Ceará – No dia 20 de janeiro, na Diocese de Sobral, na serra da Meruoca, A rede "Um Grito pela Vida" reuniu seus membros, através do Núcleo SIT – Sobral, Itapipoca e Tianguá, em uma assembleia para fazer avaliação da caminhada em defesa da vida e planejamento das atividades para o ano. Visando fortalecer sua missão de promover uma maior conscientização sobre o Tráfico de Pessoas, diante de um cenário de violência e injustiça generalizadas que afetam inúmeras vidas, oferecendo também alternativas viáveis para a erradicação desta violência. Tendo como principal lema: “Enfrentar o Tráfico de pessoas é nosso compromisso”, assim a assembleia abordou a temática: Nas trilhas do enfrentamento do Tráfico Humano – entre a exploração do Trabalho e Mercantilização da Vida. E diversos outros debates fundamentais para a organização e funcionamento do Núcleo SIT.
A rede "Um Grito pela Vida" é conhecida por sua atuação incansável nas diversas regiões do país, articuladas em núcleos, integradas com as organizações eclesiais e civis, fomentando, promovendo e/ou participando de atividades e processos de prevenção e assistência e intervenção política, buscando instruir e instrumentalizar a sociedade a fim de coibir o crescimento da inserção de vítimas neste mercado do crime do tráfico de pessoas. Neste sentido, a Rede desenvolve um conjunto de atividades de: - Sensibilização e informação, priorizando os grupos em situação de vulnerabilidade, lideranças comunitárias, agentes de pastoral e outros; - Organização de grupos de reflexão e estudo, aprofundando as causas e situações que o favorecem como: questões de gênero, violência, modelo de desenvolvimento, grande construções e projetos, grandes eventos, hedonismo midiático, aumento da precariedade do trabalho, corrupção, impunidade, entre outras; - Capacitação de multiplicadores/as, visando ampliar a ação de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, principalmente para fins de exploração sexual; - Participação e mobilização social e política de incidência na definição e efetivação de políticas públicas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A realização desta assembleia foi muito importante para aprofundar e estudar sobre a temática do Tráfico Humano, seu funcionamento e os objetivos da rede Um Grito pela Vida. Avaliar o trabalho já realizado nos últimos anos, identificar desafios enfrentados e estabelecer pactuações de novos compromissos e ações para o próximo período. Ressalta-se como fundamental a presença dos representantes que vieram da diocese de Itapipoca para participar da assembleia da Coordenadoria dos Direitos Humanos da Prefeitura de Itapipoca, supervisora das políticas LGBTQ, Profissional da Residência em Saúde Pública, líder da comunidade quilombola de Nazaré e animadora das Cebs). Bem como o esforço e o engajamento dos membros e representantes das dioceses do Tianguá (Pastoral da Criança) e de Sobral (Agentes da Comissão Pastoral da Terra – CPT, Coordenadoria dos Direitos Humanos de Sobral, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, CEBs, Congregação Filha de Santana, Instituto Teias da Juventude – ITJ), no trabalho já vem sendo desenvolvido pela rede RGPV.
Para a Irmã Elizabeth do Núcleo de Fortaleza, que foi assessora na assembleia, pontuou “vejo de maneira muito positiva a condução do encontro, as ações deliberadas e observei a qualidade dos debates, o nível de engajamento das pessoas do núcleo de Sobral, Itapipoca e Tianguá, bem como o sentimento coletivo de querer aprender e participar das novas pessoas que estão se achegando na rede. E isso é muito importante para esse árduo serviço de defesa da vida e do combate a esse crime que rouba a dignidade e a liberdade”.
Como resultados da assembleia, tiraram-se como encaminhamentos o planejamento de ações para o ano de 2024 da rede e as pactuações para melhor organicidade e funcionamento do Núcleo SIT da Rede Um Grito pela Vida. Agora é a hora da missão, do chamado à Ação, como membros da rede "Um Grito pela Vida", e na tarefa de todos e todas, para a se envolverem, se esforçarem, apoiarem a realização das ações do Núcleo SIT – Sobral, Tianguá e Itapipoca no enfrentamento ao Tráfico de pessoas, como compromisso coletivo na defesa da vida, da dignidade e da liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário