Com reportagem de Camila Morais, o documentário surgiu baseado nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, que mostra o Brasil registrando o maior número de estupros da história, com 74.930 vítimas. Deste número, 56.820 eram crianças e adolescentes, entretanto os dados são subnotificados, pois na maioria das vezes as vítimas silenciam e não fazem as denúncias.
Outros dados preocupantes e que motivaram a produção do documentário é que 68,3% dos casos de abusos ocorrem na residência das vítimas, 86,1% dos abusos cometidos com crianças de 0 a 13 anos são cometidos por pessoas conhecidas e em 64,4% são familiares das vítimas. E a cada seis minutos uma criança é abusada sexualmente no Brasil.
A jornalista entrevistou representantes de órgãos públicos, que trabalham em busca de conscientização e denúncias, e também mostrar o papel da Igreja no combate deste crime. Dentre as fontes entrevistadas estão o Cardeal Leonardo Steiner, delegadas de Polícia Federal e Civil, e membros do Ministério Público. Ainda será mostrada a articulação feita por leigos da Cáritas e da Rede "Um Grito Pela Vida", que visitam comunidades na busca de conscientização e denúncias. Pela Rede, as Irmãs Roselei Bertoldo e Michele da Silva deram depoimentos.
A equipe viajou para as cidades de Manaus, Manacapuru e Presidente Figueiredo, todas no Amazonas, que está no topo da lista de Estados com mais casos de abuso infantil. Assim, vai abordar como a vulnerabilidade social, somada à dificuldade de fiscalização, pode contribuir para o número de casos de exploração infantil. E também mostrar como funciona a aliciamento de menores por redes de tráfico de pessoas que se aproveitam das características da Amazônia para cometerem os crimes.
"Desafios da Igreja - Infância Roubada" é uma reportagem de Camila Morais, imagens de José Cláudio Souza e assistência de mídias por Juliano Amorim. Saiba mais sobre o projeto e assista outras edições em a12.com/desafiosdaigreja.
Programa "Desafios da Igreja" foi exibido dia 25 de abril de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário