quarta-feira, 31 de julho de 2024

Mês Vocacional: Venha viver sua vocação na Rede Um Grito Pela Vida


Com a Igreja, celebramos o início do Ano Vocacional 2024, que tem como tema "Igreja: uma sinfonia vocacional" e o lema "Pedi, pois, ao Senhor da Messe". Neste mês especial, rezamos para que o Senhor da Messe suscite mais vocações sacerdotais, religiosas, leigas e familiares, que vivam a fidelidade ao Evangelho de Jesus.

Que em cada pessoa, na vivência das diferentes vocações, floresça o compromisso com a vida e a dignidade humana. Que muitos (as) que dizem SIM a Deus abracem a luta contra o tráfico de pessoas.

A messe em que nos doamos precisa de muitos operários e operárias. Muitos! Precisamos de "vidas pelas vidas", ou melhor, de vocacionados(as) pela vida! Padres, religiosas e religiosos, leigos e leigas que se dediquem com amor e generosidade em prol da vida ferida e ameaçada de muitos irmãos e irmãs em situação de tráfico.

Com a Igreja em sinfonia vocacional, que nossas vocações toquem belas músicas que despertam a vida digna, esperança e amor pela causa do Reino.

Venha viver sua vocação com a Rede Um Grito Pela Vida. Junte-se a nós!


Núcleo de Belém promove ações de conscientização


O Núcleo de Belém da Rede Um Grito pela Vida, em parceria com a Cáritas, promoveu ações de conscientização em alusão ao Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

A campanha Coração Azul foi levada a um Centro de Acolhimento Institucional da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), responsável pela gestão da Política de Assistência Social na cidade.

Outra atividade também levou formação sobre o tema para um grupo de estagiárias de um colégio particular de Belém, proporcionando uma experiência valiosa para todos os envolvidos.

 A iniciativa destacou a importância da conscientização e da união de esforços no combate ao tráfico de pessoas.



Núcleo de Curitiba participa do Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas


O Núcleo de Curitiba da Rede Um Grito Pela Vida marcou presença no 5º Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizado no dia 31 de julho. 

O evento, que aconteceu no auditório da Polícia Rodoviária, contou com a participação de diversas autoridades e especialistas, promovendo mesas temáticas sobre questões Ligadas ao tráfico de pessoas como o contrabando de migrantes, o tráfico e a exploração sexual de crianças e adolescentes nos meios virtuais, trabalho análogo à escravidão e o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

A iniciativa foi organizada pela Polícia Rodoviária Federal do Paraná, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Paraná e o Ministério Público do Trabalho no Paraná. O seminário reuniu membros do poder público e da sociedade civil, fortalecendo o compromisso coletivo de combater o tráfico de pessoas e proteger os direitos humanos.

Irmã Marfiza Marcelino, coordenadora da região Sul da Rede Um Grito Pela Vida, marcou presença.







Núcleo de Lagarto (SE) em oração


Em celebração ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Núcleo de Lagarto (SE) concluiu sua jornada de reflexão e oração contra o tráfico humano. O evento destacou a união local na luta contra a realidade do tráfico de pessoas, reafirmando o compromisso com a prevenção, proteção e a dignidade das pessoas.

Núcleo de Recife participa do Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

O Núcleo de Recife da Rede Um Grito Pela Vida marcou presença no II Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que teve como: "Construção de Fluxo e Protocolo para Assistência às Vítimas no Estado de Pernambuco".

O evento acontece nos dias 31 de julho e 1º de agosto e reúne representantes do poder público e da sociedade civil, para refletir essa realidade específica. A participação em seminários dessa natureza é fundamental para aprimorar as estratégias de assistência às vítimas e avançar no combate ao tráfico humano.

A Rede Um Grito Pela Vida continua empenhada em unir esforços para erradicar o tráfico de pessoas, promover a vida e a dignidade humana.



Campanha Coração Azul em Manaquiri (AM)


A Rede Um Grito Pela Vida realizou  atividade de conscientização e sensibilização sobre o tráfico de pessoas com os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Anselmo Jacob, em Manaquiri (AM).

Durante a iniciativa, a Irmã Isabel do Rocio Kuss, coordenadora nacional da Rede, conduziu dinâmicas e conversas com os estudantes, discutindo as características do tráfico de pessoas, suas diversas formas de exploração e as ações de prevenção.

A ação foi desenvolvida de sala em sala. Além dos estudantes, a comunidade educativa – professores e demais funcionários -  também participou da atividade de conscientização.

A iniciativa aconteceu em sintonia com a Campanha Coração Azul.





Mobilização Contra o Tráfico de Pessoas: Rede promove ações no Ceará


Os núcleos cearenses da Rede Um Grito Pela Vida se mobilizaram nas ações da Campanha Coração Azul, voltada para o enfrentamento e a prevenção ao tráfico de pessoas. Em Fortaleza, no dia 29 de julho, uma ação de sensibilização foi realizada no Vapt-vupt do bairro Antônio Bezerra. Ao longo do dia, o local recebeu centenas de pessoas que buscavam a regularização e impressão de documentos. Foram feitas palestras sobre a realidade do crime de tráfico de pessoas, além da distribuição de material informativo impresso. No mesmo dia, a ação foi repetida no Vapt-vupt da cidade de Sobral.

