segunda-feira, 4 de março de 2013

Bahia, Sergipe: Encontro da Rede Um Grito pela Vida



No dia 16/10/2011, às 15h, na Organização Faternal São José, em Salvador-BA, as Irmãs  Joana Marshall, Irmã de Santa Maria, e Eliane Marques Faustino, Franciscanas Hospitaleira, fizeram a partilha, da experiência e do material, do V Encontro Nacional da Rede “Um Grito pela Vida” - Pela Erradicação do Tráfico de Pessoas. Este encontro, totalmente financiado pela CRB Nacional e Regional, aconteceu em Goiânia, de 12 a 15 de outubro de 2011. Estiveram presentes 40 participantes, vidas das Regionais da CRB de Fortaleza, Salvador, São Paulo, Teresina, Maceió, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Rondônia, Recife, Manaus, Goiânia, Belém, Maranhão, Goiás e Santa Catarina. Esteve também presente a Ir. Márian Ambrósio, presidente da CRB Nacional, que dirigiu palavras de agradecimento às pessoas que iniciaram a caminhada da Rede (Talitha Kum) no Brasil, com o nome Rede “Um Grito pela Vida”, e que fazem o grupo hoje seguir crescendo. Expressou a sua alegria por ver um grupo grande de pessoas comprometidas com a causa da Rede, que segundo Márian, é um aspecto Carismático-profético da CRB, hoje.

Destacamos, da programação destes dias: A memória da caminhada da Rede “Um Grito pela Vida”, que nasceu há 5 anos, a partir do encontro de formação ocorrido em São Paulo, de 02 a 07 de outubro de 2006. Este encontro foi promovido pela UISG (União Internacional das Superioras Gerais), em parceria com a OIM (Organização Internacional para as Migrações), sobre “Tráfico de Seres Humanos”; A significativa partilha da caminhada da Rede UGPV em cada Regional; O desenvolvimento do tema “Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo: Lugar Teológico, Clamor Ético, Missão da Igreja”, apresentado, com muita propriedade, pelo Pe. Élio Estanislau Gasda, SJ, da Equipe de Reflexão Teológia da CRB; Uma Oficina subordinada ao tema “Uma campanha preventiva ao Tráfico de Pessoas durante a copa do mundo de futebol - Brasil 2014”, desenvolvida com a ajuda de Ir. Gabriela Bottani; Partilha sobre os encontros internacionais da Rede Talitha Kum, também feita por Ir. Gabriela Bottani, membro da Coordenação Geral da Rede, como representante da América.

Neste último Encontro Nacional, foi indicada a nova Coordenação da Rede UGPV, assim constituída:  Ir. Eurides Alves, como referencial entre a CRB Nacional e a Rede UGPV,  Ir. Gabriela Bottani, representante internacional junto a Rede Talitha Kum, Ir. Roseli Consoli do Prado, São Paulo, Ir. Fátima Barbosa - Manaus, e Fátima Cunha – Recife. Esta coordenação ficará por um triênio, até 2014 devido aos mega eventos que vamos ter no Brasil, nos ano de 2013 e 2014. Também foi traçado o seguinte plano de ação da Rede UGPV, para os próximos anos: Encontro com representante dos Regionais em 2012; Encontro Nacional da Rede no I Semestre de 2013; Preparação de uma Campanha na perspectiva da Copa do Mundo; Produção de material em âmbito nacional; Fundamentação teológica do nome da Rede; Considerar um encontro inter-regional (Sudeste – aberto aos demais); Refletir a importância de fortalecer nos regionais a presença dos leigos e leigas na Rede, tendo presente o seu lugar na Igreja; Aproveitar os espaços virtuais, no sentido de reforçar nossa comunicação como Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário