terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Rede Um Grito pela Vida lança campanha contra o tráfico de pessoas


Junte-se a nós. Jogue a Favor da Vida!

A campanha preventiva contra o tráfico de pessoas antes e durante a copa do mundo de 2014 no Brasil, denominada Jogue a Favor da Vida, inicia suas ações sensibilizando a população para o tema. Esta é uma iniciativa da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil - “Rede Um grito pela Vida”, que após reflexões e avaliações sobre a problemática, principalmente em tempos de megaeventos, decidiu investir forças e energias na realização de uma campanha preventiva que pudesse alertar quanto aos riscos antes e durante tais eventos.

Pautada na análise de situações anteriores, tais como a Copa do Mundo na Alemanha e na África do Sul, e observando os modos como as organizações da sociedade civil atestaram o aumento da exploração sexual no tempo relativo aos ocorridos eventos, a campanha atua contra esse tipo de exploração, abrindo reflexões abrangentes que convidam ao debate.




Objetivos:

  • Sensibilizar e informar a sociedade civil, sobretudo os grupos mais vulneráveis sobre o tráfico de pessoas e os riscos do seu crescimento durante a copa do mundo;
  • Favorecer a reflexão sobre o impacto social de grandes eventos, de modo especial a Copa do mundo de Futebol de 2014, evidenciando e denunciando as violações de direitos dos grupos mais vulneráveis;
  • Contribuir para coibir o crescimento do tráfico de pessoas e outras práticas similares de exploração e violação de direitos durante a Copa do mundo;
  • Promover uma cultura de respeito e valorização da vida.

Ações previstas:

Produção de material de sensibilização, que será preparado em duas línguas (português e espanhol) e distribuído em todo o território nacional, priorizando as cidades que sediarão a copa. Materiais para distribuição online também serão disponibilizados no blog da Rede Um Grito pela Vida.

A campanha “Jogue a favor da vida” será realizada nas mídias sociais e MCS, a partir do mês de fevereiro de 2014. Dos meses de março a julho serão realizadas atividades de formação, sensibilização, panfletagem, divulgação na imprensa, debates, seminários, plantão nas rodoviárias, aeroportos, portos, dentre outros locais que contarão com a divulgação dos Disque Denúncia e articulação com os conselhos tutelares, órgãos de segurança, núcleos de enfrentamento ao tráfico de pessoas, centros de direitos humanos, pastorais e organismos para garantir os espaços de atendimento, acolhida e encaminhamento das denúncias.

Os eventos da Campanha

Os eventos serão realizados pelos diferentes núcleos da Rede Um Grito pela Vida presentes e atuantes em todo o Brasil em parceria com as organizações, grupos e mídias que aderirem à mesma.

A campanha será divulgada internacionalmente na América Latina e na Europa, pois conta com a adesão das Redes RAMÁ, KAWSAY E RENATE que integram a Talitha Kum – Rede Internacional da Vida Religiosa no enfrentamento ao tráfico de pessoas. A vida consagrada em época de megaeventos internacionais vem se comprometendo para sensibilizar e alertar sobre o tráfico de pessoas: no ano de 2006, na Copa do Mundo da Alemanha, participou da Campanha “Tráfico de pessoas: apito final”; em 2010, na África do Sul, promoveu a Campanha “Chute o tráfico de pessoas”; e este ano é a vez do Brasil.

Junte-se a nós. Jogue a favor da vida!

Como participar:

Integre-se aos núcleos e equipes locais para participar do planejamento e realização das atividades da campanha em parceria com a Rede Um Grito pela Vida.

Colabore divulgando a campanha por meio das redes sociais. Nossa página será lançada na rede Facebook no dia 12 de Fevereiro de 2014: https://www.facebook.com/jogueafavordavida

Banners também estarão disponíveis em nosso blog para compartilhamento e inserção em páginas de apoio. Acesse:http://gritopelavida.blogspot.com.br/

Você também pode contribuir com a produção e divulgação do material, promovendo debates e reflexões sobre a  realidade do tráfico e os riscos de crescimento do tráfico de pessoas neste tempo de megaeventos. Participe desse mutirão de alerta, vigilância e formação.

Nosso grito: Jogue a favor da Vida! Denuncie o tráfico de pessoas.

Mais informações: gritopelavida@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário