sexta-feira, 30 de junho de 2023

Rede presente na Festa do Divino Pai Eterno


A Rede Um Grito Pela Vida está presente na segunda maior festa religiosa do Brasil: A festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás (GO). O encerramento da festa será no próximo domingo, 2 de julho, com procissão e missa presidida pelo arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva.

O Núcleo de Goiânia levou a bandeira da nossa Rede e a luta em prol da vida ao conhecimento dos romeiros e romeiras do Divino Pai Eterno. Fé e ação andam juntos, por isso, a integrantes da Rede fazem panfletagem no evento. A ação leva  informação como ação de prevenção ao tráfico de pessoas.


quinta-feira, 29 de junho de 2023

Tráfico de Pessoas existe e precisa ser enfrentado


Com vistas ao dia 30 de Julho – Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – começa hoje uma intensa caminhada de conscientização e luta. A mobilização é promovida pela Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com as organizações da sociedade civil, entre elas, a Rede Um Grito Pela Vida.

A campanha terá como tema “Caminhando pela Dignidade” e refletirá a frase “Tráfico de Pessoas existe e precisa ser enfrentado. Basta!”. Até a data de julho, ações de conscientização serão realizadas nas cidades brasileiras e nas redes sociais. 

A comissão produziu cartaz (imagem acima), folheto e estão disponíveis para fazer downloads e ser impresso. O folheto sugere um roteiro de reflexão que pode ser adaptado de acordo com a realidade local. Os subsídios trazem informações esclarecedoras sobre essa modalidade criminosa, bem como mobilizar para a luta em defesa da vida.

Participe conosco dessa luta! Compartilhe o material nas suas redes sociais

Folheto orante





Cartaz para impressão

https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1tTzWDOgaoYKGtwDLuVJMRw6_JusQ05Ps

Roteiro/folheto para encontro

https://drive.google.com/drive/u/2/folders/19FEYeapSjce4qRQDQ-xnoIIUH18rB_PH

Sugestões de materiais para encontro https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1cywECJGzB7dYXQ2Ub1yeIVHByE2GaB5s 

terça-feira, 27 de junho de 2023

Encontro das referenciais


Aconteceu nesta terça-feira, 27 de junho, aconteceu a segunda reunião nacional das Referenciais e Articuladoras Regionais da Rede um Grito pela Vida. Foi um momento de partilha da caminhada, acompanhamento e organização das Prioridades do Triênio  e planejamento da Formação das Lideranças Jovens da Talitha Kum, no Brasil, que será realizada em breve.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Brasil presente na UISG Advocacy Training


 Na Cidade Eterna, a luta presente!

O Brasil participou do encontro mundial UISG Advocacy Training, na tradução livre, treinamento de advocacia, promovido pela rede-mãe, a Talitha Kum, da União Internacional das Superioras Gerais, a UISG.

O encontro aconteceu em Roma, Itália, de 12 a 17 de junho, e reuniu religiosas dos cinco continentes para formação de qualificação da missão de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

A Rede Um Grito Pela Vida marcou presença. A Irmã Isabel Do Rocio Kuss, coordenadora nacional, e a Irmã Sirleide Cabral de Oliveira, integrante da coordenação nacional, representaram o Brasil. Quem também marcou presença foi a Irmã Celestina Veloso, carinhosamente conhecida como Irmã Tina, que já foi da nossa coordenação nacional e atualmente está em Roma, a serviço de sua Congregação.





Começou a 38ª Semana do Migrante


Acontece  entre os dias 18 e 25 de junho, a 38ª Semana dos Migrantes, realizada pela Pastoral dos Migrantes (SPM) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio da obra episcopal Misereor, da organização Adveniat, do programa Puentes de Solidariedad e da Rede Clamor. Neste ano o tema da semana é Migração e Soberania Alimentar. Já o lema é “Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão”.

No dia 18 de julho, aconteceu  no Santuário Nacional de Aparecida, a abertura da Semana dos Migrantes 2023, presidida por Dom José  Luiz Ferreira Salles, bispo da diocese de Pesqueira (PE), presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e referencial do Setor da Mobilidade Humana da CNBB, que assina a apresentação do Texto Base.

Este ano, a Semana dos Migrantes é marcada pela comunhão com a  campanha da fraternidade 2023, que tem como tema, Fraternidade e Fome. Uma questão muito importante, pois a falta de acesso a alimentos saudáveis e nutritivos,  é uma realidade para muitos brasileiros, não apenas para migrantes e refugiados, que muitas vezes enfrentam a fome e a miséria imposta pelas desigualdades socias. Por isso, é essencial que discutamos a importância da soberania alimentar para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável e adequada.

Durante a semana dos migrantes, irão acontecer atividades em todo país, com rodas de conversa, debates, oficinas, gestos concretos com os migrantes, além de atividades virtuais.

O cartaz deste ano traz a referência da potencialidade do Brasil para uma soberania alimentar plena, reforçada pela pluralidade cultural que a cada vez mais é reforçada pela migração, extremamente presente em Brasil. Toda essa potencialidade é liderada pelas pessoas que verdadeiramente constroem e impulsionam o país, trabalhadores e trabalhadoras, mulheres e homens negros e negras, indígenas, povos tradicionais, e imigrantes das mais diversas partes do mundo e reconectando com o Esperançar dos povos, produzindo alimentos e conhecimento que engrandece o nosso Pais.


quarta-feira, 7 de junho de 2023

Roteiro orante de Junho – Quilombolas


O Roteiro Orante da Rede Um Grito Pela Vida do mês de junho convida a rezar pela vida dos nossos irmãos e irmãs quilombolas. O texto foi elaborado pela Irmã Sandra Ede, da Coordenação Nacional. Reze com a sua comunidade, em família, nos grupos de base. Essa é uma das maneiras de viver a missão. Missão e oração. Compromisso e vida!

Clique e baixe o arquivo