornou-se religiosa e ressignificou todo o sofrimento:

“Olhamos para a figura, a vida e força dessa mulher africana. Bakhita é afortunada. Ela tinha todos os motivos, inclusive psicológicos, para ser uma pessoa triste, magoada. Aos olhos da fé ela ressignificou tudo. Transformou sua história na flor da África. Em exemplo de santidade. Sigamos seu exemplo”, disse.

Em 2022, a Jornada Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas tem como tema: “A força do cuidado – Mulheres, economia, tráfico de pessoas”.












Dom Walmor Oliveira: "Os pobres são as principais vítimas"


08 de fevereiro, Dia Mundial de oração e enfrentamento ao Tráfico Humano, Dom Walmor Oliveira, presidente da CNBB, convida para reflexão. 

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil fez um alerta sobre o número de vítimas do tráfico de pessoas, principalmente mulheres e crianças, as ameaçadas deste crime. 

“A Força do Cuidado: Mulheres, Economia, Tráfico de Pessoas”.

Segundo o Relatório Global do (UNODC) de 2020 sobre Tráfico de Pessoas, as mulheres representam 72% das vítimas. Elas são as mais suscetíveis a exploração de trabalho precário e abusos. No Brasil, com a pandemia da Covid-19, a violência doméstica, a insegurança alimentar e o índice elevado de desemprego, contribuem para o aumento do Tráfico Humano. 

Em razão do tema ser pouco discutido, e até mesmo a dificuldade em reconhecer que seres humanos é uma “mercadoria” de interesses, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfretamento ao Tráfico Humano (CEPEETH), vinculado a CNBB, em parceria com a Rede Internacional de Vida Consagrada Talitha Kum, realizarão dia 08 de fevereiro, o Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas. 


terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Irmãs da Divina Providência em oração pelo Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas

Em Curitiba/PR, as Irmãs da Divina Providência da Província da Santíssima Trindade somam forças e estão em comunhão com o Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas: Em comunidade, as Irmãs rezaram e refletiram o tema deste ano:  "A força do cuidado - mulheres, economia, tráfico de pessoas.” Juntas a favor e em vista da vida.








Live de oração: Dia Mundial de oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas

 

Live de Oração - Dia Mundial de oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas
A força do cuidado. Mulheres, economia e tráfico de pessoas

Participe da live de oração - Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas

 Dia de Santa Josefina Bakhita e Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Confira o convite da Irmã Valmi Bohn, sdp, para a live de oração hoje à noite (19h30min). 


Dia de Santa Josefina Bakhita


Em todo mundo, a Igreja celebra hoje (08/02) o dia de Santa Josefina Bakhita, sudanesa, religiosa e primeira santa da África. Ela foi traficada para fins de trabalho doméstico, por isso, foi declarada padroeira de todas as pessoas vítimas do Tráfico Humano. 

Nesta data, somos chamadas/os à comunhão com o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Neste ano, o tema é “A força do cuidado: Mulheres, economia, tráfico de pessoas”.

De acordo com as estatísticas das Nações Unidas sobre tráfico de pessoas (Relatório Global do UNODC de 2020 sobre Tráfico de Pessoas), mulheres e meninas representam 72% das vítimas de tráfico identificadas e a percentagem de mulheres e meninas aumenta significativamente no contexto do tráfico para exploração sexual; um mercado que representa 2/3 dos lucros gerados pela exploração.

Participe da nossa live de oração, logo mais, às 19h30min.