segunda-feira, 15 de abril de 2019

Notícias do Núcleo de Curitiba/PR

Notícias do Núcleo de Curitiba/PR
            O primeiro encontro do ano com membros da Rede, sem a presença de nossos parceiros, foi no dia 10 de janeiro para tratar sobre o Encontro Regional da Rede Um Grito Pela Vida em maio. Entre os diversos assuntos tratados, foi discutido sobre a participação das Cáritas do PR no Encontro de maio.  Após votação e observações pertinentes a respeito, foi decidido levar o assunto também as Rede do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ainda sem calendário para as atividades do ano, ficou acertado que nossa próxima reunião será dia 7 de março. (fotos 02 e 03)
            No dia 28 de janeiro para melhor celebrar o dia nacional de combate ao trabalho escravo foi encaminhado por e-mail e whatsApp de diversos membros e parceiros da Rede a NOTA COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO de D. Enemésio Lazarris (Bispo de Balsa/MA) do Presidente da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB. (foto 2A)
Nos dias 22 a 24 de fevereiro mais de oitenta representantes da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), de Comissões Justiça e Paz Regionais e Diocesanas (CJP), de Justiça e Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Conferencia de Religiosos e Religiosas do Brasil (CRB) realizaram em Brasília, na Casa de Retiros Assunção, o III Encontro Nacional da Aliança CBJP/CNBB e JPIC/CRB Nacional e o XVII Encontro Nacional das CPJ e afins. A convite da CRB.PR, participou a Irmã Marfiza Marcelino da Rede Um Grito Pela Vida e a Ir. Luciene pela Pastoral Carcerária. (foto 05)
            No dia 07 de março aconteceu a reunião da Rede e parceiros a partir das 9 horas na Casa das Irmãs do Bairro Ahú, Rua Brasilino Moura, 474. Entre os diversos assuntos tratados foi falado sobre confecção de material para panfletagem em 2019, programação do ano e programação do Encontro de maio. Após ter ouvido os grupos de RS e SC ficou decidido a participação de Cáritas e outras entidades leigas como convidadas, sendo que apenas dois por entidade e Estado representado. Foto 01)
            Logo em seguida, no dia 08 de março, dia Internacional da Mulher aconteceu a roda de conversas com as mulheres migrantes. As partilhas de vida aconteceram pela manhã e na parte da tarde saíram para a Marcha 8M no Centro da cidade. (fotos 08.09.10)
            Também foi feita uma nota sobre o Dia Internacional da Mulher da Sra. Gorette Bussolo, do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da Secretaria da Justiça do Paraná, escrita especialmente para ser encaminhada os parceiros e membros da Rede, assim como as suas Congregações e Paróquias.
            E assim concluímos o mês de março com uma breve reunião do articulador da Rede de Curitiba com as assessoras executivas da CRB/PR para tratar sobre as despesas do Encontro Inter-Regional da Região Sul entre 3 ao 5 de maio.
Pelo Núcleo,
Ir. Bernadete Buffon.














Nenhum comentário:

Postar um comentário