quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Debate Público sobre Tráfico de Pessoas em Teresina






Religiosas e religiosos que compõem a Conferência dos Religiosos do Brasil, unidos a leigos e motivados pelo horizonte inspirador da defesa da vida se colocam na luta contra o Tráfico de Pessoas, crime e grave violação dos direitos humanos, organizadora da Rede Um Grito pela Vida que, em 2017, comemora seus 10 anos de atividade na prevenção e enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizará no dia 04/09/2017, no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina, debate sobre a temática Tráfico de Pessoas e seus desdobramentos. O evento reunirá movimentos sociais, poder público, judiciário e sociedade em geral e está sendo organizado pela Rede Um Grito pela Vida em parceria com o Centro da Juventude Santa Cabrini, Coletivo Mulheres Articuladas, Associação das Prostitutas do Estado do Piauí (APROSPI), União das Entidades Comunitárias da Zona Sul (UNECOST), Câmara Municipal de Teresina, Secretaria Municipal de Políticas Integradas (SEMCASPI), por meio da Gerência de Direitos Humanos e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM).

A Rede “Um Grito pela Vida” é Intercongregacional. Constituída por aproximadamente 150 religiosas/os de diversas Regionais e Congregações. Um espaço de articulação e ação profético-solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. Desde 2006, como parte constitutiva da CRB Nacional, atua de forma descentralizada e articulada com as organizações e iniciativas afins, nas diversas localidades, estados e municípios na defesa da vida.

O tráfico de pessoas é o deslocamento das vítimas para fins de ações como o trabalho em condições análogas à escravidão, exploração sexual, extração de órgãos, adoção ilegal e qualquer tipo de servidão. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) considera essa a terceira maior atividade criminosa do mundo e a de mais rápido crescimento entre as organizações criminosas transnacionais. Levantamento do GLOBO nos 16 Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), do Ministério da Justiça, aponta aumento de 8% de vítimas deste crime entre 2015 e 2016: pulou de 740 para 797 pessoas. 


PROGRAMAÇÃO DO DEBATE:


9h30 Abertura – Mensagem de boas-vindas

9h40 Painel I – 10 Anos da Rede Um Grito Pela Vida: caminhada e desafios. 

Denise Alves Morra (Centro da Juventude Santa Cabrini)

10h00 Painel II – A Exploração e o Tráfico de Pessoas na perspectiva do Direitos Humanos.

Maria de Deus de Araújo (Gerência de Direitos Humanos - SEMCASPI)

10h20 Painel III- Tráfico de pessoas e a exploração de crianças e adolescentes.

Dr. Carlos Wagner de Araújo Nery (Juiz do Trabalho - TRT 22ª Região)

10h40 Painel IV – Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo.

Dr. Edno Carvalho Moura (Juiz do Trabalho - TRT 22ª Região)

11h00 Painel V - Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual de Mulheres. 

Anamelka Cadena (Núcleo de Feminicídio da Polícia Civil do Piauí)

11h20 Painel VI - O trabalho da PRF no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 

Inspetor Juraci (PRF - Comissão Regional de Direitos Humanos)

11h40 Debate

12h00 Encerramento


Núcleo Regional de Teresina
 Articulação Rede Um Grito pela Vida 




Nenhum comentário:

Postar um comentário