Mais notícias

segunda-feira, 14 de abril de 2014

REDE “UM GRITO PELA VIDA” NA VIA SACRA PROMOVIDA PELA PASTORAL DO MENOR DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

NO DIA 11 DE ABRIL/2014, a REDE “UM GRITO PELA VIDA” participou dA VIA SACRA PROMOVIDA PELA PASTORAL DO MENOR DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

A vIA SACRA teve como tema “fraternidade e tráfico humano” E TEVE QUATRO ESTAÇÕES.




ABERTURA

na abertura houve a acolhida às crianças e UM PADRE acolheu e fez uma reflexão DO que é a via sacra, o sofrimento de jesus relacionando o tema da cf de 2014 À preparação para a semana santa. em seguida, falou o secretário da segurança pública e um representante  dos direitos humanos.

apresentações

A 1ª. ESTAÇÃO TEVE COMO TÍTULO NOS CARTAZES  – “Quem ama, doa! Doe órgãos, salve vidas!”

O grupo que apresentou esta estação trabalhou o tema “ver” – “transplante de ÓRgãos” . encenado pela pastOral do menor da região belém.

hOUVE NO PRÓPRIO LOCAL, NA PRAÇA DO pÁTIO DO COLÉGIO.

A 1ª. QUEDA DE JESUS – FOI LEVANTADO POR DUAS CRIANÇAS DA PASTORAL DO MENOR. APÓS UMA CAMINHADA CURTA, ACONTECEU A 2A. QUEDA DE JESUS, QUE FOI LEVAN TADO POR UM JOVEM DA PASTORAL DA JUVENTUDE. FOI FEITA UM REFLEXÃO SOBRE  A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS, O DESCASO DO PODER PÚBLICO.     

a 2ª. estação FOI NA PRAÇA PATRIARCA, ONDE SE FALOU SOBRE A cf, SEUS OBJETIVOS, FOCANDO NA CARÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DO TRÁFICO HUMANO. ESTA ESTAÇÃO TEVE COMO TÍTULO NUM CARTAZ: “DIGA NÃO À EXPLORAÇÃO. NÃO SILENCIE! DENUNCIE!”

A PASTORAL DA MULHER MARGINALIZADA TRABALHOU O TEMA “VER” – EXPLORAÇÃO SEXUAL” .


CONTINUAMOS O PERCURSO E NA PRAÇA DO OUVIDOR, EM FRENTE AO LARGO S. fRANCISCO, ACONTECEU  NA 3ª. ESTAÇÃO, ONDE HOUVE ANTES UMA FALA DO CONSELHO TULETAR.


NA APRESENTAÇÃO DESTA 3ª. ESTAÇÃO TEVE COMO TÍTULO: “NOSSO GRITO SE OUVIRÁ”.

a PASTORAL DO MIGRANTE TRABALHOU O “JULGAR” TRATANDO DO TRÁFICO HUMANO.


a CAMINHADA CONTINUOU E NA PRAÇA DA SÉ, CHAMADA MARCO ZERO,   ACONTECEU A 3ª. QUEDA DE JESUS. FOI FEITA UMA REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA, A POBREZA, O ABANDONO, O TRÁFICO, A PROSTITUIÇÃO.

jESUS FOI LEVADO PELOS SOLDADOS PARA O ALTO DA ESCADARIA DA CATEDRAL DA SÉ. NESTE MOMENTO TODOS OS PARTICIPANTES FORAM CONVIDADOS A SE AJOELHAR POR UNS MINUTOS. NESTA HORA JESUS FOI RETIRADO DA CRUZ E COLOCADO NO COLO DE MARIA – UMA MULHER NEGRA – ONDE FICOU POR ALGUNS MINUTOS E DEPOIS OS SOLDADOS RETIRARAM JESUS PARA SEPULTÁ- LO.

NA PRAÇA DA SÉ ACONTECEU A 4ª. ESTAÇÃO. TÍTULO NO CARTAZ: ” É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU (GL 5,1)”, ENCENADO PELA REDE MARISTA DE SOLIDARIEDADE. O GRUPO TRABALHOU O “AGIR”. QUEM CRUCIFICAMOS HOJE?

NO FINAL, JESUS APARECE RESSUSCITADO. NESTA HORA HOUVE FUMAÇA, BALÕES, CANTOS.

UMA OBERSVAÇÃO QUE FOI FEITA NO MICROFONE: UM HOMEM DA POPULAÇÃAO DE RUA ACOMPANHOU ESPONTANEAMENTE TODA A VIDA SACRA E QUANDO SE ENCENOU A MORTE DE JESUS, ELE COMEÇOU A CHORAR. TODOS OS PARTIciPANTES FICARAM COMOVIDOS COM A  DO MORADOR DE RUA.

A PARTICIPAÇÃO DA REDE FOI ATRAVÉS DE BANNER E CARTAZ.L, ALÉM DE ACOMPANHAR TODA A VIA SACRA.








SECRETARIOU: iR. ANTONIETTA ABREU, RSCM,
MEMBRO DA REDE UM GRITO PELA VIDA

 COORDENADORA DA REDE DA CONGREGAÇÃO JUSITÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário