quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Rede Um Grito Pela Vida presente no Fórum Inter-religioso do G20


Em Brasília (DF), entre os dias 19 e 22 de agosto, a Irmã Rosa Elena, assessora do Setor Missão da Conferência dos Religiosos do Brasil participou do Fórum Inter-religioso do G20 e do Fórum Anual PaRD sobre Religião e Desenvolvimento Sustentável (IF20).

Com o slogan “Não deixar ninguém para trás”, o encontro inter-religioso reuniu líderes e representantes de várias esferas, incluindo instituições governamentais, religiosas, inter-religiosas, comunidades indígenas e tradicionais, acadêmicos, organizações da sociedade civil e outros setores. O evento foi um espaço de diálogo e troca de experiências, destacando a importância de um esforço coletivo para enfrentar os desafios globais, especialmente os que afetam os mais vulneráveis.

As discussões no fórum tiveram foco em ações para apoiar os deslocados à força e as crianças, dois grupos vulneráveis. Os participantes sublinharam o papel das comunidades religiosas na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos, sugerindo que essas comunidades podem desempenhar um papel tanto em esforços globais quanto locais para o desenvolvimento sustentável.

Entre as pautas de ação para o G20, destacaram-se cinco áreas: crises alimentares, meio ambiente, construção da paz, alívio da dívida e combate ao tráfico de pessoas e à escravidão moderna.

A Rede Talitha Kum, rede mundial  da Vida Consagrada contra o tráfico de pessoas e outras formas de exploração, desempenha um papel crucial como parceira nesse fórum inter-religioso. No Brasil, a Rede Um Grito Pela Vida é a parceira da talitha Kum. Sua participação reforça a importância de unir esforços entre diferentes religiões, governos e organizações para promover a dignidade humana e garantir a defesa dos direitos humanos. Talitha Kum contribui de maneira significativa para o fortalecimento das redes de apoio e proteção aos mais vulneráveis, alinhando-se com os princípios defendidos pelo fórum e pelo G20 na busca por soluções concretas para as crises globais. A presença dessa rede no evento sublinha o compromisso coletivo em enfrentar a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, problemas que afetam milhões em todo o mundo, e que exigem uma resposta coordenada e enérgica.

Durante o evento, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho do G20 para apoiar iniciativas nessas áreas, reforçando a necessidade de uma atuação conjunta das comunidades religiosas para enfrentar as crises globais.

O Fórum Inter-religioso do G20 (IF20) tem reunido diversos atores inspirados pelas agendas do G20 desde 2014. Por meio da organização de reuniões em diferentes regiões do mundo, do diálogo e de estudos e análises, o Fórum busca contribuir para o processo do G20, trazendo a sabedoria, a experiência e a voz de diversas comunidades religiosas ao lado de outros grupos com presença global.

O foco central do IF20, especialmente durante a presidência do Brasil no G20, é o apelo urgente à ação para socorrer as comunidades mais vulneráveis do mundo, que enfrentam desafios como pobreza, desigualdade, discriminação, conflitos armados, migração e deslocamento forçados, os efeitos duradouros das emergências globais de Covid-19 e os problemas ligados à mudança climática. O objetivo é promover caminhos de ação efetiva rumo à esperança e à prática justas e realistas para um futuro melhor, buscando enfrentar desafios urgentes dos tempos atuais.

As reuniões do Fórum Inter-religioso do G20 (IF20) em 2024 reúnem líderes engajados e se concentram nas dimensões religiosas dos debates globais e na agenda do G20, especialmente conforme proposto pelo governo brasileiro. As reuniões abordarão questões abrangentes, desde as atuais crises socioeconômicas até os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando possíveis ações colaborativas no contexto do G20.

A participação da Irmã Rosa Elena no evento reflete o engajamento da CRB Nacional na busca por uma sociedade mais justa e sustentável. Sua presença no fórum reafirma o compromisso da instituição com a defesa dos direitos humanos e com a construção de um futuro em que ninguém seja deixado para trás, especialmente os mais vulneráveis.


Núcleo de Maceió


Pensando a caminhada integrada com a rede nacional, o Núcleo de Maceió realizou reunião no sábado, 24 de agosto, em preparação ao encontro nacional da Rede Um Grito Pela Vida, que acontecerá em setembro. No encontro foi feita a socialização da caminhada e o encaminhamento das ações conjuntas na Rede.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Política Antimigração no Brasil, NÃO!

