Mais do que uma simples aula, o segundo encontro de formação da do Curso “Juventudes Cuidadoras da Vida”, foi um profundo momento de sensibilização diante da cruel realidade do tráfico de pessoas e uma convocação para que a juventude assuma um papel vital na luta de prevenção e enfrentamento a esse crime moderno.
O encontro online reuniu participantes de norte a sul do Brasil e teve como tema: “O Papel da Juventude como protagonista na luta contra o Tráfico de Pessoas”.
A tarde de estudo foi brilhantemente assessorada por Graziella Rocha, doutora em política Social, especialista no desenvolvimento de políticas de combate ao tráfico de pessoas e o trabalho análogo ao escravo. Coordenadora de projetos na Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad).
A assessora afirmou: “A luta contra o tráfico de pessoas envolve abordagens multidisciplinares para prevenir essa prática, proteger as vítimas e punir os responsáveis por esse crime terrível.”
E afirmou ainda: “O tráfico de pessoas representa uma ameaça particularmente grave para os jovens, devido à vulnerabilidade inerente a essa fase da vida. Jovens frequentemente estão em busca de oportunidades, independência e autodescoberta, o que os torna alvos para traficantes que exploram essas aspirações legítimas de maneiras nefastas”.
O grupo avaliou o encontro como positivo, provocador e enriquecedor. O próximo encontro será no dia 02 de setembro e terá como tema: “Uso das mídias digitais na prevenção ao Tráfico de pessoas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário