“Caminhando pela dignidade” – este é o tema escolhido para o 9º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas - 2023, promovido pela Talitha Kum, rede internacional da Vida Religiosa Consagrada, que pertence a União Internacional das Superioras Gerais, a UISG.
O evento acontece no dia 08 de fevereiro, data em que se celebra a memória de Santa Josefina Bakhita (1869-1947), sudanesa, primeira santa da África, canonizada no ano 2000. Em vida, Bakhita foi traficada para fins de trabalho doméstico.
A 9ª edição foi preparada por um grupo internacional de dez jovens representantes das organizações parceiras e por mais quatro jovens profissionais da comunicação.
No documento de apresentação, a Rede Talitha Kum destaca que ao longo do ano de 2022, experimentamos grandes mudanças e o agravamento das situações de crise. Neste contexto, as pessoas que sofrem por causa da violência do tráfico de pessoas e os grupos de risco têm aumentado. As causas podem ser atribuídas à exploração de vulnerabilidades causadas pela instabilidade devido a conflitos armados, violência generalizada, crises climáticas/ambientais e econômicas.
O documento afirma: “A 9ª Edição do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas é um convite para caminhar junto com as pessoas migrantes, peregrinas e peregrinos da dignidade humana, peregrinos da esperança, todos juntos, jovens, adultos e crianças, pessoas de diferentes tradições religiosas, diferentes culturas e idades. Juntas e juntos em busca do dom que cada pessoa é, contra todas as formas de exploração e tráfico de pessoas. É crucial neste dia incentivar e promover caminhos educacionais e de conscientização, pois, conforme o Papa Francisco ‘cada mudança precisa duma caminhada educativa que envolva a todos. Por isso, é necessário construir uma «aldeia da educação», onde, na diversidade, se partilhe o compromisso de gerar uma rede de relações humanas e abertas’."
Para melhor compreender a Jornada Mundial de oração, a Rede Talitha Kum disponibilizou subsídios com a apresentação aprofundada do tema e um texto para a realização da “Romaria da Dignidade Humana contra o Tráfico de Pessoas”.
Abaixo, acesse o material.
Clique na imagem abaixo e acesse a apresentação:
Clique na imagem abaixo e acesse a romaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário