segunda-feira, 22 de abril de 2019

Rede Um Grito Pela Vida - Núcleo Manaus, atividades do mês de março e abril/2019


Campanha da Fraternidade
Tema: Fraternidade e politicas públicas. 
Lema: "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1, 27)

Participação no dia 06/03 na Celebração Ecumênica de Abertura da campanha da Fraternidade 2019 - Arquidiocese de Manaus. A celebração foi concluída com a benção inter-religiosa e um abraço de todos ao prédio do INSS como gesto de luta contra a reforma da Previdência!





Participação de Irmã Eurides da Rede Um Grito Pela Vida, no dia 16/03 no seminário sobre Fraternidade e Politicas Publicas - CF/2019 na Paróquia São Bento, Cidade Nova -Manaus.
Mesa: democracia e proteção social.


22/03 – Assessoria da Rede Um Grito Pela Vida – Núcleo Manaus na Campanha da Fraternidade 2019 - Oficina de políticas públicas para o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.




A Rede Um Grito Pela Vida é parceira no projeto da Associação Nacional de Educação Católica/ANEC, que realizou na tarde do dia 12/04, no Colégio Santa Doroteia - Manaus, uma Roda de Conversa sobre Educação, Indígenas, Meio Ambiente, Seguridade Social e Políticas Públicas, com o objetivo de trabalhar de maneira conjunta e colaborativa a Campanha da Fraternidade.

Parceria da Rede Um Grito Pela Vida com a Secretaria de Segurança Pública – SSP/ Programa Um Novo Olhar – Atividades nas Escolas da Zona Norte

Aconteceu no dia 01/04, uma tarde de prevenção com 160 alunos, do ensino médio, na Escola Estadual Arthur Virgilio, localizada no bairro de Santa Etelvina. O tema abordado foi abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas



No dia 04/04 a atividade de prevenção foi na Escola Estadual Frei Mario Monacelli, zona norte de Manaus, para 250 alunos do ensino médio, na faixa etária de 13 a 18 anos, com a temática sobre abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas.

Atividade de Prevenção sobre Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas no dia 09/04 na Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na zona norte de Manaus, para 160 alunos do 6° e 7° ano.

Parceria com a Secretaria de Segurança Pública – SSP / Programa PREVINE – Atividades nas Escolas do Interior

A Rede Um Grito Pela Vida, núcleo Manaus, em parceira com o Programa PREVINE- SSP, participou de uma reunião de alinhamento (28/03), para o início das atividades do Projeto Um Novo Olhar  e do Programa PREVINE.
Irmã Valmi Bohn e Sandra Loyo, apresentaram o trabalho da Rede para os demais parceiros: Detran Am, Ateliê da Mente, Proerd (Policia Militar),Policia Ambiental, Capelania.



Dia 01/04 no turno matutino aconteceu a abertura do Programa PREVINE- SSP, na Escola Estadual Elias Novoa Alvarez, localizada em Cacau Pirêra- Am, que atende 548 alunos, do 1° e 2° Ciclo, do 1° ao 5° ano.

Palestra no dia 02/04 sobre abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas, na Escola Estadual Elias Novoas Alvarez, no Cacau Pirêra- Am, com 70 alunos do 5° ano, turnos matutino e vespertino.

Itinerancias

Encontro de prevenção ao abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas De 15 a 18/03

Foi realizado na diocese de Parintins um encontro com o objetivo de sensibilizar e formar multiplicadores para trabalhar a temática destas violências na Diocese de Parintins. Participaram 40 lideranças das diversas paróquias, movimentos, pastorais sociais, catequistas, pastoral familiar, equipes de Nossa Senhora e outras. 
O Encontro foi assessorado por Irmã Rose Bertoldo e Sandra Loyo – Rede Um Grito Pela Vida – núcleo Manaus e promovido pela Caritas diocesana, Rede Um Grito Pela Vida, REPAM e Diocese de Parintins.



No domingo dia 17/03 aconteceu um encontro com lideranças da Paróquia de São Sebastião - Parintins




No dia 18/03 a  Equipe realizou um trabalho de prevenção junto as escola Municipal Luz do Saber e Escola Estadual Dom Gino Malvestil - Parintins, com alunos do fundamental e ensino médio sobre abuso e exploração sexual e tráfico de pessoas.


A equipe participou a tarde de uma entrevista na Rádio Alvorada - Parintins




Seminário sobre Abuso, Exploração e Tráfico de Pessoas na Prelazia de Tefé de 5 a 7/04

O Núcleo de Tefé da Rede Um Grito Pela Vida, promoveu na Prelazia, nos dias 5 a 7/4, um Seminário sobre abuso, exploração sexual e Tráfico de Pessoas e contou com a Assessoria de Irmã Tina (Coordenação Nacional) e Sandra Loyo (Núcleo- Manaus).
Participaram do Seminário, Caritas, agentes das Pastorais de Tefé, Alvarães, Jutai, Caiambé e representantes do CREAS, COMDIM, SEMED, UNIP.
O objetivo do seminário foi formar na Prelazia, multiplicadores para o trabalho de prevenção, sensibilização, informação e superação dessas violências que destrói vidas.



Foi realizada uma atividade de prevenção sobre abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas,  pelo Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida de Tefé, no dia 08/04, na Escola Municipal Professor Helyon de Oliveira, localizada no município de Tefé, para 110 alunos, sendo duas turmas do 8° ano e duas do 9° ano, turno matutino


Incidência Politica

A Rede Um Grito Pela Vida Núcleo- Manaus, marcou presença na Audiência Pública - Reforma da Previdência (25/03) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – ALE-Am



08/03 – Presença da Rede Um Grito Pela Vida no Dia Internacional da Mulher, momento de luta pelos direitos, cada vez mais ameaçados, contra o feminicidio, a retirada de direitos – Apoio ao 8M, a manifestação percorreu as ruas do centro de Manaus.



