Artigo escrito por Irmã Cecília Castro Gomes
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Tráfico de Pessoas - Consequência das relações de poder e gênero - Artigo Um Grito pela Vida
Marcadores:
ARTIGOS,
MATERIAIS/VÍDEOS,
TRÁFICO DE PESSOAS
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Pelos olhos de uma menina - Rede publica vídeo de sensibilização contra o Tráfico de Pessoas e exploração sexual
Pelos olhos de uma menina o sonho de vida digna casa, comida, escola... Nos olhos de uma menina a desilusão, o medo, a dor, a armadilha do Tráfico de Pessoas! Nos olhos de uma menina o apelo por Caminhos de Liberdade! Nos olhos de muitas meninas e de muitos meninos UM GRITO PELA VIDA! DIGA NÃO AO TRÁFICO DE PESSOAS!
"PELOS OLHOS DE UMA MENINA" é um vídeo que tem o propósito de se tornar ferramenta para sensibilizar e ajudar famílias, crianças e adolescentes a não caírem na armadilha das redes criminosas do tráfico Humano!
A Rede Um Grito pela Vida, por meio do projeto Caminhos de Liberdade, vem desenvolvendo ações e materiais para informar e sensibilizar contra o tráfico de pessoas e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Em 2015, além deste recente vídeo, foi lançado o jogo educativo REDE PELA VIDA - ENFRENTANDO O TRÁFICO DE PESSOAS, que utiliza o lúdico, imagens, palavras e dinâmicas para auxiliar na abordagem de temáticas da realidade social.
"Nosso objetivo é contribuir na prevenção ao Tráfico de Pessoas, chamando as crianças e adolescentes a conhecer e protagonizar o enfrentamento desta realidade criminosa que destrói os sonhos e as vidas de tantas pessoas", ressalta a coordenadora da Rede, Ir. Eurides Alves de Oliveira.
Também está em fase de impressão a revista em quadrinhos "NA TRILHA DE MARIA", que aborda a questão do tráfico para exploração do trabalho infantil, além de tocar em outros temas importantes.
Marcadores:
EXPLORAÇÃO SEXUAL,
MATERIAIS/VÍDEOS,
TRABALHO INFANTIL,
TRÁFICO DE PESSOAS
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
É Natal - Celebramos a esperança e renovamos o nosso compromisso
domingo, 13 de dezembro de 2015
Rede Um Grito Pela Vida é homenageada pela Assembleia Legislativa em Manaus.
A Rede Um Grito Pela Vida no Amazonas, recebeu homenagem na Assembleia
Legislativa, juntamente com outras instituições que no ano de 2015 realizaram
trabalhos de defesa e promoção da vida.
Nossa gratidão ao Deus da vida pelo
trabalho realizado e todas as companheiras e companheiros que contribuíram na
luta do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Nosso muito obrigada ao deputado
José Ricardo pelo reconhecimento público deste trabalho.
Marcadores:
Rede Um Grito Pela Vida é homenageada pela Assembleia Legislativa em Manaus.,
TRÁFICO DE PESSOAS
Rede Um Grito Pela Vida participa de seminário sobre Trabalho Escravo em Manaus.
Nos dia 10 e 11 de dezembro aconteceu o Seminário Trabalho Escravo no Amazonas: estratégias para o
enfrentamento, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, foi um seminário muito rico, com mesas de debate sobre a realidade do trabalho escravo no amazonas, foi possível ter maior visibilidade deste crime e como acontece na região o trabalho escravo. Detre as mesa de debate destacamos: perspectivas de com combate ao trabalho escravo
no Amazonas. Perspectivas e desafios no combate os TE em atividades
extrativistas. A Rede Um Grito Pela Vida, reafirma a parceria e o trabalho em rede no combate a tantas formas de gradação da vida junto aos povos da amazônia.
Marcadores:
EVENTOS,
Seminário sobre trabalho escravo no amazonas.,
SEMINÁRIOS,
TRABALHO ESCRAVO,
TRÁFICO DE PESSOAS
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Tráfico de pessoas é alvo de campanha do governo de Minas
De janeiro a novembro deste ano, Minas Gerais registrou 28 casos de tráfico de pessoas, envolvendo 115 vítimas. Entre 2011 e 2015, segundo a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), 564 pesssoas foram traficas no Estado.
Para reduzir esse número, o governo informou que vai investir R$ 450 mil em campanha de prevenção e combate ao tráfico de pessoas no Estado. Os recursos serão utilizados para realização de caravanas de mobilização das comunidades de municípios estratégicos do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Além disso, segundo o Estado, vão ser confecção de material informativo e treinamento de agentes públicos e representantes da sociedade civil organizada.
As ações fazem parte do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Sedpac. Segundo a gerente do programa, Rafaela da Costa, a campanha começa em janeiro de 2016 com a finalidade de chamar a atenção da população sobre este tipo de crime, suas particularidades, além de fortalecer a rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Capacitação
Durante a campanha, caravanas formadas por técnicos da Sedpac e de representantes de outros órgãos públicos estaduais e federais vão percorrer vários cidades para capacitar os agentes públicos, representantes de organizações não governamentais e lideranças comunitárias.
“As ações visam contribuir para que haja um trabalho articulado de repressão ao tráfico de pessoas e de atenção às vitimas e suas famílias”, destaca Rafaela.
A equipe vai visitar cidades estratégicas do Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Zona da Mata e Região Metropolitana de BH. As localidades foram escolhidas por apresentarem grande fluxo de pessoas.
Mobilização
O trabalho de mobilização contra o tráfico de pessoas ainda inclui a realização de debates, a elaboração e distribuição de material informativo para os 853 municípios de Minas Gerais. Também será entregue para as comunidades visitadas o guia de referência da Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil, publicado pelo Ministério da Justiça.
“Nosso objetivo principal é informar e alertar as pessoas sobre a dinâmica do crime e fornecer os canais de denúncia“, enfatiza a gerente do Programa de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas em Minas.
O que é tráfico de pessoas?
As Nações Unidas definem o tráfico de pessoas como o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo a ameaças e uso da força.
Outras formas de coação são o rapto, a fraude, o engano, o abuso de autoridade e o uso da situação de vulnerabilidade da pessoa para fins de exploração. Entre os tipos de exploração estão a sexual, a exploração do trabalho, serviços forçados, escravidão ou práticas similares, a servidão, adoção ilegal e até a extração de órgãos.
O tráfico de pessoas é crime. Trata-se de uma restrição à liberdade de ir e vir e é uma afronta aos direitos humanos.
Denúncia
Para denunciar casos suspeitos de tráfico de pessoas e que se enquadrem em alguma das práticas ilícitas citadas acima, basta ligar no disque 100 ou 180. O denunciante também pode acionar a polícia local.
Fonte: traficodepessoas.org | hoje em dia
Marcadores:
CAMPANHAS,
EXPLORAÇÃO SEXUAL,
NOTÍCIAS,
TRÁFICO DE PESSOAS
Assinar:
Postagens (Atom)