Recentemente uma medida do governo brasileiro determina  impedir solicitações de refúgio para migrantes sem vistos no país. A restrição de migrantes sem visto não contribui para na luta contra o contrabando e tráfico de pessoas e fere o tratado de proteção aos refugiados do qual o Brasil  é signatário.  Neste sentido a Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (Asbrad), Serviço Pastoral do Migrante (SPM) e a Comissão  Especial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CEETH – CNBB) se unem para afirmar que é urgente garantir a proteção aos migrantes e fazer cumprir  a Lei de Migração.

É necessário coerência com a legislação internacional e sobretudo respeito aos migrantes em situação de vulnerabilidade extrema . Atualmente o Brasil possui mais de  6.000 mil solicitações  de refúgio, mais uma razão para pensar na proteção das pessoas que são obrigadas a deixar seus países de origem em razão de conflitos socioeconômicos. A luta contra o contrabando e tráfico de pessoas requer investimentos e cooperação internacional. 







segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Nota da Rede Um Grito Pela Vida

 

⚠️⚠️⚠️Repudiamos veementemente as acusações de abuso sexual em Coari e reafirmamos nosso compromisso na luta por um mundo onde crianças e adolescentes vivam em paz e segurança. Juntos, exigimos justiça e proteção para todos.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Roteiro Orante - Agosto

Somos Vocacionados(as) à Vida e ao Cuidado!

Rezemos para que Deus nos fortaleça no nosso "sim" e inspire mais vocacionados e vocacionadas para a missão! Com esse apelo, a Rede Um Grito Pela Vida publica o roteiro orante do mês de agosto.

“Em agosto, mês vocacional, rezaremos neste roteiro por todas as vocações, especialmente pela vocação ao cuidado. A vocação à qual somos chamados(as) é para a missão, e nossa resposta generosa vem da graça do Espírito Santo, que nos impulsiona para a missão, para novos avanços e descobertas, com dinamismo e criatividade. Os desafios de cada dia exigem cada vez mais atenção, cuidado, proteção e promoção da vida. Por isso, nossa resposta ao chamado de Deus é promover a justiça, a paz e a integridade da criação”, destaca o texto.

Clique na imagem abaixo, baixe o material e reze conosco!


Encontro de oração e reflexão em Areia (PB)

Em areia (PB), o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, motivou o encontro de um grupo de estudos que se dedica a compreender mais o tráfico humano.

A atividade aconteceu no Colégio Santa Rita. O grupo, que iniciou os encontros em março, é formado adolescentes, jovens e adultos. Nesta oportunidade, refletiu o rezou os objetivos da campanha Coração Azul.

“Refletimos sobre a Campanha Coração Azul e a realidade que leva as pessoas a uma situação de vulnerabilidade para o tráfico de pessoas. Foi um momento rico de oração e partilha.”, destacou Irmã Sirleide Cabral, integrante da Coordenação Nacional da Rede Um Grito Pela Vida, que dinamizou o encontro.



quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Rede Um Grito Pela Vida realiza ação educativa no Colégio Rosa Venerini


Na quinta-feira, 1º de agosto, o Núcleo de Lagarto (SE) da Rede Um Grito Pela Vida promoveu ação de intervenção com alunos do 4º e 5º anos do Colégio Rosa Venerini. O encontro foi um momento importante de conversa e reflexão, onde foram abordadas as formas de reconhecer, prevenir e denunciar casos de tráfico de pessoas.

A abordagem educativa buscou não apenas informar, mas também empoderar os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.




Rede Um Grito Pela Vida leva Campanha Coração Azul a instituições no Rio de Janeiro

Se tem cuidado com a vida, tem Rede Um Grito Pela Vida. No dia 30 de julho, no Rio de Janeiro, a Rede Um Grito Pela Vida levou a Campanha Coração Azul, focada na prevenção ao tráfico de pessoas, a duas instituições parceiras.

Primeiramente, foram distribuídos materiais informativos no Colégio Maria Imaculada, promovendo a conscientização entre alunos e educadores. Em seguida, a mesma ação foi realizada durante a formação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, alcançando profissionais de saúde e colaboradores.




Celebração da Vida e Campanha Coração Azul unem famílias em Areia, PB


Em Areia, na Paraíba, o sábado, 27 de julho foi de Celebração da Vida com as famílias atendidas pela Pastoral da Criança. Na mesma ocasião, as famílias conheceram a mensagem da Campanha Coração Azul, de conscientização e prevenção ao Tráfico de Pessoas. A ação foi realizada na paróquia da cidade, unindo a fé e a prática do Evangelho.  A atividade foi dinamizada pela Irmã Sirleide Cabral, integrante da Coordenação Nacional da Rede Um Grito Pela Vida.