18/03 - Participação em uma reunião na II Vara da Infância com a Juiza Dra. Articlina Oliveira Guimarães com representantes da Rede de Proteção à infância para apresentar e refletir sobre a criação do centro integrado de atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violências sexuais e alinhar ações da campanha de enfrentamento a violências sexuais alusivas ao 18 de maio.



Rede Um Grito Pela Vida presente na luta em defesa da Previdência no dia 22/03, nas ruas do centro de Manaus.

Encontros Internacionais

De 1 a 4 de Abril, se encontraram em Bogotá, Colômbia, mais de cem representantes de diferentes redes, organizações e instituições que fazem parte da Rede CLAMOR, que de acordo com o seu presidente, dom Gustavo Rodríguez Vega, "nasce querendo responder ao fenômeno da migração, que nos últimos tempos tem crescido desproporcionalmente". Para o bispo mexicano, "o tráfico de pessoas é um grande câncer em nossa sociedade, é incrível que em nossos tempos, de tanto desenvolvimento, ainda existem aqueles que fazem negócios com pessoas, o que é um crime contra a humanidade".
Rose Bertoldo, da rede "Um Grito pela Vida", afirma que a Rede CLAMOR contribui para "fortalecer as redes locais", ajudando a ter "uma visão ampla da América Latina e do Caribe no que refere-se aos problemas e forças que se tem em cada país". Isso ajuda, segundo a religiosa brasileira, a "uma percepção dos fluxos e processos migratórios, o crescimento do aliciamento de migrantes nas redes de tráfico, no crime organizado e no narcotráfico". Nesta perspectiva, segundo a representante da Rede um Grito pela Vida, é necessário fortalecer o trabalho em rede entre diferentes organizações e instituições, bem como o compromisso das Igrejas no trabalho com migrantes, refugiados e vítimas do tráfico.



Conferência Internacional contra o Tráfico de Seres Humanos em Roma de 09 a 11/04

Iniciou no dia 09/04 a conferência internacional sobre trata de personas, mesa de abertura foi composta por  Fr. Michael Czerny, seção migrantes e refugiados, H.Em Cardeal Peter Turkson Embaixador Mathew Shieh-Ming Lee. República da China e Taiwan.
Os palestrantes padre Fabio Baggio, seção migrantes e refugiados, Dr. Nenette Jaquemet- OIM e Irmã Lea Motus - SOLWODI.
Trouxeram presente a realidade e dados do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual que é alarmante e tem tomado proporções impactantes, requer de nós um árduo trabalho de prevenção e incidência política.




Encontro com o Papa Francisco na Conferência Internacional contra o Tráfico de Seres Humanos:

Ao final da audiência do Papa Francisco no dia 11/04 com os participantes da Conferência Internacional, Irmã Roselei Bertoldo cumprimentou o Santo Padre, o Papa Francisco. Assim ela descreve o encontro.
Irmã Roselei entregou ao Papa o abraço do povo da Amazônia, agradeceu a sua profética e agradeceu pelo Sínodo da Amazônia.


Outras atividades

Roda de conversa sobre abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas com os migrantes venezuelanos. 

12/03 - Roda de conversa com os migrantes venezuelanos, sobre Tráfico de pessoas e outras violações de Direitos, uma parceria da Caritas com a Rede Um Grito pela Vida!
Cuidar e defender a vida contra as violências e explorações, eis a nossa missão!



No dia 25/03 – ACNUR/ Caritas - local de atendimento dos Migrantes
Estas explorações são crimes. Prevenção e orientação, para que não caiam nas armadilhas do Tráfico de Pessoas.  Uma parceria da Rede Um Grito Pela Vida e Caritas.



Participação na Abertura da "Campanha União pela Vida" pautada sobre a "Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a mulher".

De 20 a 22/03 em Pacaraima foi realizada uma oficina de mobilização contra violência sexual de crianças e adolescentes coordenada pelo IACAS, com a rede de proteção a crianças e adolescentes. Uma parceria da Rede Um Grito pela Vida, CEVSCA e IACAS. Refletindo sobre o enfrentamento as violências na fronteira, e como fortalecer a rede de proteção na efetivação do Sistema de Garantia de Direitos.

Participação no seminário sobre Direitos Humanos na Amazônia no dia 29/03 - Promovido pela Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas - FAMDDI, que foi criada em dezembro de 2018, durante o IV Encontro do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas - Foreeia.



Participação na primeira reunião do ano da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH) realizada nos dias 26 e 27/03, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, com foco em uma análise de conjuntura sobre o tráfico humano no Brasil. A Coordenadora Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, Renata Braz, fez uma exposição do 3º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que tem o objetivo de aperfeiçoar e reforçar as ações de combate ao tráfico de pessoas. A Comissão é composta por: PMM, Rede Um Grito Pela Vida, IMDH, CJP, SPM e Repam..


Rede Um Grito Pela Vida presente no curso "Masculinidades", promovido pelo SAVVIS e realizado no auditório da Moura Tapajóz  no dia 12/04 de 8 às 12h.
O curso foi assessorado por Raquel Wiggers - UFAM, Natã Souza Lima - UFAM e a Psicóloga Lígia Duque, com vasta experiência no tratamento de agressores sexuais!








Nenhum comentário:

Postar um comentário