O Núcleo da Rede que atua nas Dioceses de Sobral, Itapipoca e Tianguá também promoveu uma palestra para a comunidade.

Com essas ações, levamos informação, prevenção e esperança a muitas pessoas. Enfrentar o tráfico de pessoas é a nossa missão.









Seminário Nacional - Um novo capítulo da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

 




terça-feira, 30 de julho de 2024

Núcleo de Porto Alegre promoveu intervenção social

 

No dia 30 de julho, Dia Mundial de Luta Contra o Tráfico de Pessoas, a mobilização se faz presente nas ruas, reafirmando o compromisso com a vida. Com o objetivo de promover a conscientização e a prevenção ao tráfico humano, o Núcleo de Porto Alegre promoveu uma intervenção social, com distribuição de material informativo.

Em Canoas, a panfletagem ocorreu na Estação Mathias Velho, do Trensurb, um local de grande fluxo de estudantes, trabalhadores e outros transeuntes.

Essa iniciativa busca sensibilizar a comunidade para a gravidade desse crime, reforçando a importância da denúncia e da solidariedade.



Rede participa de programa na Rádio Tabajara, na Paraíba


O Núcleo de João Pessoa da Rede Um Grito Pela Vida  foi convidado  pela polícia militar de João Pessoa  a participar do programa " Manhã Preventiva", da Rádio Tabajara, na segunda-feira, 29 de julho.

Luzemilca Silva representou o núcleo e falou sobre a missão no Estado da Paraíba e no trabalho junto ao Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e  Pessoas desaparecidas. 

Na ocasião, foi falado a respeito da Campanha Coração Azul e do engajamento da Rede nessa campanha.

O programa Prevenção Participativa tem o objetivo de informar as pessoas sobre temas importantes para a população. 



Entrevista


Tráfico de pessoas: a sinistra trama que alicia os grupos mais vulneráveis da população. Entrevista especial com Isabel do Rocio Kuss, coordenadora Nacional da Rede Um Grito Pela Vida.

O 30 de julho marca o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas. A data visa conscientizar a sociedade para o crime que afeta aproximadamente 2,5 milhões de pessoas por ano.

O tráfico de pessoas é uma atividade criminosa altamente rentável, que se tornou a segunda cadeia ilegal mais lucrativa do mundo. “A indústria do tráfico de pessoas gera aproximadamente 150 bilhões de dólares por ano”, informa Isabel do Rocio Kuss. Segundo a entrevistada, que é coordenadora nacional da Rede um Grito pela Vida, “desse valor, cerca de 99 bilhões de dólares provêm da exploração sexual e os outros 51 bilhões de dólares são gerados pelo trabalho forçado em diversos setores, como agricultura, construção e serviços domésticos”, complementa.

Acesse o link https://www.ihu.unisinos.br/641799-trafico-de-pessoas-a-sinistra-trama-que-alicia-os-grupos-mais-vulneraveis-da-populacao-entrevista-especial-com-isabel-do-rocio-kuss

Por um mundo sem tráfico de pessoas

 


🤜🤛 30 de Julho – Reafirmar o compromisso por um mundo sem tráfico de pessoas!
🔴 Abuso e exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de órgãos, servidão doméstica e adoção ilegal. São muitas as faces do tráfico de pessoas. Esse crime existe e é uma realidade muito próxima de nós! Neste Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, junte-se a nós no GRITO PELA VIDA. Informe-se, compartilhe informações e denuncie os casos suspeitos de tráfico humano pelo Disque 100 ou Disque 180.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Picos (PI): Roda de Conversa contra o tráfico de pessoas

 


O Núcleo de Picos da rede Um Grito Pela Vida promoveu uma roda de conversa na Igreja de São Vicente de Paulo, localizada na Comunidade São Vicente, na cidade de Picos, no estado do Piauí.

O evento, realizado em parceria com o Terço das Mulheres e o Conselho Comunitário da Comunidade São Vicente de Paulo, reuniu participantes para discutir aspectos do tráfico humano.

Durante a roda de conversa, foram abordados temas cruciais sobre o tráfico de pessoas, destacando a importância da conscientização e prevenção dessa grave violação dos direitos humanos.

Este evento reforça o compromisso da rede Um Grito Pela Vida em promover a justiça e a dignidade humana.








Núcleo de Rio Branco/AC promove ação de conscientização


No dia 28 de julho, o núcleo de Rio Branco/AC realizou uma ação em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, na Paróquia Divino Espírito Santo. Antes do início da missa, as integrantes do núcleo entregaram materiais informativos sobre o tráfico de pessoas. Durante a celebração, dedicamos um momento especial para abordar essa triste realidade, tão presente em nosso meio. A intervenção social foi avaliada como positiva.