terça-feira, 29 de novembro de 2022

Núcleo de Goiânia promoveu Encontro de Formação


A Rede Um Grito Pela Vida, núcleo de Goiânia, da CRB – Conferência dos Religiosos de Goiás, realizou no dia 19 de novembro de 2022, uma tarde de formação para os seus membros, estendendo o convite para quem quisesse participar, oportunizando a formação de multiplicadores. 

O Encontro aconteceu no Centro de Pastoral Dom Antônio. Participaram 37 pessoas. Foi assessorado pela psicóloga Maria Luiza Moura Oliveira (Malu), graduada e mestra pela PUC Goiás. Malu participa da Sociedade Brasileira de Pediatria e faz parte do Observatório Latino-Americano sobre Tráfico de Pessoas. Dedica seu trabalho a atender crianças e adolescentes em situação de violência e, portanto, vulnerável. 

O encontro foi muito participativo, havendo interações o tempo todo. O tema central foi: “O Tráfico de Pessoas – Informar-se para prevenir”. 

O tráfico de pessoas é um assunto ainda muito obscuro, difícil de aceitar e compreender. Trata-se de uma realidade muito dura e cruel, um crime que acomete pessoas em situação de vulnerabilidade. Qualquer pessoa pode ser vítima do tráfico, sobretudo jovens e/ou adultos que, procurando melhorar sua situação econômica e qualidade de vida, buscando emprego, encontram propostas vislumbrantes. Uma grande parcela da população, principalmente os mais desprovidos de bens materiais, é a mais vulnerável para cair nessa malha sutil que é o tráfico. Os cuidados com as crianças e adolescentes, a sua formação desde a família, a escola, a sociedade, são muito importantes, como prevenção. Uma educação que dê direito a criança a se manifestar, não apenas aceitar normas e regras, sempre caladas, é imprescindível. 

O tráfico não se trata de algo que acontece por acaso e de repente. Trata-se de uma organização nacional e internacional muito bem planejada e articulada. Para prevenir e combater este crime necessitamos atuar em rede. Deixamos aqui o contato da nossa Rede para quem se interessar em conhecer mais sobre este assunto e fazer parte dessa rede solidária, onde quer que esteja inserida/o.

por Vera Tomaz, secretária da Rede-Núcleo de Goiânia


Nenhum comentário:

Postar um comentário