terça-feira, 5 de março de 2013

Goiânia: Realizado o Encontro para Multiplicadoras/es da Rede Um Grito pela Vida


Aconteceu no dia 24 de novembro, o I Encontro Regional de Formação para Multiplicadoras/es da Rede Um Grito pela Vida, promovido pela Conferência dos religiosos/as do Brasil – Regional Goiás. Objetivo Geral do Encontro: Capacitar e articular a VRC e leigas/os no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (TP).

Objetivos Específicos: 
a) Conhecer o trabalho de sensibilização e enfrentamento ao TP pela Rede Um Grito Pela Vida;
b) Fortalecer e articular a VRC do Regional de Goiânia para assumir esta causa;
c) Conhecer o que o Estado de Goiás tem feito e realiza para enfrentar esta problemática;
d) Tomar conhecimento da realidade do TP no Estado de Goiás;
e) Conhecer outras instituições que trabalham no combate ao TP;
f) Suscitar o envolvimento do grupo para dar continuidade na formação sobre o TP; (participar das etapas de formação de 2013).

O Encontro foi assessorado, na parte da manhã, por Nelma Pontes, Presidente da Comissão Executiva do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - NETP-GO que expôs a problemática do TP no Estado e como é feito o atendimento às vítimas desse crime. Esclareceu dúvidas e orientou, também, como proceder diante dessa realidade e em casos de abusos sexuais, trabalho escravo, violência contra a mulher, etc. Colocou-se à disposição para um trabalho conjunto no enfrentamento dessa prática criminosa que vitima tantas mulheres, jovens e crianças.

Na parte da tarde nossa Irmã Eurides Alves de Oliveira (ICM), Coordenadora Nacional da Rede Um Grito pela Vida, deu continuidade ao trabalho fazendo memória de como nasceu a Rede Um Grito Pela Vida, as Congregações e Instituições que a apóiam e que dela participam e toda a problemática que envolve essa grave situação. Socializou informações, esclareceu dúvidas, incentivou a participação e o comprometimento por esta causa com ações educativas de prevenção e assistência, intensificando a luta por políticas públicas de enfrentamento ao TP.

Irmãs de diversas Congregações e leigos participaram num total de 25 pessoas.
Da Congregação estiveram presentes as Irmãs: Maria Inês, Josiana, Cristina e Lourdes, além de Ir. Eurides, assessora.

Ir. Lourdes Pozoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário