segunda-feira, 4 de março de 2013

Manaus: II Encontro da Juventude

Por Irmã Roselei Bertoldo



Reunindo quase 10 mil jovens, a Arquidiocese de Manaus realizou na tarde do domingo, dia 20 de maio, o II encontro da juventude. A Rede Um Grito Pela Vida, presença do evento com a campanha de prevenção ao Tráfico de Pessoas, com a distribuição de material informativo e coleta de assinaturas para o baixo assinado da CF 2014.

Nem mesmo a chuva desencorajou as diversas caravanas que chegaram ao espaço do encontro. Dom Luiz Soares Vieira. Arcebispo metropolitano e Dom Mario Pasqualotto, bispo auxiliar, junto com a Pastoral da Juventude, animaram o encontro e ouviram os apelos e gritos das juventudes. Os pastores da igreja local ressaltaram o protagonismo dos/as jovens no anuncio da Boa Noticia de Jesus e o convite para que os jovens se unam contra a violência e o extermínio.



Dom Luis em seu diálogo afirmou: “a juventude é chamada a transmitir o Evangelho da vida, encarregada de tornar presente a Nova Vida de Cristo, o Senhor Ressuscitado. Por isso, o verdadeiro agir de vocês, queridos jovens, é atuar como discípulos missionários de Cristo na igreja, na transformação da sociedade, na defesa dos valores cristãos, escutando o chamado do Mestre e discernindo a própria vocação na Igreja e no mundo” destacou.


O Arcebispo ressaltou ainda que é também tarefa dos jovens dizer sim e defender a vida como maior dom de Deus criador, a oração como semente fecunda, a sexualidade como beleza e riqueza da criação divina a  amizade como caminho de crescimento sadio, o namoro como vestibular para a verdade e maturidade afetiva, a educação como alicerce da profissão, o trabalho como fonte de solidariedade, a família como santuário da vida e agência de paz, a comunidade  como lugar para ser feliz”, detre outras formas da vivência cristã acrescentando ainda que a juventude deve dizer não para uma vida sem sentido, para os paraísos enganosos da droga, do prazer do álcool e para todas as formas de violência.

Dom Luiz finalizou sua fala destacando o desejo de que a alegria do Senhor seja a seiva vital para produzir frutos na caridade para o bem da juventude e para o mundo.

Presente no evento, a Rede  levou a campanha de combate ao Tráfico de Pessoas. Os agentes da Pastoral da Juventude somaram com as Irmãs na coleta de assinaturas para que a Campanha da Fraternidade em 2014 tenha o Tráfico de Pessoas como tema. Este movimento foi bem recebido entre os jovens que apoiaram a causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário