terça-feira, 26 de setembro de 2023

Núcleo de Porto Velho promoveu ação de conscientização


No dia 25 de setembro, a Rede Um Grito pela Vida, Núcleo de Porto Velho, promoveu ação de conscientização e sensibilização sobre o Abuso e o Tráfico de Criança e Adolescentes.  

A atividade foi realizada na Escola Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho (RO), e contou com a participação de mais de 50 crianças e seus professores.

Ao fim da atividade, os estudantes receberam exemplares da Cartilha "O Sumiço de Carolina", material gratuito que aborda os temas exploração sexual e tráfico de pessoas. A cartilha visa sensibilizar e auxiliar a compreensão do tema para crianças e adolescentes. 





segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Núcleo de Rio Branco promoveu intervenção social no Círio Solidário

Em ação de intervenção social alusiva ao Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, 23 de setembro, o Núcleo de Rio Branco (Acre) da Rede um Grito Pela Vida do Círio Solidário.

O evento é uma iniciativa da Diocese de Rio Branco e reúne entidades civis e governamentais para um dia de ação solidária com atendimento na área de saúde, jurídica e serviços como a emissão de documentos.

Nesta intervenção social, a Rede promoveu orientação e panfletagem a respeito do crime de tráfico humano. Muitas pessoas atingidas pela nossa ação vivem em situação de vulnerabilidade social.

A ação foi estendida também às famílias acampadas no local. Estas famílias sofreram ação de despejo de forma truculenta pelo Estado. Muitas crianças estão nesta situação.  










Guia para desenvolver uma resposta às vítimas do tráfico de pessoas em ambientes de assistência à saúde

 Em Pernambuco, a população ganhou um importante documento para conhecer e prevenir o tráfico de pessoas. 

Na quinta-feira, dia 21 de setembro, em alusão ao Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, poder público e entidades da sociedade lançaram o “Guia para desenvolver uma resposta às vítimas do tráfico de pessoas em ambientes de assistência à saúde”.

O Núcleo de Recife da Rede Um Grito Pela Vida participou do evento como parceiro da missão.

O documento foi elaborador pela HEAL Trafficking, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) e a entidade Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero.


Segundo as organizações que produziram o guia, “o documento é fruto de uma construção coletiva, que contou com a participação de gestores e profissionais de saúde e assistência social do Recife, bem como de representantes do GT de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GT-ETP), formado por órgãos de segurança, justiça e proteção ao migrante, além de instituições acadêmicas, governamentais e do terceiro setor.”.

O guia está disponível para download gratuitamente. Para acessar, clique aqui.


quinta-feira, 21 de setembro de 2023

23 de setembro: Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças


Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estima que a exploração sexual ligada ao tráfico de pessoas movimenta mais de 30 bilhões de dólares por ano. Para enfrentar esse tipo de violência contra mulheres e crianças é necessário denunciar e ter ações concretas de conscientização. A Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reforça a importância das ações para o dia 23 de setembro, Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças para afirmar que o tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado. 

Neste cartum, temos uma história baseadas em fatos que ajuda compreender as modalidades desta violência.







Webinar: "A comercialização do corpo atenta contra a dignidade”

WEBINAR | No âmbito do Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres, Meninas e Meninos, a CLAR – Conferência Latino-Americana de Religiosos, juntamente com as Redes de Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas, realizarão o Webinar “a comercialização do corpo atenta contra a dignidade”.

Mais informações e Conexão ZOOM no link https://comuni.clar.org/course/ca2dngq0


sábado, 16 de setembro de 2023

Encerrado o ciclo de formação do Curso Juventudes Cuidadoras da Vida

O rico ciclo formativo está terminando. Aconteceu nessa tarde, 16 de setembro, o último encontro do Curso “Juventudes Cuidadoras da Vida”. No modo online, mais de 30 jovens, de diversos estados do Brasil, participaram ativamente da atividade.

Nesta oportunidade, o encontro foi assessorado pela Irmã Ana Maria Vilca, snjm, diretamente do Peru, que trabalhou a temática “Pressupostos para elaboração do Projeto de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas”.

Como um gesto concreto pela formação recebida, os jovens promoverão ações na linha de prevenção, conscientização e enfrentamento ao tráfico de pessoas. Os projetos que serão elaborados na linha da comunicação e intervenção social com rodas de conversa, produção de material e formação com jovens e famílias.

O próximo encontro será no dia 21 de outubro, quando acontecerá a Celebração de Encerramento e entrega de certificados.





quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Nota de Pesar e Solidariedade: Irmã Maria Raimunda Ribeiro da Costa


Integrante da Rede Um Grito Pela Vida, a Irmã Maria Raimunda Ribeiro da Costa fez a sua páscoa definitiva.  Manifestamos a nossa solidariedade, oração e proximidade espiritual à Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, familiares e amigos! 

Na alegria da vida eterna, ela contempla a face de Deus e intercede por nós!


sábado, 9 de setembro de 2023

Rede presente na Romaria Jubilar dos 50 anos da Pastoral da Juventude - PJ


Foi com muita alegria que a Rede Um Grito Pela Vida participou da Romaria Jubilar dos 50 anos da Pastoral da Juventude, a nossa amada PJ, ocorrida no sábado, dia 09 de setembro, em Aparecida (SP). Desde a nossa criação, a PJ é uma importante parceira na missão da prevenção e enfrentamento ao tráfico humano.

Sob o manto da Mãe Aparecida, a Negra Mariama que chama ao encontro e à luta, celebramos toda a história de luta, o engajamento do presente por justiça e vida, e o esperançar de um futuro mais justo, de um novo mundo possível para todas as juventudes.

No Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeira e no Santuário Nacional, a força da juventude pjoteira emocionou a comunidade, ao mesmo tempo em que enviou a todos/as para a missão de construir, já na terra, o Reino do Deus.

Participaram das celebrações: Irmã Isabel Do Rocio Kuss e Irmã Cirley Covatti (Coordenação Nacional da Rede Um Grito Pela Vida); religiosas do Núcleo de São Paulo e de Teresina (PI). 










Juventudes Cuidadoras da Vida: Ações concretas frente ao Tráfico de Pessoas

O quarto encontro do urso “Juventudes: Cuidadoras da vida” foi um convite à ação prática e profética na missão da prevenção e erradicação ao tráfico de pessoas. 

O encontro, realizado na tarde do sábado, dia 09 de setembro, teve como tema “Ações concretas frente ao Tráfico de Pessoas” e contou com a assessoria da Irmã Rose Bertoldo, ICM, do Núcleo de Manaus e representante da Rede Um Grito Pela Vida na Red Clamor (Rede Eclesial Latino-Americana e Caribenha sobre Migração e Tráfico de Pessoas).

Irmã Rose lembrou que as ações práticas passam pelos eixos de prevenção ao tráfico de pessoas, repressão ao crime e atenção às vítimas, destes, a Rede Um Grito Pela Vida atua no foco da prevenção e atenção às vítimas. A formação contou com a participação de mais de 30 pessoas.

O próximo encontro acontecerá no sábado, dia 16 de setembro, e vai abordar os pressupostos para elaboração do Projeto de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O Curso Juventudes Cuidadoras da Vida é uma iniciativa da Rede Talitha Kum, em parceria com a Rede Um Grito Pela Vida, e visa capacitar jovens estudantes do ensino médio e universitários como agentes multiplicadores da prevenção contra o tráfico de pessoas em suas realidades.








terça-feira, 5 de setembro de 2023

Roteiro Orante - Setembro


Fé e vida caminham juntos! Por isso, lançamos olhar para as dores
 do mundo para rezar e agir a partir do Evangelho que ama, acolhe e inclui. Em setembro, olhando para as prioridades missionárias da Rede Um Grito Pela Vida, propomos rezar e refletir pelas pessoas LGBTQIA+: lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não-binarie +.

Acesse e baixe o roteiro orante no link. Clique aqui

Terceiro encontro do Curso “Juventude: Cuidadoras da Vida”


O terceiro encontro do curso “Juventude: Cuidadoras da Vida” aconteceu no sábado, dia 02 de setembro, e teve como tema “Uso das mídias digitais na prevenção ao Tráfico de Pessoas”.

O tema foi facilitado por Magnus Regis, jornalista da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e que contribui com a Rede Um Grito Pela Vida. A formação abordou o tema sob três aspectos: conhecer, entender e agir, trazendo conceitos, reflexões e pistas para ações de prevenção ao tráfico humano, especialmente no campo das redes sociais.

“As mídias são oportunidades de vida, infelizmente de crime e de luta pela vida”, disse Magnus, que completou: “é preciso ocupar este espaço com luta e profetismo. Para isso é preciso informar, conectar e engajar”, afirmou.

O próximo encontro do curso acontecerá no sábado, dia 09 de setembro e terá como tema: “Ações concretas frente ao Tráfico de Pessoas” e será mediado pela Irmã Rose Bertoldo, ICM.