sexta-feira, 17 de maio de 2024

Maio Laranja em Salvador


Na quinta-feira, 16 de maio, foi realizada uma Roda de Conversa participativa, afetiva e cheia de cuidado no Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. Em um bate papo entre a Vice-Diretora do Colégio Karla Carvalho e Márcia Rodrigues (Integrante da Rede Um Grito Pela Vida - do núcleo de Salvador -)  foi estabelecido um diálogo aberto e repleto de escuta e acolhimento sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes.

A intervenção social da Rede Um Grito Pela Vida nas Escolas, nos Centros de Pastorais, em Grupos e Organizações da Sociedade Civil, busca prevenir, alertar e combater toda forma de violência que transforma nossas crianças e adolescentes em vítimas potenciais. 

Neste ano, estamos engajadas na mobilização nacional em alusão ao Maio Laranja, fazendo memória do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, símbolo de uma conquista da luta pelos Direitos Humanos de Crianças e de Adolescentes no território brasileiro. 

Estudantes dos Primeiros Anos do Ensino Médio Regular, Integral e Profissional participaram ativamente, solidários e sensíveis à temática. Logo, apresentaram dúvidas, proposições e modos de ajudar uns aos outros no enfrentamento de práticas assediadoras, desrespeitosas e violentes que percebemos na nossa sociedade, que infelizmente muitas pessoas acabam por naturalizar e nas quais estão muitas vezes expostos.

À Rede Um Grito Pela Vida, nossa imensa gratidão pela parceria e pela disponibilidade.







Texto: Prof.ª Karla Carvalho
Fotos: Ícaro Mello, Social Média, Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella

Um comentário:

  1. E preciso ter a participacao e dedicacao de todos...pais ..professores e alunos uns protegendo o outro.
    E principalmente ter uma visao de cuidado e carinhos com todos os aluno.. Nao ta facil e preciso redobra o cuidado

    ResponderExcluir