sábado, 2 de março de 2013

Tráfico de Pessoas: como não entrar nesta?

Composição de texto a partir das redações dos alunos/as do Projovem de uma escola na Periferia da Cidade de Fortaleza - agosto de 2010
(fonte Rede Um Grito pela Vida núcleo de Fortaleza)
Existe vario tipo de tráfico: de órgãos, de pessoas, de crianças e de mulheres. Infelizmente está em todos os lugares. O Tráfico de mulheres acontece em vários países, está tendo escravidão, exploração de mulheres e crianças, vivem em cativeiro, sem poder ter contato com ninguém, passando fome, mortas, torturadas, espancados violentamente, como aquela moça do vídeo. Foi um choque para mim saber disto, mas temos que saber para nos defender, temos que pesquisar, nos informar, temos que nos conscientizar, sobretudo os jovens que nada na vida deles vem fácil, na vida tem muitos obstáculos.
              Tráfico acontece também aqui em Fortaleza ...
Tráfico é quando você é transportada do local onde você mora para outros locais com pessoas desconhecidas e até mesmo conhecidas, do seu cotidiano, do seu dia-a-dia. Isto acontece a maioria das vezes com mulheres vão com proposta de emprego e quando chegam lá é totalmente diferente. Esse tipo de coisa aconteceu comigo quando eu tinha apenas 17 anos eu fui para o estado do Maranhão, mas graças a Deus eu passei só 8 dias neste local e fugi e conheci pessoas horríveis, traiçoeiras, covardes e pessoas também boas, maravilhosas que me ajudaram muito mais, mas isto é o meu passado e eu sofro muito ao lembrar. Eu conheço também uma pessoas que coloca a própria filha para se prostituir com um velho, isto eu acho super errado, eu espero apenas uma oportunidade para denunciar.
A maioria das pessoas traficadas são mulheres, pobres, negras, que tem um sonho de vencer na vida, apesar da profissão elas ainda sonham com uma vida melhor. A grande maioria não tem felicidade em casa, sofre mal tratos dos pais; a falta de emprego dos pais contribui muito, não tem emprego ou ganham pouco e trabalham muito. Eu acho que o tráfico cresce por causa do abandono, mal tratos, rejeição e falta de apoio na educação.
Muitas mulheres entram nessa vida por falta de opções, mulher não tem trabalho, por isto se prostituem, por achar que é o único modo de elas conquistar seus objetivos, mas a realidade é muito diferente. Muitas mulheres são vendidas e obrigadas a se prostituir. Sair é muito difícil! Prostituição não é a mesma coisa de tráfico, a não ser que seja por falta de opção.
Tráfico de pessoas é uma coisa muito desumana e brutal que nossa autoridade deveria combater. É uma humilhação, ter lucro com o corpo de mulheres e crianças, ver que a pessoa passa por necessidade, ai finge que está interessada para ajudar e aí começa. Eu já ouvi uma história que uma família vendeu seu próprio filho para não passar fome. Isto é muito triste. Não é certo!
Tráfico de Pessoas é levar as pessoas inocentes para outros países a força, ou enganando, prometem trabalho para ganhar bem e viver bem! Todas querem trabalhar e ser feliz, mas nós temos devemos ter muito cuidado. Mulheres, crianças, adolescentes e adultos são usados de várias formas tanto vendendo droga como trabalhando, as mulheres para praticarem vários tipos de abusos sexuais, mas crianças também. Elas (as mulheres traficadas) usam drogas e acabam se viciando com tudo o que há de ruim.
Quem vive como escravo trabalha muito, o sofrimento é muito. Eu espero que tudo isto um dia acabe. Sofro muito quando vejo pessoas que passaram por isto.
As pessoas que enganam são muito calculistas, hipócritas, elas têm uma maneira de enganar que ilude. É surpreendente como existem pessoas capazes de usar de outras pessoas. Quem se acha no direito de tirar os sonhos de nós jovens que sonhamos uma vida melhor? Temos que dar um basta nisto! Sonhar faz parte da vida, continuamos a sonhar e a realizar nossos sonhos!
Muitas pessoas não estão se valorizando. Eu tenho quatro filhos e quase estava caindo nesta, queria uma vida fácil e desesperei-me. Eu sou uma mulher vitoriosa. Não devemos aceitar as coisas fáceis, devemos consegui-las com nossos próprio esforços, pois vida de princesa só em contos de fadas! Você tem que ter cuidado para não se quebrar a cara. Todas as jovens devem ser respeitadas. Mereço viver mais melhor!
Para não entrar nesta é só você não aceitar propostas de outras pessoas para trabalhar em outros estados, tomando uma grande atitude: de dizer não na hora certa, pensar bem antes de tomar qualquer decisão. Não todos conseguem se defender, pois não tem o conhecimento da realidade. Temos que lutar para ter o que queremos na nossa vida. As mulheres devem prestar atenção nas pessoas que chegarem com propostas de emprego com ganho muito alto e não se iludir com o dinheiro e com a oportunidade de conhecer outros países.
Tráfico de pessoas é uma das coisas que tem que acabar no mundo e no Brasil. Eu espero que um dia mude, pelo menos que a nossa sociedade combata isso: DENUNCIANDO!
Vamos torcer pela paz!
Não à violência contra a mulher!
Temos que dizer que a vida é importante e digna de ser vivida e que todos somos iguais e que todos temos que ter chances de refazermos a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário