segunda-feira, 4 de março de 2013

de Manaus

por Rose Bertoldo, icm


Inseridas na Rede Um Grito Pela Vida  de combate e prevenção ao Tráfico de Pessoas, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria que integram a comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix, em Manaus/AM, participaram da primeira reunião da Rede, em 2012, ocorrida no mês de março. O encontro marcou a retomada das atividades do grupo.
Foram avaliadas as iniciativas realizadas no ano de 2011 bem como as atividades  projetadas para 2012. A ênfase dos trabalhos acontecerão com as mobilizações de  prevenção ao Tráfico de Pessoas na Copa do Mundo de 2014, uma vez que a capital do Amazonas sediará os jogos do mundial. Também as ações da Rede desenvolvidas a nível nacional foram avaliadas pelas/os religiosas/os inseridos na causa. 
A primeira reunião também definiu as ações conjuntas das Congregações como a mobilização na semana do dia 18 de maio (combate a exploração sexual de crianças e adolescentes) que contará com distribuição de material, realização de uma oficina  para religiosas/os e agentes das pastorais sociais e uma caminhada. Também içou definido a realização do  Seminário Estadual que acontecerá no mês de setembro.  Ficou acertado ainda que os encontros da Rede local acontecerão sempre na última 4ª feira de cada mês.
ICM na  Prevenção ao Tráfico de Pessoas
Já sobre as ações específicas ICM na linha de ação contra o Tráfico de Seres Humanos, a comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix planejou diversas atividades que serão realizadas durante o ano tendo como objetivo: Contribuir no processo de sensibilização e prevenção ao Tráfico de pessoas, colaborando na promoção e defesa da vida, junto aos sujeitos específicos.
Objetivos específicos
Ações
Contribuir no processo de sensibilização e prevenção do TP
Oficinas, encontros, roda de conversas, distribuição de material  nos diversos grupos.
Mobilizar, grupos, igrejas, escolas para a Campanha de assinaturas CF 2014.

Coleta de assinaturas para a CF
Integrar a Rede Um Grito Pela Vida
Participar de reuniões mensais, oficinas de sensibilização, seminário, palestras.
Tornar visível as ações de prevenção e combate ao TP
Divulgação das ações, elaboração de material informativo e formativo , TV, rádios, blog, jornais locais...
Acompanhamento aos migrantes Haitianos
Cadastro e documentação, acompanhamento diverso: emprego, saúde, formação.
Das atividades  já realizada este ano,  em Manaus, a comunidade destacou  a mobilização feita na Semana da Mulher. A Comunidade ICM marcou presença com Irmã Celina Lóh que contribuiu com o grupo de mulheres no Bairro Alfredo Nascimento, área missionária Santa Margarida de Cortona. No local, o Tráfico de Pessoas foi tema de uma oficina de trabalho, contribuindo para sensibilizar e informar as mulheres sobre a problemática do Tráfico. Neste mesmo encontro, foi realizada a coleta assinaturas para que este tema motive a Campanha da Fraternidade em 2014.
“Destacamos também o inicio das  visitas as comunidades ribeirinhas, que  ficam distante três horas de barco da capital, com visitas as famílias, conhecimento das lideranças comunitárias e rodas de conversa”, informou Irmã Roselei Bertoldo, que integra a comunidade junto com as Irmãs Celina Lóh, Santina Perin e Fabiana Mânica.
Rede Um Grito Pela Vida
Encabeçada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), a Rede Um Grito Pela Vida atua na sensibilização e prevenção ao tráfico de pessoas. Religiosos/as de diversas Congregações vão as escolas, comunidades, grupos, ONGs, igrejas e associações para alertar para esta nova modalidade de crime que cresce e vitima sobretudo mulheres, adolescentes e jovens. Mais informações estão disponíveis no blog: redeumgritopelavida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário