sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Núcleo da Rede do Rio de Janeiro teve intensa participação na campanha de sensibilização nas Olimpíadas, em parceria com a Pastoral do Migrante

No dia 25 de julho, o Núcleo Rio de Janeiro da Rede Um Grito pela Vida, juntamente com o Comitê e o Núcleo Estadual, participou do lançamento da campanha “Giftbox” no Aeroporto Galeão do RJ, espaço de muita circulação de atletas, de delegações internacionais e de um intenso turismo do mundo inteiro. A caixa Giftbox – Brasil permaneceu no local até o dia 30. No dia 26 de julho, foi lançada nas redes sociais a mesma campanha, fortalecida com um excelente material visual.

No dia 27, o Núcleo esteve em um encontro entre o Governo do México e o Governo Brasileiro, que cuida do tema do Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo. Foi realizada uma boa parceria entre os Governos e um excelente intercâmbio de materiais visuais para a conscientização e prevenção sobre essa séria problemática.

Representantes dos Governos do Brasil e México – Palácio das Laranjeiras
No dia 28 de julho, foram lançadas vinhetas de rádio nas redes sociais e no dia 29 foi realizada a iluminação azul do Cristo e de outros monumentos na cidade, abrindo espaço para a Campanha “Coração Azul” da ONU, assumida também pelo Brasil.

No dia 1º de Agosto de 2016, estivemos na Vigília da Dignidade, na Cinelândia – RJ, com nosso banner e a cartilha “Na Trilha de Maria – Armadilhas invisíveis”. Por cerca de três horas, entregamos a cartilha e conversamos com as pessoas. Nossa presença chamou a atenção e despertou o interesse das pessoas, inclusive do canal de TV TELESUR, que gravou uma entrevista sobre nosso trabalho.


No dia 05 de agosto, em parceria com o Comitê Estadual, o Núcleo Rio inaugurou a caixa “Giftbox” na Cinelândia, reforçando o espaço de consciência e de prevenção ao tráfico de pessoas.  Estava presente a ONG Internacional “27 MILLION”, com óculos virtuais nos quais estavam gravadas cinco histórias reais de pessoas traficadas, em cinco idiomas diferentes. 

A rádio Nacional e a rádio AM 1440 entrevistaram pessoas do Núcleo e muita gente que conversou com o nosso pessoal levou materiais como fitinhas de pulso, leque informativo, folder, cartazes, camisetas e adesivos para se informar, divulgar e ajudar a sensibilizar sobre o tema.
  
Representantes do Núcleo – Rio durante a campanha- Cinelândia

No período da tarde, a equipe foi para a Praia de Copacabana na manifestação do povo pelo “Fora Temer”, realizada em frente ao Palace Hotel Copacabana. Em seguida, acompanhamos a passeata por mais de três quilômetros, conversando e distribuindo material da Campanha Jogue a Favor da Vida. Foi um dia realmente cheio e significativo para o Núcleo Rio.

Estivemos também partilhando material com a ONG Internacional “Gerando Vida”, no Bairro São Cristovão; além de outras organizações nacionais com o mesmo objetivo. 

Praia de Copacabana divulgando a Campanha Um Grito pela Vida

No dia 09 de agosto, tivemos a reunião mensal na sede da CRB para uma avaliação e programação de futuras atividades. Depois de um momento de mística e reflexão, sentimos a necessidade de termos um lugar de referência diante de tantos pedidos que tivemos durante a campanha de prevenção. Decidimos enviar um pedido à coordenação da CRB Regional para vermos, juntos, como viabilizar esta necessidade. Vamos criar um e-mail e um grupo no whatsapp para a comunicação.



Equipe do Núcleo na sua maioria jovens na Cinelândia na campanha junto a caixa giftbox do Comitê Estadual.
Conforme anunciado pela imprensa, já foram desmascaradas duas máfias do tráfico de Pessoas no Brasil nestes últimos meses: uma no Rio e outra em Manaus. Creio que todo o trabalho de denúncia, prevenção e de conscientização com as várias parcerias está dando resultados positivos.

Na reunião do núcleo, realizada no mesmo dia, fizemos uma avaliação e decidimos por mais duas atividades públicas de prevenção no Largo da Carioca, dia 19, e na Feira Nordestina São Cristovão.

Equipe jovem na Campanha
Pe. Mario Geremia
Rede - Núcloe Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário