Mais notícias

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Caminhada de conscientização contra o tráfico de pessoas acontecerá no dia 30 de julho, em Brasília

Pubicado pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania- Brasília
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF) promove, de segunda-feira a sábado (25 a 30/7), a Semana de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A série de eventos coincide com os preparativos finais dos Jogos Olímpicos, período em que o país verá aumentar exponencialmente o fluxo de turistas, exigindo maior atenção quanto à questão do tráfico humano. A programação inclui exposição alusiva ao tema no Aeroporto Internacional de Brasília, a realização de um simpósio técnico e uma caminhada de conscientização no Parque da Cidade.
“O tráfico humano é uma modalidade criminosa sutil e ainda pouco visível para a sociedade, mas que movimenta números elevados de vítimas e de cifras financeiras em todo o mundo. Questões como os refugiados internacionais, motivados por conflitos armados ou desastres ambientais, ou mesmo a mera situação de vulnerabilidade social, ainda muito comum em nosso país, abrem espaço propício para a atuação dos aliciadores. Esta semana temática é uma oportunidade para alertarmos a sociedade e ampliarmos os debates em torno de políticas públicas para combater o tráfico de pessoas”, diz o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima.
A primeira ação está prevista para ocorrer na segunda-feira (25/7), na Rodoviária do Plano Piloto, a partir das 9h, em uma sessão solene com a presença de autoridades governamentais. Na ocasião, será anunciada também a abertura da exposição do Projeto Gift Box, instalada no Aeroporto Internacional de Brasília. A iniciativa consiste em uma campanha de rua que utiliza grandes “caixas de presentes” colocadas em espaços públicos. Cada uma das peças de arte simboliza como os traficantes enganam as vítimas com falsas promessas, simulando o processo de aliciamento. A parte externa da composição mostra uma embalagem atraente, que oferece uma nova forma de vida com frases convidativas, instigando a curiosidade do público. Uma vez dentro da instalação, as pessoas descobrem que não se trata de uma proposta de trabalho, mas do relato de alguém que foi traficado e colocado em situação de exploração sexual, laboral, servidão doméstica, além de outras modalidades, como adoção ilegal de crianças ou tráfico de órgãos.
Conferência acadêmica
O Simpósio Distrital da Rede de Atenção ao Migrante Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será o segundo evento da semana temática, previsto para ocorrer terça e quarta-feira (26 e 27/7), no auditório da Defensoria Pública da União, das 8h30 às 18h. O evento tem como objetivo reunir a comunidade acadêmica para discutir produções científicas acerca dos temas propostos. Participarão da conferência representantes da Universidade de Brasília (UnB); do Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas de Migração; do Ministério da Justiça e Cidadania; e da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados, entre outros órgãos públicos e entidades.
“Os especialistas vão expor estudos diversos, com conclusões quantitativas e qualitativas, sobre a realidade dos temas tratados. Neste mesmo evento, haverá ainda grupos de trabalho para discutir desafios e estabelecer estratégias de políticas migratórias e de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Será uma reunião técnica, que pretende aproximar os diversos parceiros envolvidos em matéria de tráfico de pessoas e atendimento às vítimas de violações de direitos humanos”, acrescenta o secretário Marcelo Lima.
Caminhada de Conscientização
No sábado (30 de julho), Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, data instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrerá o encerramento da semana temática, com a Caminhada de Conscientização. O evento será realizado das 8h30 às 11h30, com ponto de concentração próximo ao estacionamento 13 do Parque da Cidade. Durante a ação, servidores da Sejus/DF, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher distribuirão materiais informativos para a comunidade sobre como se prevenir contra os aliciadores. “Alertar as famílias, informando sobre os principais cuidados a serem tomados acerca de qualquer proposta que inclua mudança de domicílio, é seguramente uma das medidas mais efetivas para prevenir o tráfico de pessoas”, conclui o secretário Marcelo Lima.

 Exposição do Projeto Gift Box
Quando: de segunda a quarta-feira (25 a 27 de julho)
Horários: segunda-feira, das 14h às 18h; terça-feira, de 9h às 17h; e quarta-feira, de 9h às 14h
Local: Aeroporto Internacional de Brasília — próximo ao desembarque doméstico
Assessoria de imprensa: Fernando Brito - 2104-4224 / 9-9951-9375

Simpósio Distrital da Rede de Atenção ao Migrante Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Quando: terça e quarta-feira (26 e 27 de julho)
Horário: das 8h30 às 18 horas
Local: auditório da Defensoria Pública da União — Setor de Autarquias Norte, Quadra 5, lote C, Centro Empresarial CNC, Bloco C, 18º andar
Assessoria de imprensa: Fernando Brito - 2104-4224 / 9-9951-9375

Caminhada de Conscientização

Quando: sábado (30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas)
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Parque da Cidade, estacionamento 13
Assessoria de imprensa: Fernando Brito - 2104-4224 / 9-9951-9375
Fonte - Saiba mais em: http://www.sejus.df.gov.br/imprensa/noticias/item/2616-semana-de-enfrentamento-ao-trafico-de-pessoas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário